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Como fazer um bom atendimento ao cliente: 7 dicas

Confira 7 dicas especiais da Serasa (e uma dica bônus) para saber como prestar um bom atendimento ao cliente em diversos canais de comunicação.

Mulher fazendo um bom atendimento ao cliente


Autor: Sara Moreira

Publicado em 09 de março de 2023

Quando estamos "do lado de fora da empresa", fazer um bom atendimento ao cliente parece simples. Porém, quem está "do lado de dentro" percebe que existem vários pontos a serem trabalhados. 

Atualmente existem vários canais pelos quais é possível entrar em contato com as empresas: telefone, e-mail, aplicativos de mensagens, redes sociais e chat no site, por exemplo. 

Então, como tornar a experiência de atendimento positiva, ajudando na fidelização dos consumidores?  

Confira 7 dicas especiais da Serasa – e uma dica bônus!

1. Cumpra a missão principal do bom atendimento ao cliente 

Independentemente do motivo do contato, os colaboradores precisam sempre ter em mente a missão de ajudar o cliente a alcançar o resultado que deseja de forma eficaz. Aliás, esta é a definição de bom atendimento ao cliente.  

Em poucas palavras, isso significa: 

• entregar o que a empresa promete; 

• disponibilizar-se a resolver o problema, mesmo que não haja solução imediata; 

• reduzir atritos; 

• ser eficiente; 

• ser claro na comunicação, tirando todas as dúvidas; 

• oferecer uma experiência única de atendimento. 


2. Monte um script de atendimento ao cliente 

Script é um roteiro que os colaboradores podem se guiar para prestar um atendimento eficiente. 

Ele deve conter todas as etapas do atendimento ao cliente, em todos os canais de comunicação. Exemplos: 

• Cumprimento e apresentação inicial. 

• Caso a empresa entre em contato: explicar o motivo do contato. 

• Caso o cliente entre em contato: perguntar em que pode ajudá-lo. 

• Direcionamentos e exemplos de respostas, em diferentes casos (reclamações, dúvidas, pedidos e outras solicitações). 

• Resumo do que ficou acordado. 

• Espaço para esclarecer dúvidas do cliente. 

• Encerramento do contato. 

• Pesquisa de satisfação.  

 

3. Personalize o atendimento (e saia do script quando for necessário) 

Uma das chaves para se aprender como fazer um bom atendimento ao cliente – e de modo personalizado – é conhecê-lo previamente.  

É importante investir em ferramentas tecnológicas, como o CRM (Customer Relationship Management) para incluir todo o histórico do cliente: seus dados, preferências de compras, pedidos em aberto, motivos dos contatos mais recentes etc. 

Isso permite ao colaborador estudar rapidamente sobre o cliente para, assim, conseguir prestar um bom atendimento, de modo que a pessoa saiba que a empresa já o conhece e está pronta para ajudá-la. Isso faz diferença.   


4. Tenha empatia  

Quando o colaborador é simpático e agradável durante o atendimento ao cliente, isso já faz toda a diferença. Porém, é necessário também ter empatia. 

A empatia é o ato de colocar-se no lugar da outra pessoa. Um exercício simples que o colaborador pode fazer é o seguinte: enquanto o cliente explica sua demanda, ele vai se colocando em seu lugar, demonstrando que se importa com a opinião e/ou reclamação. 

Nesse caso, é importante que a empresa se prontifique a resolver a demanda. Caso ela não possa ser resolvida de imediato, é importante se comprometer a entrar em contato com o cliente, deixando-o a par e demonstrando que a empresa não se esqueceu dele.  

 

5. Monte uma estratégia omnichannel para prestar um bom atendimento ao cliente 

Com diferentes canais de atendimento online e offline, é importante ter uma estratégia omnichannel.  

Nessa estratégia, a empresa integra todos os canais de atendimento para que nenhum dado se perca. 

Exemplo de bom atendimento ao cliente na estratégia omnichannel: o cliente faz o primeiro contato com a empresa via telefone e, 3 dias depois, decide concluir a conversa pelo chat da empresa para ter mais algumas informações. 

Como esses dois canais estão interligados por meio de ferramentas tecnológicas, os colaboradores têm acesso a todos os dados dos atendimentos anteriores, conseguindo dar continuidade. Isso evita que o cliente tenha uma má experiência ao ter de explicar tudo novamente.  


6. Ao final do atendimento, faça um resumo para o cliente 

Essa estratégia é eficiente por dois motivos: para não gerar ruídos na comunicação e para não interromper o cliente enquanto ele estiver falando. 

Para um bom atendimento ao cliente, é importante saber ouvi-lo, sem que o colaborador corte o raciocínio. Por isso, ao final do atendimento (ou da explicação do cliente), é importante resumir em poucas palavras o que foi dito e/ou acordado. 

Por exemplo: "Ok, fulana! Então, a senhora fez um acordo com a empresa, pagou a primeira parcela, mas o saldo continua negativo, certo? Por gentileza, preciso que confirme alguns dados para que eu consiga te ajudar a resolver essa situação, tudo bem?".  


7. Realize um atendimento de pós-venda 

Por fim, para melhorar ainda mais a experiência de atendimento, é importante entrar em contato com o cliente posteriormente. Ele ficou satisfeito? Teve a demanda atendida? A empresa pode ajudar em algo a mais?   

Essa atitude traz vários benefícios, tais como:  

• reduz as chances de novas reclamações; 

• pode abrir portas para novas vendas; 

• ajuda a fidelizar o cliente; 

• aumenta a conexão entre o cliente e a marca; 

• a empresa demonstra preocupação e cuidado com os clientes.  


Dica bônus: saiba que nem sempre o cliente tem razão 

• Vimos a importância do bom atendimento ao cliente e que a principal missão das empresas é resolver suas demandas de forma eficiente. 

• Porém, eis um fato: nem sempre o cliente tem razão. É preciso que a empresa identifique essas ocasiões, pois em alguns casos deve haver limites.  

• Solicitações exageradas, falsas acusações e outras situações podem provocar estresse na equipe de atendimento, ocasionando outros problemas. 

• Por isso, ao identificar que o cliente não tem razão: 

• ouça-o atentamente; 

• busque informações e provas; 

• tente resolver a situação de maneira amigável; 

• treine sempre a equipe para essas demandas.  

Assista | Canais de atendimento Serasa

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