Entrar

Como funcionam os preços das ações no mercado financeiro

Descubra o que define os preços das ações no mercado e como as oscilações podem afetar o seu bolso e sua carteira de investimentos.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 14 de fevereiro de 2022.

Quer começar a investir, mas não sabe como analisar e entender os preços das ações? Neste artigo, você aprenderá exatamente como funciona essa parte do mercado de investimentos.

O que você precisa saber sobre os preços das ações do mercado?

A formação dos preços das ações depende de diversos fatores, como a lei da oferta e demanda, que pode aumentar ou diminuir o seu valor. Logo, o número de pessoas querendo comprar ou vender uma ação afeta diretamente o quanto ela pode custar no seu bolso.

Por exemplo: se você tivesse cerca de R$ 1 mil para investir e pudesse escolher entre comprar 100 ações da empresa ABC a R$ 10 cada ou escolhesse distribuir esse valor em menos ações de uma outra empresa, qual das opções você acredita que traria mais retorno ao seu investimento?

Muitos escolheriam a primeira opção de investimento, mas ela não se trata necessariamente da escolha mais efetiva. Afinal, ela dilui o seu investimento em várias cotas de apenas uma empresa. No mundo das ações, quantidade é diferente de qualidade. A sua escolha deve ser baseada nos ativos que podem trazer mais diversificação e lucro para você.

Além disso, eu recomendo que você não compre ações apenas baseadas em seu preço, antes de ter informações suficientes para determinar quais delas trarão o retorno que espera. Há muito mais que precisa ser analisado.

Para garantir que seu bolso não sofra com as oscilações de mercado, antes de investir e sair comprando ativos, é importante conhecer o seu perfil de investidor e entender se é o tipo de aplicação indicada para você de acordo com os seus objetivos a médio e longo prazo.

Por isso, antes de pensar em investir na bolsa de valores, eu recomendo que você tenha uma reserva de emergência para trazer mais segurança para o seu orçamento em caso de um imprevisto.

Leia também | Reserva de emergência: como fazer a sua e se preparar para imprevistos?

Como o valor de cada ação é calculado?

É uma conta simples de fechar. Cada ação disponível para compra representa uma pequena ou grande fração de propriedade de um negócio que está no mercado de investimentos, ou seja, você passa a ser proprietário de uma parte dessa empresa de acordo com o valor investido.

De acordo com a Toro Radar, essa conta pode ser feita levando em consideração o seguinte sistema: “O gigante do refrigerante tinha cerca de 2,5 bilhões de ações em circulação no mercado. Isso significa que cada uma dessas ações representa a propriedade de 1/2.500.000.000 do negócio (ou 0,0000000004%) e lhe dava o direito a 1,48 dólares dos lucros ($ 3,696 bilhões de lucro dividido por 2,5 bilhões = $ 1,48 por ação)”.

Assim, fica fácil de entender quando eu falo que o preço da ação está diretamente relacionado à oferta e demanda do mercado. A formação do preço também envolve outros fatores mais complexos que ajudam a determinar seu valor no mercado, como:

Situação financeira das empresas

Quanto mais próspera e lucrativa uma empresa é, mais ela tende a dar lucros para o bolso dos investidores. Por isso, é importante lembrar que os ativos mais lucrativos também tendem a ser mais caros.

No entanto, essa situação pode variar rapidamente, porque o mercado apresenta grandes oscilações que fazem um preço aumentar e abaixar com um piscar de olhos. Essa mesma analogia também é válida para uma empresa que possui uma situação financeira um pouco mais negativa.

Histórico de dívidas

Já parou para pensar que empresas que possuem muitas dívidas oferecem mais risco ao seu bolso?

No entanto, diferente das dívidas na nossa vida pessoal, em uma empresa isso pode significar mais investimento em estrutura. Essa dualidade pode ser benéfica, mas também muito arriscada. Por isso, faça a sua avaliação com bastante calma antes de qualquer aporte.

Acontecimentos na política e economia do Brasil

Os acontecimentos políticos são uns dos grandes influenciadores dos preços de todos os ativos da Bolsa, podendo fazer seu valor subir ou cair de acordo com o rumo que a política nacional segue.

Mas não é só a política do Planalto que influencia o valor das ações no mercado: o histórico dessa própria empresa na política também faz isso.

Leia também | O que é B3 e como funciona a bolsa de valores brasileira

A política e economia internacional

Assim como a brasileira, a política internacional ainda tem um forte papel na determinação de valores dos ativos da Bolsa de Valores. Se um presidente é escolhido, se uma empresa entra em um escândalo ou se existe uma suposição de conflito internacional, tudo isso afetará o preço da empresa na Bolsa, fazendo com que ela oscile de acordo com a política e economia internacional.

Cuidados importantes

Sempre que for investir, não deixe de pesquisar sobre tudo o que se relaciona ao universo da empresa escolhida. Assim, você fica mais seguro e evita desperdiçar dinheiro e tempo com um ativo que não trará o retorno esperado.

Sem esquecer que o foco de ganhos sempre deve ser a longo prazo, para que tenha tempo de analisar o cenário político-econômico e encontrar empresas que sejam sólidas, estruturadas e que combinem com o seu bolso.

Caso não se sinta seguro o suficiente para escolher os seus próprios ativos, você pode buscar uma casa de análise. Com ela, você receberá relatório de especialistas com todas essas avaliações.

Neste artigo, você foi capaz de entender alguns dos vários elementos que compõem os preços das ações de mercado de uma forma simples e clara. Por isso, dependendo da variação, você pode ou não dizer se o preço de uma ação vale a pena e trará o resultado que espera para a sua carteira de investimentos.

Quer aprender ainda mais sobre investimentos e o mercado financeiro com segurança? Então, acesse o blog da Serasa e confira outros conteúdos exclusivos de educação financeira.

Ah! E se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com uma pessoa que também gostaria de aprender mais sobre o assunto.