Entrar

Saiba como imprimir CPF rapidamente pela internet

Entenda como imprimir CPF por meio do site da Receita Federal em poucos minutos e na sua casa de forma prática!

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 11 de março de 2022.

Será que é possível imprimir CPF? Sabemos que perder documentos é sempre uma coisa complicada. Não só pelo motivo da perda, como roubo ou assalto, mas principalmente pela burocracia. Na maioria dos casos, é preciso ficar em filas, pegar senha e esperar.

No entanto, para tirar a 2ª via do CPF não precisamos enfrentar esse transtorno. Todo o procedimento pode ser feito pela internet. E você consegue imprimir em casa.

A emissão da 2ª via do CPF é totalmente gratuita e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. Facilitando a sua vida e trazendo um alívio ao seu bolso. Não é uma maravilha? Mas, essa opção é gratuita apenas para quem emite em casa.

Desde 2011, o CPF de plástico deixou de ser emitido pela Receita Federal, validando, assim apenas o formato em papel, que em muitos casos já vem integrado com a nossa identidade.

A solicitação e impressão podem ser feitas “quantas vezes forem necessárias”. Com a mudança, órgãos públicos e empresas não podem exigir ao cidadão a apresentação do cartão CPF em formato plástico para efeito de comprovar a validade da inscrição.

Como já explicamos neste artigo, a principal função do CPF é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Tanto que os filhos, a partir dos 12 anos, precisam ter o próprio CPF para ser incluído na declaração de imposto dos pais.

Mas, além disso, ele também serve como um documento de identificação, se você quiser prestar um concurso público, se matricular em uma universidade, vai precisar ter o seu. E se quiser abrir conta em banco, fazer compras ou pedir um cartão de crédito também!

Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois tipos de processos para tirar a segunda via do documento: o primeiro para pessoas que não declaram Imposto de Renda e o segundo para as que declaram.

Lembrando também que o seu CPF pode ser encontrado e incluso em outros documentos como:

  1. Carteira de Identidade;

  2. Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

  3. Certidão de Nascimento;

  4. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

  5. Carteira de identidade profissional;

  6. Carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos;

Confira o passo a passo de como você pode solicitar e imprimir CPF:

Para quem não declara Imposto de Renda

Se você não declara Imposto de Renda, o procedimento é bem fácil. Para solicitar a 2º via para imprimir o seu CPF é muito simples e fácil, mesmo pela internet. Confira a explicação detalhada abaixo:

1. Acessar a página da Receita Federal;

2. Preencher os dados;

3. Visualizar o comprovante;

Abra seu navegador e acesse o site da receita federal:

Dentro do site você vai ter acesso a sessão de solicitação de segunda bia e é por lá que você deve emitir.

Preencha os campos:

Após acessar o site, preencha todos os campos solicitados com todas as informações corretas, como mencionado antes os campos são nome completo, o nome de sua mãe, sua data de nascimento e o número de registro de seu CPF, ou seja, o seu RG da identidade.

Envie a solicitação:

Depois de tudo preenchido e conferido, basta clicar em enviar e pronto o processo de solicitação foi finalizado. Assim o documento gerado é o seu comprovante de inscrição no CPF.

Para quem declara imposto de renda

Se você declara o Imposto de Renda, é possível emitir a segunda via do seu CPF pelo Portal eCAC, centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para usar esse recurso, é preciso que você tenha o código de acesso, que é bem rápido de gerar.

  • Acesse a página para gerar o código.

  • Insira todos os dados necessários e os caracteres de confirmação, depois clique em “Avançar”;

  • Informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda realizadas e crie uma senha. Depois, é só clicar em “Gerar Código;

  • Quando você gerar o código, você deve acessar a página do eCAC, digitar o número do seu CPF, o código de acesso e a senha que você acabou de criar;

  • Na tela inicial do eCAC, basta clicar em “Cadastros” e em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”.

Como imprimir CPF pela internet?

Depois de realizar o passo a passo acima para solicitar a segunda via, você já pode gerar a impressão do seu documento CPF e fazer a plastificação do mesmo para que tenha um bom estado de conservação e dure muito mais tempo ficando durável e apresentável.

E acaso durante a impressão aparecer alguma mensagem de erro e seu cartão não for emitido em função disto, é muito simples resolver. Basta voltar ao cadastro e checar se as informações que você emitiu estão corretas. Faça as correções necessárias e refaça o processo da mesma forma, clicando em enviar e após realizando a impressão.

Esse é um processo simples e que em menos de 10 minutos pode ser feito sem complicações, já que são poucos passos e poucos dados a serem preenchidos.

Dica: por que andar com o CPF por aí?

Hoje em dia, você não precisa andar com o CPF e o RG na carteira. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode ir até um PoupaTempo e atualizar seu documento de identidade. Assim, no mesmo documento terá o número do seu CPF também. Andar só com RG é bem mais prático.

Mas, caso não tenha tempo ou queira ir a uma unidade do Poupa Tempo, é possível fazer a impressão da sua via de CPF em casa.

Imprimir o CPF pela Internet é um processo muito simples feito através do site da Receita Federal em apenas alguns minutos. Para realizar o procedimento de impressão é importante ter em em mãos dados básicos como: nome completo, o nome de sua mãe, sua data de nascimento e o número de registro de seu CPF, ou seja, o seu RG da identidade.

Agora que você já sabe como tirar sua 2ª via do CPF e para continuar informado não deixe de acompanhar a Serasa no Facebook, Instagram e Serasa Ensina no Youtube.