15 lugares para viajar barato no frio
15 lugares para viajar barato no frioData de publicação 20 de agosto de 202513 minutos de leitura
Atualizado em: 7 de maio de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Comprovar a residência é uma necessidade comum no dia a dia dos brasileiros. O documento é exigido, por exemplo, para quem vai abrir uma conta no banco, registrar-se em iniciativas governamentais, matricular-se em uma instituição de ensino. O ideal nessa hora é procurar saber antes o que pode ser usado como comprovante de residência.
O comprovante serve para certificar uma instituição de que aquela pessoa reside de fato no local informado, onde pode receber faturas pelo serviço, por exemplo, além de evitar golpes. Essa exigência pode variar de acordo com a instituição.
Leia também | Entenda o que é o comprovante de situação cadastral no CPF
Caso o cidadão não tenha ainda comprovantes de residência em seu nome, em alguns casos é possível usar documentos em nome de um parente, como pai e mãe. Se for o caso, é preciso também levar um documento que confirme o grau de parentesco entre quem quer acessar o serviço e a pessoa que tem o comprovante de residência.
Outra possibilidade é que a pessoa more junto com amigos, por exemplo, e não tenha conta em seu nome. Nesse caso, é indicado buscar a instituição procurada para saber se vale apresentar o comprovante em nome da pessoa com quem se mora. Geralmente, outros documentos precisam acompanhar essa entrega para que ela seja válida mesmo com a falta de parentesco.
O comprovante de residência também pode estar em nome do dono do imóvel alugado, por exemplo. Nessa situação, é preciso ter o comprovante e um documento reconhecido em cartório apontando que ele faz a locação e, portanto, mora no imóvel daquele endereço.
Dependendo do comprovante, é preciso que a emissão seja recente. É o caso de contas de água e luz, por exemplo. Contratos de aluguel podem ter sido emitidos há mais tempo, já que tem um período maior de duração também.
Atualmente muitas pessoas recebem faturas como as de cartão de crédito, contas de luz e água por e-mail. O comprovante online também é válido. É sempre melhor confirmar com a instituição que está requisitando o documento se ele pode ser enviado ou apresentado de forma virtual, ou se é preciso imprimir o comprovante e entregá-lo de forma física.
● Receba alertas de vencimento das contas para sempre pagar em dia.
E mais: ao pagar contas via Pix ou cartão de crédito pelo Minhas Contas, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!
Data de publicação 20 de agosto de 202513 minutos de leitura
Data de publicação 14 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 14 de agosto de 20259 minutos de leitura