Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e luc...
Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e lucre!Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 29 de novembro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 16 minutosTexto de: Time Serasa
A venda de doces pode ser um negócio lucrativo para empreendedores que desejam ingressar no mercado de comidas e confeitaria. Com o crescente interesse por produtos artesanais e personalizados, os doces gourmet têm conquistado espaço no mercado gastronômico, atraindo clientes que buscam sabores diferentes.
Para ter sucesso neste ramo, é fundamental desenvolver as habilidades de culinária. Porém, gestão, marketing e precificação devem ser desenvolvidos para que a marca cresça.
Neste sentido, você verá neste artigo:
O que são doces gourmet e como produzi-los
Estratégias de venda para doces gourmet
Como definir o preço dos seus doces gourmet
Onde vender seus doces: online e offline
Como fazer planejamento financeiro para impulsionar o negócio?
Os doces gourmet são versões mais sofisticadas e elaboradas dos doces tradicionais, com um toque especial de sabor, apresentação e ingredientes de alta qualidade. Eles se destacam pela variedade de sabores, texturas e combinações.
Participar de cursos e workshops podem ajudar na aprendizagem de novas técnicas e receitas, além de servirem para aprimorar técnicas de culinária. Livros de receitas, blogs culinários e as redes sociais podem servir de inspiração para novos doces.
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A produção de doces gourmet pode se transformar em um negócio lucrativo. No entanto, para alcançar o sucesso é preciso mais do que apenas receitas. A seguir, apresentamos algumas estratégias de vendas que podem impulsionar o negócio.
Defina um público-alvo
A identificação dos clientes ideais e a criação de um perfil ajuda no planejamento de produtos e comunicações que chegam até eles.
Crie uma marca forte
Desenvolva uma identidade visual (logo, cores, tipografia e nome) e uma história para a marca que a diferencia das outras.
Invista em embalagens atraentes
Utilize materiais que transmitam a ideia de sofisticação e cuidado. Cuide para que as embalagens sejam práticas e fáceis de transportar. Se possível, crie embalagens personalizadas com a identidade visual da marca e um meio de contato (rede social ou número de telefone).
Venda por encomenda
A validade dos produtos deve ser levada em consideração ao se tratar de alimentos. Por isso, fazer doces gourmet para vender por encomenda é uma boa maneira de evitar o desperdício. Além disso, é uma oportunidade para os clientes terem produtos personalizados.
Tenha atenção às datas comemorativas
Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outras datas comemorativas, podem ser uma ótima oportunidade de aumentar as vendas. Além de planejar as comunicações para as datas, é uma ótima oportunidade de produzir receitas diferentes que se relacionam com as temáticas.
Ofereça produtos exclusivos e personalizados
Ofereça a opção de personalizar os doces para eventos especiais e kits para presentear. Tenha opções de doces sem lactose, sem glúten e/ou veganos para se diferenciar no mercado.
O preço ideal é aquele que cobre todos os custos de produção, garante uma margem de lucro satisfatória e atrai os clientes.
Imagine que o custo total de produção de uma unidade de brigadeiro seja de R$ 1. Para calcular o preço da venda, pode-se adicionar uma margem de lucro de 100%, fazendo com que a unidade do brigadeiro custe R$ 2. No entanto, o uso de ingredientes de alta qualidade e uma embalagem sofisticada podem justificar um preço mais elevado, como R$ 3.
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Um planejamento financeiro sólido é essencial para o sucesso de qualquer negócio, incluindo a produção de doces gourmet. A atividade ajuda na tomada de decisões mais assertivas, no controle de gastos e na identificação de oportunidades de crescimento, entre outros benefícios.
Para fazer um planejamento financeiro eficiente, é preciso abordar diversos aspectos estratégicos que garantam a sustentabilidade e o crescimento do empreendimento. Os principais pontos que devem ter atenção são:
Controle de custos
● Calcule detalhadamente o custo de produção de cada doce, considerando os ingredientes, a mão de obra, energia gasta, embalagens e outros insumos.
● Mantenha um registro preciso de todas as despesas em planilhas ou ferramentas de gestão.
● Busque fornecedores que ofereçam preços competitivos sem comprometer a qualidade dos ingredientes.
Precificação estratégica
● Estabeleça uma margem de lucro entre 50% a 70% sobre o custo total de produção.
● Pesquise os preços praticados por concorrentes no mercado local.
● Considere o público-alvo e o valor percebido dos doces gourmet.
Fluxo de caixa
● Organize um fluxo de caixa mensal, projetando receitas e despesas.
● Mantenha uma reserva financeira para cobrir imprevistos relacionados ao negócio.
● Acompanhe mensalmente a entrada e saída de dinheiro do orçamento.
Investimento e crescimento
● Reinvista parte dos lucros em equipamentos, capacitação e marketing.
● Diversifique os canais de venda.
● Planeje uma expansão gradual e de acordo com o orçamento.
Gestão financeira
● Separe as finanças pessoais das do negócio.
● Formalize a empresa para ter benefícios fiscais.
● Considere procurar ajuda contábil para otimizar a gestão, revisar e ajustar o planejamento financeiro.
● Faça análises mensais e trimestrais do desempenho financeiro.
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