Entrar

Entenda como o INPC acumulado afeta sua vida financeira

Você sabe o que é INPC acumulado? Entenda como ele afeta o preço do mercado e por que o dinheiro que você tem hoje vale menos.

Foto ilustrativa de porcentagem do inpc acumulado e como pode afetar sua vida

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 11 de fevereiro de 2022.

Você já teve a sensação de que não consegue mais comprar as mesmas coisas de antigamente, mesmo tendo dinheiro na conta? Com este artigo você entenderá como funciona o INPC acumulado e como ele afeta o seu poder de compra no ano de 2022.

O que é o INPC acumulado

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é uma das ferramentas pública utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para divulgar as tendências da taxa de inflação, ou seja, monitorando tudo que aumenta de preço na nossa economia.

Esse índice mede a variação dos preços, mostrando o aumento do custo de vida da população em relação ao seu poder de compra.

O INPC existe desde 1979 e, desde então, tem como principal objetivo estudar o preço do mercado, medir a taxa de inflação, entender o custo de vida e servir de base para o reajuste do salário-mínimo e outros elementos que compõem a aquisição de bens de consumo.

Como funciona o INPC?

O medidor é realizado através de uma pesquisa base, que procura saber os dados da população brasileira para entender o seu estilo de vida baseado no seu consumo.

O cálculo é feito considerando a realidade de famílias que recebem de um a cinco salários-mínimos por mês. Assim, são obtidos os dados que guiarão a pesquisa do INPC, que é tão importante para a população brasileira.

Além disso, é importante levar em consideração os principais pilares de consumo que são levados em consideração nessa pesquisa, como: educação, alimentação, saúde, vestuário, habitação, transporte, comunicação e tudo que envolve a qualidade de vida da população brasileira.

Logo, é possível descobrir e comparar se a população tem o mesmo poder de compra todos os meses, entendendo se houve um gasto maior ou menor nesse período, porque o poder de compra também afeta essa taxa do índice.

INPC acumulado? Como isso afeta o nosso bolso?

Afinal, o que é o INPC acumulado e qual é a sua importância? Quando está acumulado, o INPC é um medidor que calcula a taxa de inflação do país, mostrando a variação de preço dos produtos ao longo de um período em relação ao que você ganha.

Então, ele leva em consideração o poder aquisitivo e o poder de compra. Outro fator importante é que o INPC pode ser medido por mês, por ano ou de década.

O acúmulo do INPC afeta toda a vida da população brasileira porque ele influencia todos os preços do mercado, como luz, água, alimentação, lazer… Lembra que a gente disse que esse era um dos indicadores para definir o salário-mínimo?

Além dos salários, o INPC é utilizado para reajustar também a aposentadoria, já que o valor recebido deve estar de acordo com o que se pode comprar em bens de consumo, para manter o mínimo de qualidade de vida da população.

Assim, o INPC é uma forma de monitoramento que visa diminuir a vulnerabilidade econômica e mantém o mercado econômico atualizado para garantir a manutenção do seu padrão de vida.

INPC é o que afeta o valor que temos hoje e que garante um produto x, mas esse mesmo valor que você gasta para o produto x não pagará esse produto em 2023. Logo, não é possível comprar o mesmo item, com o mesmo dinheiro em épocas diferentes. O nome desse conceito é poder de compra, e ele está diretamente ligado com a principal taxa que afeta o poder aquisitivo da população brasileira, a inflação.

Como funciona a evolução dos preços do mercado?

No mercado, os bens de consumo podem ficar mais caros a qualquer momento, fazendo com que você seja pego de surpresa e não saiba exatamente como bancar esses aumentos que podem afetar o seu orçamento mensal.

Por isso, como uma forma de controlar esses aumentos e trazer previsibilidade para a população, existem os indicadores de IPCA e INPC.

Todo ano o INPC é divulgado pelo IBGE. De acordo com o portal VALOR Consulting, os principais preços e taxas desde 2019 são:

Primeira parte da lista INPC divulgado pelo ibge
Segunda parte da lista INPC divulgado pelo ibge

Com essa tabela, você consegue ter muito mais clareza dos aumentos relacionados aos bens de consumo que você usa diariamente. Assim, é possível ter mais previsão e segurança na hora de preparar e distribuir o seu orçamento mensal, permitindo que você tenha uma vida financeira mais preparada e equilibrada.

Lembre-se que, à medida que os preços dos produtos aumentam, a sua renda também precisa acompanhar esse ajuste para que você e sua família consigam manter o padrão de vida atual e não perderem o poder de compra.

Se não houver a possibilidade de conseguir um aumento de salário neste momento, uma alternativa é buscar opções para fazer renda extra. Neste artigo, preparamos 8 dicas para você ganhar dinheiro sem sair de casa. Vale a pena conferir.

Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar o conteúdo com um amigo ou familiar que também deseja entender melhor sobre as altas e quedas dos preços no mercado.