Entrar

Como ganhar dinheiro em casa? 8 ideias para ter renda extra

Descobrir como ganhar dinheiro em casa pode ser uma ótima solução para colocar as contas em dia. Confira as dicas que preparamos para você.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 13 de janeiro de 2022.

Como ganhar dinheiro em casa? Você já fez essa pergunta? Muitas pessoas sempre tiveram este sonho: trabalhar e ganhar dinheiro sem sair de casa. A pandemia do coronavírus, que obrigou a população mundial a se confinar em suas residências, mostrou que muitos trabalhos podem ser executados de casa sem o menor problema.

As empresas se adaptaram e quem não conhecia os benefícios do home office descobriu um novo mundo, onde não é necessário gastar horas do dia no trânsito ou no transporte público lotado, com mais qualidade de vida, já que com as “horas ganhas” é possível cuidar da saúde, fazer exercícios físicos, preparar refeições caseiras saudáveis, passar mais tempo com a família e, por consequência, ser mais feliz e produtivo.

Claro, isso para os profissionais que são contratados por empresas, que possuem salário fixo mensal. Mas, para quem quer renda extra, está desempregado, quer empreender ou decidiu que quer continuar trabalhando de casa, agora que muitas empresas estão retornando para o trabalho presencial no escritório, há inúmeras opções disponíveis. Quer conhecer algumas? Continue a leitura.

Afinal, como ganhar dinheiro em casa?

Para ganhar dinheiro em casa há alguns caminhos possíveis: encontrar um trabalho fixo no qual o empregador permita o trabalho remoto; tornar-se freelancer; dar cursos online; atuar com vendas pela internet; produzir em casa e vender artesanatos ou alimentos; atender clientes em sua residência (dando aulas de música, de matemática, oferecendo consultoria, fazendo unha, cabelo etc.).

O primeiro passo é entender qual é o seu objetivo. Se sua ideia é “não ter chefes” e trabalhar totalmente por conta, um trabalho fixo com home office e horário determinado pode não ser interessante para você. Nesse caso, se quer continuar na sua área de atuação, você pode avaliar se trabalhar como freelancer é uma possibilidade na sua carreira. Quer um exemplo? Arquitetos. Este tipo de profissional pode atuar em escritórios de arquitetura (no trabalho presencial ou de casa) ou pode decidir tocar projetos 100% por conta.

Outro ponto que você precisa ter claro é se o que você quer é manter um trabalho fixo e ganhar dinheiro de casa como uma fonte de renda extra, somando dois trabalhos, um formal e um informal. Ou ainda se quer começar a empreender, criar um novo negócio, desenvolver um produto ou um serviço, e cuidar de tudo da sua casa.

Comece a visualizar qual é o seu sonho, escreva suas ideias em um papel e pergunte-se o que você gosta de fazer e o que trará satisfação profissional para a sua vida. Depois, é hora de avaliar as possibilidades de como ganhar dinheiro trabalhando em casa com essa atividade. Assim, estabelecendo metas e desenhando este projeto, você começa a dar os primeiros passos na sua empreitada.

Como trabalhar em casa e ganhar dinheiro: principais cuidados

Para descobrir como ganhar dinheiro trabalhando em casa não basta apenas ter uma ideia e começar a empreender. Você deve saber que é necessário ter bastante determinação e organização. Muitas vezes, quando se exerce alguma atividade de casa, muitas distrações podem surgir ao longo do dia. O foco é importante para você conseguir ganhar dinheiro em casa.

A organização se refere aos horários que você reserva para executar sua atividade e também na questão financeira. Quem trabalha por conta própria, de casa, corre o risco de fazer as atividades domésticas e não separar um tempo para o trabalho. É um erro, porque assim você demora muito para ter resultado e pode acabar deixando de lado seu sonho.

Quanto à organização financeira, é essencial prestar muita atenção, já que quem trabalha de casa costuma ter um salário variável. Portanto, é necessário cuidar de perto das finanças para não se endividar.

A determinação também é um comportamento fundamental, porque muitos desafios surgem o tempo todo e o empreendedor não deve desistir na primeira pedra que encontrar em seu caminho. Lembre-se que você está trabalhando 100% para você e que, se você confia no potencial do seu produto ou no serviço que oferece, seu esforço será recompensado.

O que fazer para ganhar dinheiro em casa? 8 atividades rentáveis

Separamos algumas atividades para quem quer saber como fazer para ganhar dinheiro em casa. Confira abaixo algumas opções:

1. Vender produtos na internet

Você pode experimentar vender pela internet aos poucos. Começando, por exemplo, por anunciar itens que você tenha em casa e não utilize mais. Sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei permitem que objetos usados sejam comercializados entre pessoas físicas. Se você gostar da experiência, pode dar um próximo passo e começar a vender itens novos também por essas plataformas. Há uma série de pessoas que ensinam como ganhar dinheiro comercializando produtos nesses sites.

Abrir uma loja virtual do zero também é uma ótima ideia. Sites como WixStores e UolHost ajudam você a montar sua loja. Nesse caso, é muito válido utilizar as redes sociais, como Instagram e Facebook, para divulgar os produtos que você vende.

2. Afiliar-se a sites de produtos digitais

Afiliar-se a sites de produtos digitais é praticamente fazer parte de uma equipe de vendas que comercializa cursos online e uma série de outros infoprodutos. Para isso, é necessário fazer um treinamento para aprender estratégias de marketing digital.

Hotmart, Eduzz e Monetizze são plataformas muito conhecidas, que comissionam os afiliados que trabalham como um verdadeiro exército vendendo e distribuindo os produtos digitais hospedados nos sites.

3. Fazer artesanato, roupas ou consertos

Quem sabe costurar ou faz algum tipo de artesanato também pode ganhar dinheiro trabalhando de casa. Atualmente, a demanda por serviços de roupa sob medida ou consertos está aumentando com a onda do consumo consciente.

É possível também escolher o nicho em que quer trabalhar. Por exemplo, itens para o universo da maternidade: enfeite de porta de maternidade, cestos, tapetes e kits de higiene de crochê de malha, almofadas, jogo de cama e decoração em geral para o quarto do bebê. Este tipo de produto é muito comercializado pelo Instagram e por sites como o Elo7.

4. Preparar comida caseira, bolos e doces

Cozinhar para fora é um coringa, que sempre ajuda muito as pessoas que querem encontrar o que fazer para ganhar dinheiro em casa.

Docinhos para casamento, bolos para aniversários ou até mesmo marmitex de comida caseira são opções de fácil entrada, já que não dependem de investimento muito alto nem de conhecimento aprofundado (claro que se você for um chef de cozinha ou um especialista em patisserie, melhor ainda, mas não é obrigatório a formação para começar a atuar na área informalmente).

Mas atenção com a higiene e a qualidade dos produtos que oferece. Manipular produtos e comercializá-los é uma grande responsabilidade. Quem compra está confiando que todos os cuidados foram tomados e que está adquirindo uma comida de qualidade.

5. Atuar com revenda de produtos

As famosas revistinhas da Avon, Mary Kay, Jequiti, Natura, Boticário e Tupperware ainda são oportunidades para quem quer trabalhar de casa. Não é necessário ter experiência, apenas conhecimento sobre os produtos, fazer as vendas e ganhar sua comissão no fechamento das campanhas.

6. Dar aulas de música, idioma, costura, reforço escola

Se você tem alguma habilidade que pode ser ensinada, dar aulas particulares é uma excelente forma de ganhar dinheiro trabalhando de casa. E, hoje em dia, essas aulas não precisam nem ser presenciais: você pode ministrá-las pela internet, em reuniões pelo WhastApp, Zoom, ou Google Meets. Você pode se cadastrar em plataformas como a GetNinjas, que une profissionais e clientes interessados nos serviços.

7. Criar um infoproduto com suas habilidades

Você pode aproveitar as mesmas habilidades citadas no tópico acima e criar um curso 100% digital, com várias aulas ensinando os conteúdos. Por exemplo: curso de crochê de malha para iniciantes, com aulas teóricas, explicando tudo sobre agulhas, fios, pontos e aulas práticas, ensinando os passo-a-passo de algumas peças. Estes cursos são vendidos em plataformas (as mesmas que citamos no item 2).

8. Tornar-se freelancer

Existem sites especializados em trabalhos temporários para freelancers (tipo de profissional autônomo). 99 Freela e Workana são alguns destes portais que ajudam a encontrar trabalhos para diversas áreas do conhecimento.

Escolher a opção que mais combina com você é essencial para encontrar satisfação no trabalho e saber como fazer dinheiro em casa. Ao gerar renda e manter uma vida financeira mais confortável, pagando as contas sempre em dia, você também mantém sua pontuação de crédito em maiores níveis e consegue ter acesso, por exemplo, a linhas de crédito que no futuro podem ajudar você a expandir seu negócio. Começar a trabalhar por conta própria é uma faísca. Mais para frente você poderá descobrir que foi uma excelente escolha.

Gostou de descobrir como ganhar dinheiro em casa? Continue acompanhando o blog da Serasa para mais dicas e conteúdos sobre finanças e empreendedorismo.