Entrar

O que é Serasa Score?

Serasa Score

O Serasa Score é um modelo estatístico calculado com base em informações relevantes para a análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos (caso possua o Cadastro Positivo ativo). É uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos 6 meses. Baixe o Manual do Score Serasa grátis e tire todas as suas dúvidas.

Não sabe se o seu Cadastro Positivo está ativo?

Seu Cadastro Positivo pode contar ainda mais.

Saiba quais empresas enviam dados positivos sobre você.

A melhor forma de ter uma análise de crédito mais assertiva.

Com o Cadastro Positivo, seu histórico de crédito também pode ser considerado no seu Score.

1 de 3 de 3

Mais transparência para você

Agora você pode saber muito mais sobre a sua pontuação.

Sem mistério

Descubra os detalhes dos motivos que aumentam e diminuem sua pontuação.

Você no controle

Saiba quais hábitos financeiros mudar e o que fazer para aumentar sua pontuação com o Score Turbo da Serasa.

É grátis!

Consulte seu Score atualizado e confira o histórico de sua pontuação quantas vezes quiser.

1 de 3 de 3

Conquiste pontos e turbine seu Serasa Score

  • Consulte grátis seu CPF na Serasa.

  • Escolha alguma oferta com turbo disponível para você.

  • Pague o acordo sem atrasos e conquiste pontos.

Saiba mais sobre Serasa Turbo

Serasa Turbo

Ficou com alguma dúvida sobre o Score 2.0?

Confira as perguntas mais frequentes.

Meu score está oscilando. Devo me preocupar?

Oscilações de até 50 pontos são normais e não geram muito impacto. Para o mercado o que mais importa é o seu perfil financeiro, representado pela sua faixa de risco. Por isso, é mais importante entender a sua faixa e tentar continuar dentro dela – ou avançar para uma melhor – do que se preocupar com as oscilações. Confira as faixas de risco do Serasa Score 2.0 de acordo com a sua pontuação:

Classificação Serasa Score 2.0

Excelente: 701-1000
Bom: 501-700
Regular: 301-500
Baixo: 0-300

Quem consulta meu score?

Empresas de diferentes segmentos podem avaliar sua pontuação como parte do processo de análise de crédito. As principais são:

  • – Bancos e instituições financeiras;
    – Seguradoras;
    – Construtoras e imobiliárias;
    – Operadoras de internet e telefonia;
    – Lojas de departamento;
    – Instituições que oferecem financiamentos estudantis.
  • Vale lembrar que a aprovação de crédito é sempre uma decisão das empresas, e não da Serasa. A sua pontuação de crédito é só um dos fatores que são levados em consideração nessa decisão.

    Ganhei pontos Turbo, mas meu Score caiu. Por quê?

    O Score Turbo permite um aumento da sua pontuação por pagar dívidas específicas. Mas é importante lembrar que o Serasa Score 2.0 considera também outros dados e comportamentos, como consultas e dados do Cadastro Positivo. Você pode até ganhar pontos no Turbo, mas isso não impede que o seu score diminua por outros motivos, como muitas consultas de instituições financeiras em um curto intervalo de tempo.

    Com o Serasa Score 2.0, meus pontos Turbo serão alterados?

    Não, as regras para o Score Turbo da Serasa continuam iguais. A quantidade de Turbo disponível segue dependendo da faixa de score em que você está e os critérios para manter essas condições são os mesmos: não ter novas ofertas no Serasa Limpa Nome, não deixar de pagar o parcelamento do seu acordo caso tenha optado por esta modalidade, e não contrair novas dívidas junto ao Serasa e SPC Brasil.

    O Cadastro Positivo influencia o cálculo do Serasa Score 2.0?

    Sim, as instituições financeiras valorizam mais as informações das pessoas que têm o Cadastro Positivo ativo e pagam seus compromissos em dia. E o Serasa Score 2.0 dá mais peso a esses dados no novo cálculo. Por isso, para conseguir uma pontuação de crédito melhor, é muito importante manter o seu Cadastro Positivo ativo. Você pode verificar a situação do seu Cadastro no site ou aplicativo da Serasa.

    Por que o Cadastro Positivo tem mais peso na nova versão do Serasa Score?

    O Cadastro Positivo é um banco de dados que traz informações muito importantes para o cálculo da sua pontuação, como tipo e duração de contratos de crédito ativos, além do seu perfil de pagamento. Com ele, é possível saber se o consumidor paga as suas contas em dia – e não apenas se ele está negativado ou com dívidas em atraso. Por isso, seu cancelamento leva à diminuição do score. Se uma pessoa não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, haverá poucas informações positivas sobre ela para o cálculo do Serasa Score 2.0.

    Contas de água, luz e telefone influenciam o Serasa Score 2.0?

    Não. E vamos explicar o porquê: atualmente, apenas as instituições financeiras enviam suas informações para o Cadastro Positivo. E são justamente esses dados que influenciam na sua pontuação de crédito. Em breve, também vamos considerar os pagamentos de contas de telefonia no Serasa Score 2.0. Por isso, colocar contas de consumo de água e luz em seu nome não interferem no cálculo dos seus pontos.

    Onde estão as informações do antigo Serasa Score?

    O Serasa Score 2.0 é um diagnóstico da sua situação financeira atual. E, com chegada dele, a pontuação anterior deixará de ser considerada pelas instituições financeiras ao longo do tempo. Os dois modelos têm regras de cálculo diferentes. Por isso, não faz sentido uma comparação entre eles. Queremos que você saiba como o mercado de crédito enxerga o seu perfil hoje, com o Serasa Score 2.0, e não com base em informações desatualizadas. Daqui para frente, com a implementação desse novo método de cálculo, você poderá acompanhar a evolução da sua pontuação para entender se você vai progredir, continuar no mesmo perfil ou melhorar a sua saúde financeira com o passar do tempo.

    Como as consultas afetam meu Score 2.0?

    Consultas ao CPF do consumidor podem influenciar de forma positiva ou negativa o Serasa Score 2.0. Aquelas que forem feitas por empresas de serviços, como internet, aluguel e afins podem indicar seu grau de relacionamento com o mercado. Já as consultas feitas por empresas de seguros mostram que você toma precauções em relação à sua vida financeira – o que é considerado positivo. Por outro lado, quando há muitas consultas em seu nome feitas por empresas financeiras em um curto intervalo de tempo, isso indica que você está buscando empréstimo ou financiamento, o que acende um “alerta” no mercado, aumenta o risco do crédito em seu CPF e, por consequência, pode fazer a sua pontuação diminuir. Vale destacar que essa oscilação é momentânea, pois o peso dessas consultas em sua pontuação de crédito diminui com o passar do tempo.

    Excluir consultas aumenta o meu score?

    Nós não recomendamos que você exclua consultas em seu CPF. Isso porque, no médio prazo, excluí-las do banco de dados da Serasa é uma ação irrelevante para o cálculo do score, já que o impacto negativo delas diminui com o tempo. Por isso, não é necessário excluir as consultas para que elas deixem de influenciar a sua pontuação.

    Mesmo que o propósito seja excluir consultas para fazer solicitação de crédito, saiba que as novas consultas vão impactar com mais peso negativo o seu Serasa Score 2.0, pois o sistema vai interpretar uma mudança de perfil de “não busca crédito” para “busca intensa”. Isso demonstra um momento financeiro de alta necessidade de crédito, o que também traz um alerta para o mercado e pode reduzir sua pontuação. Em nenhum dos casos é aconselhável excluir as consultas.

    Meu score caiu, e agora?

    Descubra por que seu score caiu consultando grátis sua pontuação no site ou aplicativo da Serasa. Lá, você tem acesso ao histórico da sua pontuação e vê os principais motivos que estão fazendo seus pontos aumentarem ou diminuírem. Assim, fica mais fácil ajustar os comportamentos que estão prejudicando seu score.

    Como aumentar o meu score?

    É possível, sim, aumentar seus pontos por meio de algumas iniciativas. Porém, as ações para aumentar o score não têm efeito imediato. Existe uma lista de boas práticas para alcançar uma pontuação melhor: limpar o nome, pagar as contas em dia, ter os dados atualizados na Serasa e manter seu Cadastro Positivo ativo são algumas delas. Para mais dicas financeiras, visite o Serasa Ensina.

    Por que meu score é baixo?

    O score representa seu perfil de crédito. Quando você está com sua pontuação baixa, isso indica que, com base no seu comportamento financeiro, as chances de pagar as contas em dia também são baixas. Consequentemente, pode haver uma dificuldade de acesso a empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e outras linhas de crédito. Você pode consultar seu score grátis na Serasa a qualquer momento e descobrir quais motivos estão fazendo a sua pontuação cair.

    Existe um aplicativo para aumentar score?

    Não, definitivamente não existe algo do tipo. Lembre-se sempre de que não existe uma alternativa para aumentar o seu score sem mudar o seu comportamento financeiro. Afinal, a sua pontuação de crédito é uma espécie de “fotografia” do seu momento atual. No aplicativo da Serasa, você pode consultar o seu Serasa Score 2.0 e ter acesso a todas as informações sobre dívidas em seu nome. Caso exista alguma pendência, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas e se temos ofertas com Turbo disponível para você. Aí, é só fazer um acordo e pagar sem atrasos para aumentar seus pontos de forma mais rápida.

    Entender quais hábitos financeiros vão te ajudar a conseguir um score melhor é mais importante do que buscar uma “resposta pronta”. Preste muita atenção ao se deparar com ofertas de materiais, consultorias e outros serviços vendidos na Internet que prometem soluções para aumentar o seu Serasa Score 2.0 rapidamente. O Manual do Score é o único material oficial da Serasa, com informações e dicas confiáveis totalmente gratuitas para te ajudar a conquistar uma pontuação mais alta.

    Não concordo com a minha pontuação. Posso pedir uma revisão?

    O seu Serasa Score 2.0 será informado para as instituições financeiras na hora de um pedido de crédito, mesmo que você prefira não consultar a sua pontuação em um dos canais da Serasa. Porém, para realizar o cálculo, precisamos receber algumas informações importantes que compõem a sua pontuação de crédito final:

    – Dívidas: consideramos o histórico de dívidas (ativas e resolvidas nos últimos cinco anos, com um peso máximo de 13,7% na pontuação final) e o seu comportamento de pagamento de dívidas (com peso de até 5,5%). Assim, a maneira como você lida com as suas pendências pode contribuir com cerca de 20% do impacto de queda da sua pontuação. É importante ressaltar que, em casos de pedido de baixa, é a instituição com a qual você tinha o débito que deve comunicar à Serasa que sua dívida foi regularizada. Se mesmo após 10 dias do pagamento ela continuar impactando sua pontuação, recomendamos que entre em contato com o credor e informe que ainda não ocorreu a baixa.

    – Novos contratos de crédito, pagamentos de cartões, empréstimos, financiamentos e contratos de crédito finalizados: essas informações são enviadas à Serasa pelos bancos e instituições financeiras nos quais você possui conta. Se o seu Serasa Score 2.0 está sendo impactado por um dado incorreto que está no seu Relatório Positivo, acesse o site www.serasa.com.br/cadastro-positivo/cp e peça a revisão da operação que está com a informação divergente.

    – Consultas para serviço de crédito e comportamento de consultas: o impacto do seu perfil de consultas é maior no período mais próximo ao comportamento. E o que isso quer dizer? Quando você busca crédito de maneira consciente, essa informação deixará de impactar o seu Serasa Score 2.0 mais rapidamente. Por outro lado, bons hábitos financeiros, como pagar as dívidas e contratos de crédito em dia, terão maior impacto positivo na sua pontuação do que o perfil de consultas.

    Depois de entender os fatores que compõem a sua pontuação de crédito e quais hábitos ajudam a aumentá-la, se discordar de informações utilizadas no cálculo do seu Serasa Score 2.0, solicite a revisão dos dados junto à Serasa.

    Meu relatório possui erros. Como faço para corrigir?

    Ter suas informações reportadas corretamente pelos bancos e instituições financeiras é muito importante para o cálculo exato da sua pontuação de crédito. No caso de baixa de dívidas ou dívidas indevidas, você pode entrar em contato diretamente com a empresa que as incluiu na Serasa. Quando se trata de informações do seu Relatório Positivo, siga estes passos:

    1) Acesse o seu Cadastro Positivo;

    2) Selecione a instituição na qual você quer corrigir dados;

    3) Veja o que precisa ser corrigido e solicite a revisão;

    4) Indique o motivo da sua solicitação;

    5) Selecione os campos que precisam de correção;

    6) Envie o seu pedido de revisão;

    7) Pronto! Acompanhe o seu pedido de revisão na tela inicial do seu perfil do Cadastro Positivo;

    As instituições têm até 10 dias para responder à solicitação informando se aceitam a correção dos dados. Nesse período, a Serasa deixa de utilizar a informação contestada no cálculo do seu Serasa Score 2.0.