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Licitações da Caixa: como participar?

Descubra como funcionam as licitações da Caixa. Conheça os processos e saiba como participar.

Publicado em: 19 de fevereiro de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

Nesta ilustração fotográfica o logotipo do aplicativo Caixa Econômica Federal é exibido em um smartphone.

A Caixa Econômica Federal é um banco público. E, por isso, para comprar bens ou contratar serviços ou obras, ela precisa abrir processos de licitações públicas – as conhecidas licitações da Caixa.

Empresários, prestadores de serviços e fornecedores que querem fechar contratos com a Caixa Econômica Federal são alguns dos perfis interessados no tema.

Portanto, neste artigo, entenda tudo sobre as licitações da Caixa. Conheça os processos, os critérios de participação e as oportunidades disponíveis.

Assista | Fluxo de caixa: o que é e como administrá-lo?

O que são as licitações da Caixa Econômica Federal?

Licitação pública é um processo formal de contratação utilizado pela administração pública para adquirir bens, serviços ou obras.

O objetivo desse processo é garantir a transparência, a igualdade de condições entre os concorrentes e a obtenção da melhor proposta para a administração pública.

E uma de suas principais características é ser aberta para que as empresas que atendam os requisitos da licitação em questão possam participar.

Assim, as licitações da Caixa Econômica Federal nada mais são do que processos de compra pública que a instituição realiza para adquirir qualquer item ou serviço necessário para sua operação.

Tipos de licitações disponíveis para fornecedores na Caixa Econômica

  • São três os tipos de licitações da Caixa que existem:

  • -      Licitações Simples: para compras de valor até R$ 40.000,00.
  • -      Licitações com Pregão Eletrônico: para compras de valor entre R$ 40.000,00 e R$ 1.000.000,00.
  • -      Licitações com convite: para compras de valor superior a R$ 1.000.000,00.

Passo a passo para participar de uma licitação da Caixa

Geralmente, o passo a passo para participar das licitações da Caixa Econômica Federal é o seguinte:

  1. Faça seu cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), o sistema que reúne informações de fornecedores do Governo Federal.

  2. Acesse o Portal de Compras da Caixa para verificar as licitações abertas no momento, consultar editais e outras informações.

  3. Leia o edital com atenção. Neste documento estão todos os detalhes sobre a licitação, incluindo os critérios de participação, prazos, documentação exigida e condições do contrato.

  4. Organize a documentação de habilitação exigida no edital.

  5. Prepare sua proposta comercial e técnica, seguindo as exigências do edital para evitar desclassificação.

  6. Envie a proposta dentro do prazo estipulado.

  7. Participe da sessão pública da licitação. Se for um pregão eletrônico, você deverá estar online na plataforma no dia e horário especificados para acompanhar e participar do processo.

  8. Confira a análise feita pela Caixa. O banco julga as propostas conforme os critérios estabelecidos no edital. É importante estar atento a qualquer solicitação de esclarecimentos ou documentos adicionais durante esse período.

  9. Aguarde o resultado e a homologação. O resultado costuma ser publicado no Portal de Compras da Caixa e, se sua proposta for a vencedora, o processo será homologado e você será notificado.

  10. Assine e execute o contrato com a Caixa, cumprindo todas as obrigações contratuais, prazos e qualidade.

Quais documentos são necessários para participar das licitações da Caixa?

Os documentos necessários para participar das licitações da Caixa são determinados a cada edital.

  • Mas, de forma geral, é preciso apresentar a seguinte documentação:

  • -       Certidão de regularidade fiscal;
  • -       Certidão negativa de débitos trabalhistas;
  • -       Prova de regularidade com o FGTS;
  • -       Balanço patrimonial;
  • -       Documentos de qualificação técnica.

  • É possível consultar todos os detalhes no Regulamento de Licitações e Contrato da Caixa.

Critérios de avaliação nas licitações da Caixa

  • Os critérios de avaliação nas licitações da Caixa Econômica Federal são variáveis. Ou seja, definidos no edital de cada processo. Mas existem alguns critérios comuns considerados. São eles:
  •  
  • -      Preço: o preço oferecido pelo fornecedor é um dos principais critérios. A proposta com o menor preço pode ser favorecida, desde que atenda aos demais requisitos.
  • -      Qualidade: a qualidade dos bens ou serviços oferecidos é avaliada com base em especificações técnicas e padrões estabelecidos no edital.
  • -      Documentação: a documentação apresentada pelo fornecedor, como certidões de regularidade fiscal, negativa de débitos trabalhistas e comprovantes de experiência, é analisada para verificar a capacidade técnica e financeira do fornecedor.
  • -      Experiência: a experiência prévia do fornecedor em projetos semelhantes pode ser um critério importante, especialmente em licitações de obras e serviços complexos.
  • -      Capacidade produtiva: a capacidade do fornecedor de cumprir os prazos e volumes exigidos pelo contrato é também avaliada.
  • -      Inovação: em alguns casos, a inovação e a proposta de soluções diferenciadas podem ser consideradas.
  •  
  • Leia também | O que é e como funciona a Serasa: conheça a empresa

Benefícios de vencer as licitações da Caixa e atuar como fornecedor do banco

  • Vencer um processo de licitação pública é um grande desejo de muitas empresas. Os principais motivos são:

  • -       Estabilidade e segurança de pagamento;
  • -       Contratos de longo prazo;
  • -       Aumento de credibilidade e boa reputação para a empresa;
  • -       Possibilidade de expansão dos negócios e assinatura de novos contratos;
  • -       Previsibilidade financeira, com contratos garantidos e pagamentos regulares;
  • -       Otimização do planejamento de recursos;
  • -       Novos contatos estratégicos;
  • -       Aprendizado e melhoria contínua;
  • -       Contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país, já que a Caixa é uma instituição pública.

Como consultar as oportunidades de licitações da Caixa disponíveis?

Para saber quais processos de licitação a Caixa está promovendo no momento, basta acessar o sistema “Licitações Caixa”, que operacionaliza os Pregões Eletrônicos.

O endereço que os fornecedores devem acompanhar as licitações abertas, em andamento ou encerradas é http://www.licitacoes.caixa.gov.br.

O que é Certame? Como saber quem ganhou um processo de licitação da Caixa?

Segundo a Caixa, Certame é a competição propriamente dita. Quando fornecedores diferentes participam de uma mesma compra, cada um tenta diminuir o valor de suas cotações para poder ser homologado como vencedor.

Aquele que disputa uma compra participa do certame. A Caixa publica todos os certames na opção Compras Realizadas. O vencedor do certame recebe e-mail confirmando a escolha.

Leia também | Como consultar CNPJ na Serasa

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*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Agora você já sabe tudo sobre as licitações da Caixa. Aproveite para entender mais sobre planejamento financeiro empresarial.

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