O que é e para que serve o SIRIC Caixa?
O que é e para que serve o SIRIC Caixa?Data de publicação 31 de janeiro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 27 de janeiro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Quando o assunto é marketing digital, o que faz um profissional da área na prática? É possível fazer uma renda extra e construir um negócio digital, mesmo com tanta gente atuando na área?
Sim, é possível fazer uma renda extra – que pode até se tornar a renda principal. Afinal, existem muitos campos de atuação dentro do marketing digital, além da facilidade de encontrar cursos e materiais de estudo.
Por isso, este artigo responde a essas e outras perguntas, além de explorar as habilidades necessárias, principais áreas de atuação, formas de trabalho e dicas para começar uma renda extra com marketing digital.
O marketing digital é o conjunto de estratégias e táticas voltadas para promover produtos, serviços ou marcas por meio de canais digitais.
Ele abrange desde campanhas de redes sociais até otimização de sites para mecanismos de busca (SEO), passando por e-mail marketing, anúncios pagos e muito mais.
Esse tipo de marketing tem como principal objetivo atrair, engajar e converter clientes, utilizando ferramentas tecnológicas e análises de dados para entender melhor o comportamento do público e otimizar resultados.
Um profissional de marketing digital atua planejando, executando e monitorando campanhas online. Esse profissional se divide em vários campos de atuação, sendo possível trabalhar em vários deles ou escolher uma especialidade.
Depois de entender o que é marketing digital, o que faz um profissional da área e os diferentes campos de atuação, eis a dúvida: quais habilidades técnicas e comportamentais precisam ser desenvolvidas?
As principais são:
Domínio de ferramentas: conhecimentos em plataformas como Google Analytics, SEMrush, Canva e softwares de automação de marketing.
Capacidade analítica: interpretar dados para tomar decisões informadas.
Criatividade: elaborar soluções inovadoras para captar a atenção do público.
Comunicação: produzir mensagens claras e convincentes.
Atualização constante: estar sempre atento às tendências e inovações do mercado.
Trabalho em equipe: colaborar com designers, redatores, analistas, programadores e outros profissionais.
Leia também | Quanto ganha um especialista em marketing digital?
Um profissional de marketing digital pode trabalhar em diferentes ambientes e modelos de trabalho, dependendo de sua especialização e preferências.
Algumas opções para trabalhar com marketing digital são:
Nesses casos, o trabalho geralmente ocorre em escritórios ou de forma híbrida (parte presencial, parte remota).
Normalmente, esses profissionais trabalham remotamente, com liberdade para definir seus horários.
Consultores de marketing digital prestam suporte estratégico para empresas, ajudando a definir e executar planos de ação específicos. Eles podem trabalhar tanto em escritórios próprios quanto diretamente no local do cliente ou remotamente.
Alguns profissionais optam por abrir suas próprias agências ou negócios online, oferecendo serviços de marketing digital para outros. Como empreendedores, eles podem montar equipes e atender clientes de diferentes portes.
Plataformas digitais, startups e empresas globais oferecem oportunidades de trabalho remoto em marketing digital, permitindo que profissionais trabalhem com times internacionais.
Leia também | Como ganhar dinheiro com marketing digital
Após entender detalhes sobre marketing digital, o que faz o profissional e onde ele pode trabalhar, eis o fato: é possível começar a atuar na área como renda extra, sem a necessidade de abandonar o emprego atual.
Dessa forma, à medida que você conquista mais clientes e os ganhos aumentam, gradativamente pode planejar a mudança de carreira.
Confira dicas para começar:
Cursos online: invista em capacitação para aprender as principais ferramentas e conceitos.
Plataformas de freelance: inscreva-se em sites como Workana, Fiverr ou Upwork (plataforma americana) para buscar projetos.
Crie um portfólio: mesmo que ainda não tenha experiência, desenvolva projetos fictícios para demonstrar suas habilidades.
Ofereça serviços locais: ajude pequenos comércios da sua região com redes sociais ou criação de conteúdo.
Invista em redes sociais: construa sua própria presença online para atrair clientes.
Com dedicação e foco, é possível transformar essa renda extra em uma nova carreira no marketing digital.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 31 de janeiro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 30 de janeiro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 30 de janeiro de 20256 minutos de leitura