Entrar

Entenda o que é freelancer e como se tornar esse profissional!

Você vai entender o que é freelancer e como trabalhar nessa modalidade para conquistar uma nova rotina de trabalho e uma renda extra.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 31 de março de 2022.

Você sabe o que é freelancer, exatamente? É uma forma de trabalho que vem ganhando destaque na economia global. Confira no artigo como funciona essa modalidade, como conseguir clientes e dicas para administrar as finanças sendo freelancer.

O que é freelancer?

Freelancer é um profissional autônomo que trabalha com uma ou mais empresas, mas sem ter, necessariamente, vínculo formal ou uma relação de empregado com elas. É o famoso “prestador de serviços”, como também é chamado.

Logo, você recebe apenas pelo serviço prestado, seja pontual ou mensal, mas sem qualquer tipo de benefício como FGTS, vale-alimentação, seguro desemprego, etc.

É muito importante que a relação entre o cliente (empresa) e o freelancer seja feita por contrato! Nele, deve estar claro qual será a atividade prestada e o prazo, podendo durar anos, meses ou até dias, dependendo do setor de atuação.

Os prestadores de serviços precisam obrigatoriamente ser muito mais organizados financeiramente, já que não possuem garantia de que vão continuar com o contrato de forma recorrente.

Por isso, ser freelancer é uma escolha que precisa ser feita com cautela e com bastante organização.

Se você quer ser freelancer e ainda assim ter seus benefícios previdenciários em dia, veja como abrir um MEI.

Com a pandemia, o número de profissionais atuando nessa modalidade cresceu exponencialmente, fazendo com que a maioria precisasse se adaptar ao novo momento do mercado.

Ser freelancer, apesar da “falta de segurança”, apresenta uma série de benefícios que não é possível de encontrar em nenhum outro regime de trabalho, como: criar seu próprio horário, definir seu salário, não ser subordinado, ter diferentes clientes e muitos outros.

Como encontrar clientes sendo freelancer?

Trabalhando por conta própria, é essencial divulgar seus serviços, seja por sites ou por indicação de clientes.

Você pode ser o melhor no que faz e um profissional supercompetente. Porém, se não fizer uma boa divulgação, dificilmente vai encontrar bons clientes e conseguir realmente viver da prestação de serviços.

Afinal, ter um bom marketing é a melhor forma de encontrar clientes, expor suas habilidades e competências, comprovar experiência e, principalmente, ter a possibilidade de escolher quais serviços vai pegar ou não.

Para ajudar, preparei algumas de como divulgar seu trabalho como freelancer para atrair e fechar contatos com os melhores clientes:

1. Tenha um bom portfólio

Um portfólio é o cartão de visitas de qualquer profissional autônomo. Nele, você apresenta como funciona o seu serviço, quais são os benefícios, como funciona cada etapa e depoimentos!

2. Saiba como apresentar a sua imagem pessoal

Vai fazer reunião com um cliente? Esteja apresentável, pois a sua imagem pode fazer toda a diferença na percepção de valor. Nós, como seres humanos. somos muito visuais, por isso, temos um pré-julgamento pela aparência do profissional (mesmo que inconsciente).

3. Esteja presente nas redes sociais

Use as redes sociais a seu favor e tenha uma página para divulgar seu trabalho diariamente. Ter presença digital é importante para crescer seu faturamento!

4. Produza conteúdo para crescer essas redes

Compartilhe os bastidores, atendimentos e depoimentos dos seus clientes. Falar sobre a sua área pode ser excelente para que potenciais clientes encontrem você e ainda tenham uma boa amostra sobre sua experiência de mercado.

5. Use sites e plataformas de contratação de freelas

Os sites para freelancers podem ser uma ótima forma de conseguir clientes por um preço mais competitivo no mercado. Tudo isso através de uma plataforma que intermedia e combina tudo de forma segura entre você e o cliente.

6. Faça prospecção ativa

A prospecção ativa significa ir atrás dos clientes, um a um, oferecendo seu serviço. Esse é o jeito mais trabalhoso de divulgar seu trabalho, mas que também pode trazer os melhores resultados.

Afinal, você pode achar clientes de longo prazo que reconhecem seu valor e pagam muito bem.

Como administrar o dinheiro sendo freelancer?

Ser freelancer pode ser sua atividade principal ou secundária. De todo modo, ter um dinheiro a mais entrando na conta pode ser a melhor forma de organizar sua vida financeira. Porém, como falei no começo do artigo, é muito importante saber lidar com o dinheiro.

Confira as principais dicas sobre como fazer isso:

1. Construção de reservas financeiras

Quem quer estar preparado para imprevistos, precisa ter uma reserva financeira. Ela garante que você tenha uma forma de manter não só a sua saúde financeira em tempos de crise ou emergências, mas também o seu estilo de vida.

A sua reserva financeira lhe ajudará a passar por dificuldades, sem comprometer o orçamento domiciliar, diminuindo as chances de endividamento.

2. Quitação de dívidas

Estar com o nome sujo na praça é uma coisa que pode tirar o sono de muitas pessoas, fazendo com que essa situação delicada se torne uma bola de neve que pode afetar todo o orçamento doméstico.

De acordo com o Mapa da Inadimplência da Serasa, divulgado em dezembro de 2021, o Brasil apresentava 63,97 milhões de inadimplentes.

Isso é resultado da falta de educação financeira em nosso país. No desespero, a maioria das pessoas não sabe quando ou como quitar a dívida, tomando ações que no fim só deixarão a dívida maior.

Por isso, a sua melhor ação para sair das dívidas é apostar na renda extra que um trabalho freelancer pode trazer para o seu bolso, para você dormir tranquilo e ter liberdade financeira.

Antes de sair pagando as suas pendências, lembre-se de consultar o Serasa Limpa Nome. Lá, você consegue encontrar negociações com até 90% de desconto!

3. Realizar sonhos!

Quer comprar aquele telefone novo? Fazer uma viagem? Aproveite sua renda extra para fazer isso! Claro, com planejamento. Pesquise muito bem quanto custa o seu sonho e comece a economizar para conquistá-lo. Confira 10 dicas para economizar dinheiro.

Se você gostou desse artigo sobre o que é freelancer e quer mais dicas para aumentar suas fontes de renda, fique de olho no blog Serasa.