Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. 10 Dicas Para Economizar Dinheiro

Dicas para economizar dinheiro no dia a dia

Saiba o que fazer para conseguir economizar dinheiro.

Atualizado em: 30 de setembro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão de homem colocando moedas no cofrinho rosa para conta economizar dinheiro, planejamento intensificar, economizar dinheiro para plano futuro, fundo de aposentadoria, conceito de finanças empresariais economizando dinheiro e investimento

Seja para ter melhor controle financeiro, quitar uma dívida, comprar algo que se precisa ou quer muito ou viajar, todos querem saber como economizar.

Reunimos dicas para economizar dinheiro que são fáceis de incorporar na rotina e irão ajudar a melhorar o relacionamento com as finanças pessoais.

Assista | Dicas infalíveis para organizar suas despesas

Revisão e corte de gastos desnecessários

O primeiro passo para começar a economizar dinheiro é saber os valores que são recebidos e pagos. Por isso, anote todos os gastos, identificando-os. Informe se o pagamento foi no Pix, cartão (especifique qual) ou dinheiro, e se foi parcelado ou à vista.

  • É comum se chocar ao perceber o quanto se gasta em um dia com pequenas compras. E isso é essencial para identificar os gastos desnecessários, como:
  •  
  • -      roupas novas sem necessidade;
  • -      pedidos de delivery;
  • -      assinaturas de serviços que não utiliza com frequência;
  • -      compras online impulsivas.

 

Caso sinta a necessidade de comprar um item não essencial, anote o que deseja e reavalie com calma. Essa compra precisa ser feita agora ou pode ser realizada mais para frente? Esse item terá utilidade no seu dia a dia? Esse exercício ajuda a evitar compras impulsivas.

Como criar e seguir um orçamento eficaz

Criar um orçamento pessoal é fundamental para conseguir economia, alcançar a estabilidade financeira e realizar objetivos. O processo pode parecer desafiador, mas permite a organização financeira independente do quanto se ganha.

  • Como dito anteriormente, entender o quanto se ganha e pega em despesas essenciais e não essenciais é um dos passos fundamentais para criar um orçamento eficaz. Por isso:
  •  
  • ●     Liste todas as fontes de renda: salário, rendimento de investimentos, entre outros.
  • ●     Identifique todos os gastos: aluguel, contas, alimentação, transporte, lazer etc.
  • ●     Analise os extratos bancários: cheque cada pagamento e classifique de acordo com a dica anterior.

 

Depois, defina um objetivo financeiro. Pode ser quitar uma dívida, comprar um carro ou uma geladeira, fazer uma viagem, adquirir um curso profissionalizante. Determine um valor que deve ser economizado todo mês para alcançar esta meta.

Tendo ciência do quanto se gasta e com o que especificamente, corte os gastos desnecessários. Isso ajudará os próximos passos.

Definidos os gastos importantes, separe uma porcentagem da renda para cada categoria (moradia, alimentação, transporte, entre outros). Separe também uma porcentagem para emergências. Se desejar, fixe um valor mensal para ser economizado e o inclua como uma categoria de gastos essenciais.

Criado o orçamento, mantenha o foco e continue anotando todos as despesas para manter o controle das finanças. Revise o orçamento regularmente e faça ajustes quando for necessário, como no caso de ter alteração no valor da renda.

Leia mais | Como economizar dinheiro ganhando 1.500 reais

Técnicas simples para economizar em casa

Separamos algumas dicas que podem auxiliar ainda mais na missão de economizar dinheiro.

  1. Dia "zero"

    Escolha um dia da semana para não ter gastos.

     

  2. Agilize os pagamentos

    Automatize o pagamento das contas essenciais via Pix agendado ou débito automático. De preferência, tente quitá-las nos primeiros dias seguintes ao recebimento do salário. Essas medidas ajudam a evitar atrasos e cobrança de multas/juros, e ajuda para saber o valor que sobra para as demais despesas.

     

  3. Evite sair

    Chame os amigos para ir à sua casa ao invés do bar. Se o grupo repartir o valor do supermercado e cozinhar, o evento sai mais barato.

     

  4. Cozinhe

    Para quem sai de casa para trabalhar, comer fora todos os dias sai muito caro. Cozinhar em casa e levar uma marmita para o trabalho é uma alternativa mais saudável para o corpo e o bolso.

     

  5. Sempre faça uma lista de compras

    Quando for ao supermercado, tenha sempre uma lista com todos os itens que precisa. Essa mesma dica vale para roupas: dê uma olhada no guarda-roupa e compre apenas o que necessita.

     

  6. Procure formas de lazer gratuitas

    Peças de teatro, exposições, sessões de cinema e programas ao ar livre são alguns exemplos. Pesquise para encontrar o lazer ideal.

     

  7. Diminua o uso do cartão de crédito

    Utilize-o apenas para emergências ou para parcelar compras planejadas de alto valor. Isso ajuda a deixar o valor da fatura mais fácil de ser pago, o que evita os juros rotativos.

     

  8. Procure pelos melhores preços

    Pesquise pelos melhores preços em lojas online e físicas. Isso ajuda até a negociar o produto por um valor mais baixo, a depender da loja.

     

  9. Renegocie e quite as dívidas

    Sempre que possível, renegocie ou quite as dívidas para ter mais liberdade no orçamento e conseguir economizar mais dinheiro. Conte com o Serasa Limpa Nome para negociar dívidas com descontos e de forma rápida e simples.

     

  10. Considere utilizar uma regra para organizar o dinheiro

    Os métodos 50-30-20 ou 70-20-10 podem ser eficazes para gerenciar as finanças. O primeiro propõe que o salário seja separado da seguinte maneira:

    -      50% para gastos essenciais;

    -      30% para gastos não essenciais;

    -      20% para reserva financeira.

    Já o segundo método possui as seguintes regras:

    -      70% para despesas essenciais;

    -      20% para investimentos;

    -      10% para hobbies e lazer.

Investir para economizar a longo prazo

Um investimento de longo prazo é uma forma de fazer o dinheiro não ficar parado e render. Ele pode ajudar a construir uma reserva de emergência, a realização de um sonho ou garantir a aposentadoria.

  • Para começar a investir, considere os seguintes pontos:
  •  
  • ●     Entenda o perfil de investidor. Isso é essencial para tomar decisões mais assertivas e adequadas. O perfil é uma classificação que indica o grau de tolerância ao risco e as expectativas de retorno.
  • ●     Aprenda sobre os tipos de investimento. Compreenda os riscos e os potenciais de cada categoria antes de investir.
  • ●     Comece um investimento de baixo risco para familiarizar-se com os conceitos.
  • ●     Depois, diversifique os investimentos para reduzir os riscos de perda.
  • ●     Mantenha-se informado sobre o assunto e não acredite em promessas de ganhos altos em pouco tempo.

Ferramentas e aplicativos para controle financeiro

 

Dentre os aplicativos de controle financeiro que existem no mercado, os mais bem avaliados são "Gastos – Gestor de orçamento", "Minhas economias", "Mobills", "Monefy" e "Money Lover". Eles permitem registrar receitas e despesas, criar orçamentos, ter relatórios das finanças e acompanhar as metas financeiras, entre outras funções.

Ainda, a funcionalidade Minhas Contas do SuperApp da Serasa ajuda na organização e no pagamento das contas básicas. O aplicativo também permite a negociação de dívidas, consulta ao Serasa Score e muito mais!

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.15 de 5

Artigos relacionados