Entrar

Planejamento financeiro: como assumir o controle das suas finanças

Descubra como fazer um bom planejamento financeiro com uma planilha prática que ajudará você a ter mais controle sobre as suas finanças.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 11 de fevereiro de 2022.

Você conhece a importância de um bom planejamento financeiro? Hoje, você vai entender o que é esse planejamento, como fazê-lo e qual é o impacto de dar esse passo na sua vida.

Dinheiro no bolso é bom demais. Também é verdade que ele foi feito para ser gasto e ajudar a aproveitar a vida. Mas não adianta de nada usar o dinheiro sem nenhum controle e no final do mês se culpar por ter gastado mais do que poderia.

Para impedir que isso aconteça, só existe uma solução: planejamento financeiro.

Afinal, qual é a importância do planejamento financeiro?

Em primeiro lugar, vamos entender quais tipos de planejamento existem. Atualmente, nós podemos contar com o planejamento financeiro pessoal, o planejamento financeiro empresarial e até planejamento financeiro familiar.

Eles são diferentes na abordagem, mas o objetivo é sempre o mesmo: ajudar você a ter mais controle sobre o seu dinheiro. Ao definir os gastos e traçar estratégias para ganhar mais ou cortar o que não faz diferença, sua vida financeira fica em ordem e isso contribui para diminuir aquela sensação ruim de não saber como será o seu mês.

Algumas pessoas pensam que planejamento financeiro é algo que te obriga a não gastar o seu dinheiro, quando na verdade é exatamente o contrário: planejar é gastar dinheiro sim, mas de maneira consciente e organizada. Desse jeito, você consegue descobrir quais gastos na sua vida estão sendo excessivos e quais hábitos de consumo você precisa mudar.

Planejamento financeiro é tranquilidade para o seu futuro

Independentemente do modelo de planejamento financeiro que você escolher, um bom plano para o seu dinheiro te ajuda a gastar menos do que recebe, viver bem e ainda guardar para realizar os seus projetos de vida. Isso tudo permitirá que você tenha um futuro mais tranquilo e com liberdade financeira.

Por isso, eu separei algumas dicas para você começar seu planejamento financeiro de forma prática. Vamos lá?

Faça as contas

Anote o quanto de dinheiro você ganha por mês, apenas o que é garantido na sua renda. Depois, escreva todas as suas despesas fixas, que são aquelas que você sabe que vai ter, como aluguel, energia elétrica, parcelas do carro etc.

Junto com elas, inclua as despesas variáveis: gastos com alimentação, emergências médicas, e um eventual conserto do carro.

Se parecer difícil fazer no papel ou celular, você pode adotar outro planejador financeiro. Nós preparamos um modelo de planejamento financeiro, que é feito através de uma planilha de planejamento especial.

A planilha foi feita especialmente para te ajudar a mapear todos os seus gastos envolvendo todos os custos da sua vida pessoal, como alimentação, educação, financiamentos, transporte e muito mais.

Além disso, preparamos uma aba só para que você tenha controle dos seus gastos de cartão de crédito. Isso para os 12 meses do ano, para que entenda o seu padrão de gastos.

Acesse a planilha aqui e siga nosso passo a passo sobre como montar seu orçamento. Abra a planilha no Google e copie para Excel. Assim, conseguirá editá-la.

Aí é só comparar: se as suas despesas forem menores do que as receitas, ótimo. Reserve o que sobra para investir nos seus projetos. Mas se as despesas forem maiores do que o dinheiro que você ganha, comece de novo. Procure eliminar tudo aquilo que não for necessário e busque opções mais baratas para compor o seu orçamento.

Controle-se

Não compre por impulso. Se não planejou, evite comprar na hora que encontrar um produto em promoção. Pense melhor, pesquise e, se realmente for necessário, compre depois.

Leia também | Compras por impulso: como evitar esse hábito?

Pense no futuro sempre

Planejar as futuras despesas é o melhor jeito de alcançar suas metas. Faça uma lista do que você gostaria de realizar nos próximos seis meses. Ter metas é muito bom para você!

Pesquise o valor necessário de acordo com o tempo que falta e calcule o quanto você precisa guardar todo mês até alcançar o valor total.

Quais são as vantagens de ter uma vida financeira planejada?

Agora você já tem uma ideia de como começar o seu planejamento financeiro. Mas por que ele é tão importante?

Te ajuda a conquistar seus sonhos, metas e objetivos

Um bom planejamento financeiro tem o principal objetivo de viabilizar a conquista dos seus sonhos e metas.

O controle das finanças pessoais é essencial para você desenvolver uma visão clara do que deseja realizar e como fará isso com o dinheiro que tem hoje. Assim, você entende onde precisa cortar, como ganhar mais e o que deve poupar mensalmente para chegar à quantia necessária para realizar esse sonho.

Te ajuda a ter finanças mais equilibradas

Já parou para pensar que com a correria do dia a dia é muito fácil passar o cartão e esquecer com o que você gastou seu dinheiro?

A maioria das pessoas sabe que tem gastos no dia a dia, mas muitas delas não sabem com o que gastaram. Por isso, no fim do mês sempre se perguntam onde foi parar o dinheiro.

Planejando e controlando as suas finanças, fica mais fácil identificar as despesas que não são essenciais para se manter e que podem ser cortadas. Assim, você tem uma vida financeira muito mais equilibrada.

Diminui as chances de entrar no vermelho

Se tem uma coisa que pode te fazer cair em juros e dívidas é não conhecer a sua condição financeira atual. Por isso, é imprescindível que você entenda para onde estão caminhando as suas contas.

Ao manter suas finanças sob controle, é possível também evitar as dívidas, já que você passa a ter consciência de quanto ganha e o quanto pode gastar.

Não são dicas impossíveis de seguir, mas dependem do seu comprometimento e de uma nova mentalidade: o respeito pelo seu dinheiro. Assim, você pode viver sem estresse, sem dívidas negativadas, com mais crédito no mercado, e claro, e muito mais perto de tudo aquilo que você sempre quis.

Aprenda mais sobre como fazer um bom planejamento financeiro neste vídeo que preparamos para você: