Entrar

Tabela financeira da Serasa: como planejar os gastos

A Serasa preparou uma tabela financeira simples e fácil de preencher, ideal para quem quer ter mais controle sobre os gastos e planejar economias. Texto:

planejando


Atualizado em 13 de fevereiro de 2023

Começo de ano é sempre cheio de planos e promessas. Em grande parte dos casos, essas promessas envolvem dinheiro. Para sair das dívidas, limpar seu nome, poupar ou até investir, é preciso se planejar. Isso não é segredo nenhum. Ao fazer esse planejamento, é muito importante saber quanto ganha, quanto gasta e com o que gasta. Para ajudar, fizemos uma tabela financeira que calcula direitinho todos os gastos, rendimentos e metas para 2023.  

Confira! 

Adote a tabela: o controle financeiro fica muito mais fácil

Não é apenas preciosismo de quem gosta de organização. Manter os gastos registrados é o primeiro passo para evitar contrair dívidas e fazer planejamento de médio e longo prazo para a vida financeira. 

Em uma tabela de controle financeiro, é possível anotar o quanto se ganha e o quanto se gasta. Parece simples, mas muita gente não sabe responder qual a soma dos gastos mensais. A orientação é diferenciar os gastos indispensáveis (como moradia, transporte e educação) daqueles que podem ser flexibilizados, como compras de presentes e gastos com lazer e restaurantes. 

Outra vantagem ao alimentar uma tabela é que a disciplina necessária para manter os dados em dia deixa o consumidor mais alerta aos seus próprios comportamentos de consumo. Fica mais fácil mapear onde o dinheiro poderia ser melhor investido, por exemplo. 

Como usar a tabela financeira

A tabela disponibilizada pela Serasa foi feita de forma simples para que você consiga ver exatamente para onde vai o dinheiro. A tabela de organização financeira está compartilhada como um documento do Google: para usar, o primeiro passo é clicar em ARQUIVO e copiar a tabela para uma pasta pessoal sua. Depois disso, é só começar a editar sua própria tabela. É preciso ter uma conta no Google para fazer esse processo. 

Ao abrir a tabela, a primeira informação que você preencherá é a coluna de quanto ganha por mês. Logo abaixo estão quatro categorias: 

• Quanto eu deveria gastar. 

• Quanto gastei. 

• Quanto vou guardar até o fim do ano. 

• Metas personalizadas. 

Seus gastos

Nas duas primeiras categorias estão gastos como: aluguel, internet, luz, água, comida, cartão de crédito, educação, extras, poupança, entre outros. Nossa recomendação é separar uma porcentagem do salário para cada gasto. Assim, fica mais fácil fugir daquele eterno “falta salário e sobra mês”. Por isso, sugerimos na tabela uma estimativa de quanto deve ser reservado a cada item. 

Suas economias

Na terceira categoria, estão os meses com espaço para preencher quanto dinheiro foi guardado e quanto ele rendeu. Preencha a coluna “Rendimento” com essa informação. Pode ser na poupança, contas de bancos digitais, investimentos etc. Nessa categoria, você acompanha o quanto vai ter guardado até o fim do ano. 

Atenção: preenchendo a tabela todos os meses e variando onde guarda seu dinheiro, fica mais fácil saber como ele rende mais! 

Suas metas

Por último, é possível colocar suas metas financeiras. Sabe aqueles desejos que você sempre pensa em realizar, mas nunca sobra nada para eles? Pode ser uma viagem, troca de carro, reforma de casa etc. Esse é o espaço para colocar as metas financeiras que deseja realizar até o fim do ano ou ainda nos próximos. Preencha o valor no item “Dinheiro”. A tabela calcula a porcentagem do que você terá alcançado ao final de 2023. 

Leia também | Reserva de emergência: 3 passos para criar a sua 

Como preencher a cada mês

Crie uma aba para cada mês. Assim, ficam arquivadas as informações do mês anterior, é possível acompanhar a evolução e fazer uma média dos gastos. A tabela deve ser usada mensalmente. Lembre-se de colocar os valores de cada mês correspondente. 

A categoria “Quanto eu gastei?” é para ser preenchida com os gastos reais do mês, usando a coluna “Dinheiro”. Um alerta: a aba de porcentagem não precisa ser preenchida. Você pode colocar a quantidade em “Dinheiro” e o cálculo é feito de forma automática.  

Assista | Como fazer seu controle financeiro

Renegocie dívidas

Se parte do seu planejamento financeiro envolve o pagamento de dívidas, a dica é aproveitar todas as oportunidades possíveis para negociar com os credores de forma mais vantajosa.  

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% de desconto para negociar dívidas, e o processo leva só 3 minutos, sem precisar sair de casa. A Serasa faz o intermédio entre você e as empresas credoras. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11 99575-2096).

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  • Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  • Selecione os acordos disponíveis As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

  • Pague o boleto Após pagar o boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.