Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Orcamento Pessoal

Orçamento pessoal: como fazer

Entenda como criar um orçamento pessoal, ferramenta fundamental para alcançar metas financeiras.

Publicado em: 18 de dezembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher asiática planejando orçamento e usando calculadora no smartphone.

Fazer um orçamento pessoal pode parecer algo muito complexo à primeira vista, mas é uma excelente forma de organizar as finanças mensais.

Apesar de parecer complicado para quem nunca tentou fazer um orçamento doméstico, esse controle pode ser feito de forma simples – com papel e caneta, se preferir. O importante é não deixar a vida financeira sem controle, e isso vale para quem ganha muito ou pouco dinheiro. Organização e planejamento são fundamentais até para quem ganha mesada.

Assista | Como manter o orçamento saudável

O que é um orçamento pessoal

O orçamento pessoal é uma ferramenta de planejamento financeiro, que permite a uma pessoa ter mais consciência da relação com o dinheiro.

De forma prática, o orçamento pessoal reúne as anotações sobre as finanças do mês e coloca lado o lado os ganhos e os gastos. Dessa forma, qualquer desequilíbrio nessa dinâmica fica muito mais fácil de ser identificado.

Leia também | Custo de vida: equilibre o orçamento com eficiência

A importância de ter um orçamento pessoal

forma mais estratégica. Quando se faz um registro da vida financeira, é possível saber exatamente para onde o dinheiro está indo. Também ajuda a entender por que em alguns momentos ele não dura até o fim do mês.

O orçamento pessoal é o primeiro passo para conseguir fazer um diagnóstico da vida financeira e viabilizar a possibilidade de realizar sonhos materiais, como comprar uma casa ou fazer uma viagem para o exterior.

Organizar as finanças é também uma forma de honrar o próprio dinheiro. Quem passa longas horas trabalhando para receber um salário e depois usa o dinheiro de forma descuidada está desperdiçando o fruto de seu próprio esforço. Ao colocar ganhos e gastos no papel, fica mais fácil entender o valor real de uma compra dentro da realidade financeira de cada um.

Leia também | 11 dicas para gastar menos e poupar mais

Como fazer um orçamento pessoal: cinco passos

O orçamento pessoal pode ser feito de forma mais simples, no papel, ou em planilhas de computador ou celular. O importante é que seja fácil de acessar e preencher com frequência ao longo do mês.

Acompanhe cinco passos para quem deseja criar um orçamento partindo do zero:

1 Escolha um formato

Quem é uma pessoa mais analógica provavelmente se esquecerá de anotar os gastos em uma planilha do celular. Por isso, o ideal é escolher um formato que faça sentido na rotina.

Quem tem mais intimidade com a tecnologia pode adotar uma tabela online. Há vários modelos gratuitos disponíveis na internet como ponto de partida. A Serasa também tem uma tabela financeira gratuita, basta fazer o download do modelo.

Tabela Financeira Serasa

Salve uma cópia da nossa planilha e organize suas finanças


Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?

Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.

2 Faça a soma de todo o dinheiro que entra

É importante considerar todos os ganhos do mês. Em alguns casos, os rendimentos vão além do salário e podem abranger outros itens como:

  • ●      aluguéis;
  • ●      venda de algum produto usado;
  • ●      renda extra de trabalho sazonal;
  • ●      rendimento de dinheiro aplicado;
  • ●      presente em dinheiro.

 

Ao anotar o salário, lembre-se que é o valor líquido que conta para o orçamento. 

3 Anote todos os gastos

A disciplina no uso de uma tabela ou planilha é importante especialmente neste item. É preciso anotar todos os gastos sem exceção, desde um cafezinho até a parcela do financiamento do carro.

Para facilitar a organização do orçamento, divida os gastos entre despesas fixas e variáveis:

  • ●      Despesas fixas

São aquelas que se repetem todo mês. Nas finanças pessoais, podemos considerar o aluguel, a mensalidade da escola, o plano de internet. Mesmo as despesas cujo valor muda conforme o consumo podem ser consideradas fixas quando são regulares, como é o caso da conta de luz ou do mercado.

  • ●      Despesas variáveis

Normalmente são as despesas variáveis que mais colocam em risco o orçamento do mês. Aqui entram os custos com jantares, lazer, presentes, roupas, passeios e viagens.

4 Reavalie os gastos

Ao anotar todos os gastos, desde as despesas fixas até as compras de baixo valor, é possível observar qual área está comprometendo mais o orçamento. Avalie criteriosamente os gastos à procura de formas de reduzir custos: pode ser possível renegociar o plano de telefone, diminuir os pedidos de delivery ou cancelar algum serviço.

Para exercer mais controle sobre as despesas, uma dica é estabelecer um valor máximo para cada tipo de despesa. É possível criar, por exemplo, uma cota mensal para gastos com alimentação fora de casa. 

Uma das fórmulas mais indicadas para organizar o dinheiro do mês é a regra 50-30-20. De acordo com esse método, 50% dos ganhos devem ser dedicados às necessidades básicas, 30% para gastos não essenciais e os outros 20% são separados para a construção de prioridades financeiras.

5 Estabeleça metas

Determinar uma meta financeira é um dos melhores incentivos para manter o orçamento pessoal organizado e conseguir economizar no fim do mês.

Ao definir um objetivo, adapte-o à sua realidade, calculando quanto deverá economizar e por quanto tempo. Com organização é possível criar metas de longo, médio e curto prazo, e principalmente mantê-las.

Os objetivos financeiros podem ser os mais variados, como:

  • ●     dar entrada no pagamento de um carro;
  • ●     ter uma festa de casamento;
  • ●     fazer uma especialização no exterior;
  • ●     renegociar dívidas;
  • ●     criar uma reserva financeira.

O aplicativo da Serasa ajuda na organização financeira

Além do orçamento pessoal, outras ferramentas dão suporte à organização da vida financeira. No aplicativo Serasa, é possível centralizar o pagamento de contas para mantê-las em dia, negociar dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicitar crédito, consultar o Serasa Score, monitorar o CPF e muito mais.

Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa:

Serviços Serasa na Estrada
Serasa Score Ícone

Serasa Score

Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.

Limpa nome ícone

Serasa Limpa Nome

Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.

Logo serasa verde

Serasa Crédito

Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.

Logo serasa rosa

Serasa Premium

Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.

Logo serasa azul

Carteira Digital

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Baixe agora mesmo o aplicativo Serasa.


Ou escaneie o código:

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.67 de 5

Artigos relacionados