Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. O Que E Orcamento Pessoal E Familiar E Como Organiza Lo

Cinco etapas para fazer um orçamento pessoal e familiar

Saiba o que é e como organizar o orçamento pessoal e familiar em cinco etapas simples.

Atualizado em: 16 de abril de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Gráficos financeiros, gráficos, diagramas, relatório financeiro, computador e caneta na mesa de madeira.

O orçamento pessoal e familiar pode ser um divisor de águas na vida financeira de uma pessoa. Isso porque ele se mostra uma ferramenta fundamental para o controle das finanças e o planejamento do futuro.

Entenda aqui o que é e as vantagens do orçamento pessoal e familiar e veja um passo a passo de como organizá-los para manter as contas sempre em dia.

Assista | Dicas práticas para guardar dinheiro

O que é orçamento pessoal e familiar

O orçamento pessoal e familiar é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda a controlar as receitas e despesas de uma pessoa e de sua família. Ele permite entender para onde está indo o dinheiro, identificar possíveis desperdícios e planejar o uso dos recursos de forma mais eficiente. Afinal, mesmo que as despesas sejam divididas, cada um também precisa ter o próprio orçamento.

O orçamento pessoal, portanto, se volta para os ganhos individuais de uma pessoa, seu estilo de vida e objetivos de curto, médio e longo prazo, como reserva de emergência, investimentos, aposentadoria e financiamento imobiliário. Todas as despesas básicas, necessárias, e até as supérfluas entram nessa conta, como moradia, alimentação, energia elétrica, água, internet, plano de saúde, mensalidade da faculdade, lazer e viagens. 

O orçamento familiar, por sua vez, se refere ao controle das despesas de pessoas que vivem juntas e dividem os gastos. Todos eles: essenciais, necessários e supérfluos. Nesse caso, há também os objetivos de curto, médio e longo prazos feitos em grupo.

Assim, orçamento pessoal e familiar são tipos de orçamento que se complementam. Afinal, se as despesas pessoais estão descontroladas, isso afeta diretamente o orçamento familiar, caso ela divida os gastos com mais pessoas.

Leia também | Como organizar o orçamento de forma estratégica

Como organizar o orçamento pessoal e familiar

  • Manter o orçamento pessoal e familiar sempre organizado traz vantagens significativas, que vão desde o controle financeiro até a realização de objetivos de vida. Com ele, é possível, por exemplo:
  • ● conhecer a real situação financeira pessoal e familiar;
  • ● analisar se o estilo de vida está adequado aos ganhos;
  • ● tomar as melhores decisões sobre quais gastos cortar, reduzir ou incluir no orçamento;
  • ● definir as prioridades financeiras pessoais e familiares;
  • ● construir objetivos de curto, médio e longo prazo mais palpáveis;
  • ● manter as contas em dia.

 

Confira cinco etapas para iniciar o orçamento pessoal e familiar.

Passo 1: Decida como o orçamento pessoal e familiar será dividido

De início, todos os moradores da casa devem se reunir para decidir como as despesas gerais serão divididas: se de forma igualitária, proporcional aos ganhos de cada um ou de um orçamento geral, em que todos cedem parte de seus rendimentos e ficam por uma porcentagem mensal para usar livremente.

Passo 2: Anote todas as despesas pessoais e familiares

  • Outro ponto importante é entender para onde está indo o dinheiro da casa e de cada um. Por isso, é hora de anotar todos os gastos familiares e pessoais, dividindo-os dessa forma:
  • gastos essenciais: despesas fundamentais para a sobrevivência (aluguel, condomínio, transporte, alimentação, água, eletricidade).
  • gastos necessários: despesas que não são essenciais, mas são importantes para manter o padrão de vida da casa e de cada pessoa (academia, plano de saúde, mensalidade da escola dos filhos).
  • gastos supérfluos: despesas de lazer e desejos de compra (restaurantes, vestuário, streaming de filmes, passeios).


Também é importante anotar todas as dívidas (pessoais e familiares), com o valor das parcelas, a taxa de juros e a data de vencimento e quitação total.

Quando as coisas são colocadas no papel (ou numa planilha financeira digital), fica mais fácil acertar a rota.

Passo 3: Some todas as fontes de renda da casa

  • Depois dos gastos, vêm as fontes de receita (entrada de dinheiro). É preciso entender de onde vêm (e o quanto isso representa) os valores usados para pagar essas despesas.
  • Por isso, inclua:
  • ● salários;
  • renda extra;
  • ● pensões em geral;
  • ● rendimentos com aluguéis ou aplicações;
  • ● bonificações e premiações esporádicas.

Passo 4: Elabore uma planilha do orçamento financeiro

O próximo passo é registrar tudo numa planilha de gastos, que pode ser manual (em um caderno), de Excel ou de aplicativos. É preciso, no entanto, que ela seja sempre atualizada. Para facilitar, é possível distribuir igualmente essa responsabilidade para todos da casa. Cada um se compromete a assumir essa tarefa a cada mês do ano. Assim, é mais fácil entender como estão os gastos e o que precisa ser melhorado mês a mês.

Tabela Financeira Serasa

Salve uma cópia da nossa planilha e organize suas finanças


Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?

Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.

Passo 5: Defina os objetivos pessoais e familiares

Por fim, procure também definir os objetivos de cada pessoa da casa e de todos juntos, para incluir dentro do orçamento pessoal e familiar. Afinal, mesmo vivendo juntos e dividindo as despesas, cada indivíduo também tem seus projetos e desejos pessoais, e é importante identificá-los. Alguém pode desejar fazer um curso, enquanto a família, em conjunto, pode decidir juntar dinheiro para dar entrada em um financiamento imobiliário, por exemplo.

  • Por isso, é essencial ter três tipos de objetivos em mente:
  • ● de curto prazo: em até dois anos;
  • ● de médio prazo: entre três e cinco anos;
  • ● de longo prazo: em mais de cinco anos.

Serasa Score: consulte sua pontuação gratuitamente


O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que varia de 0 a 1.000 e reflete o histórico do comportamento financeiro e a probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados