Renda extra na internet: 10 formas de ganhar dinheiro online

Confira dicas práticas de renda extra online para equilibrar as finanças, pagar dívidas, construir sua reserva e realizar sonhos!

moedas saindo de um celular

Autor: Sara Moreira

Publicado em 27 de setembro de 2022

Ter uma renda extra pode fazer toda a diferença para equilibrar as finanças, pagar dívidas, construir uma reserva financeira e até mesmo realizar um grande sonho. 

Com a internet, surgiu uma série de trabalhos que podem render um bom dinheiro – até mesmo mais que a renda vinda de empregos formais. 

Separamos algumas ideias de renda extra na internet. Se esta é a sua procura, analise com calma cada uma delas! 

1. Consultoria virtual

Se a pessoa for especialista em determinada área, pode oferecer serviços de consultoria online.  

O foco de toda consultoria é resolver o problema dos clientes de forma personalizada. O profissional pode oferecer um pacote com determinado número de reuniões virtuais para orientar o cliente.  

Eis algumas áreas de consultoria que estão em alta:  

• finanças; 

• moda; 

• gestão de negócios; 

• área contábil; 

• investimentos

2. Afiliado de produtos

Outra dica de renda extra online é trabalhar como afiliado de produtos. Um afiliado é uma pessoa que vende produtos e serviços de terceiros e recebe uma comissão pela venda. 

Na internet, existem diversas plataformas especializadas na venda de produtos físicos e digitais, como Hotmart, Monetizze, Eduzz, Udemy, Amazon Affiliates etc. Na prática, basta fazer o cadastro, escolher os produtos, analisar as condições de vendas e o valor das comissões.  

Caso seja aprovada a filiação, links de vendas são disponibilizados para que o afiliado faça a divulgação. Uma vantagem é que a entrega dos produtos e o suporte ficam totalmente por conta do proprietário do produto.  

Leia também: Conheça os 4 melhores desafios financeiros para juntar dinheiro.

3. Cursos online

Uma boa dica de renda extra é trabalhar ministrando um curso online de um tema que a pessoa domine – aliás, pode até mesmo ser a partir de um hobby.  

Imagine que Roberto goste de tocar violão (e seja bom nisso) e Maria viva fazendo a maquiagem das amigas, a pedido delas.  

Roberto pode montar um curso online para ensinar pessoas a tocar violão começando do zero, e Maria pode criar um curso rápido de automaquiagem. 

Aliás, essa é uma das dicas de fontes de renda extra que podem dar tão certo a ponto de se transformar na fonte de renda principal da pessoa.

4. Textos para blogs e redes sociais

Se a pessoa for habilidosa para produzir conteúdo em forma de texto, pode oferecer serviços de criação de textos para blogs e redes sociais. 

Esse tipo de prestação de serviço é muito procurado por empresas e profissionais que querem construir autoridade e relevância no ambiente digital, atraindo mais clientes. 

Para começar na área, é importante entender como funcionam os textos para blogs e redes sociais – existem vários conteúdos gratuitos na internet sobre isso.  

Em seguida, para conquistar os primeiros clientes, existem algumas plataformas (como Workana, por exemplo), além do próprio LinkedIn, que permitem prospectar clientes de maneira mais ativa.  

Confira também: 8 ideias para ter renda extra sem sair de casa.

5. Design gráfico e edições audiovisuais

Serviços de design gráfico e edições audiovisuais para sites e redes sociais estão em alta e podem ser uma boa fonte de renda extra online.  

Aliás, nas redes sociais esse serviço tem uma procura interessante, já que atualmente os recursos gráficos (como produções de vídeo), estão em alta e nem todos sabem (ou têm tempo) de editar.   

Existem muitos aplicativos e softwares, inclusive gratuitos, que ajudam nas edições para quem está iniciando na área.

Renda extra com aplicativos

6. Venda de produtos em marketplaces

Pessoas que querem vender produtos para ganhar uma renda extra podem disponibilizá-los em marketplaces – eles são como "shoppings virtuais" que reúnem diferentes lojas, vendedores e produtos. 

O Mercado Livre e a Shopee são exemplos de plataformas de marketplaces que permitem que pessoas físicas vendam seus produtos, contando com ferramentas de divulgação, negociação e pagamento. Em troca, cobram uma comissão a cada venda.

7. Brechó online

Se a pessoa tem uma boa quantidade de roupas e objetos em bom estado de conservação, uma fonte de renda extra pode ser um brechó online. 

Atualmente, existem plataformas específicas para esse tipo de venda (como a Enjoei), que fornecem toda a estrutura de propaganda, comercialização, pagamento e entrega em troca de uma comissão por venda.  

Outro canal pode ser as próprias redes sociais, como o Instagram e o Facebook. A dica é caprichar nas fotos e vídeos dos produtos para atrair os interessados.  

8. Tradução e revisão de textos

Existe demanda de trabalho online para quem sabe traduzir textos em diferentes idiomas. Afinal, no mundo globalizado como o nosso, vários negócios estrangeiros estão sendo criados aqui e vice-versa.  

Além disso, se a pessoa domina o idioma, inclusive a língua portuguesa, também pode oferecer serviços de revisão de textos variados – de artigos de blogs até textos acadêmicos. 

Ela pode começar oferecendo o serviço para familiares e conhecidos, além de prospectar ativamente nas redes sociais e em plataformas de ofertas de trabalho freelancer.

9. Venda de comida pela internet

Não poderíamos deixar de citar a venda de comida como uma boa dica de renda extra. Afinal, o ramo de alimentação costuma ficar sempre em alta, mesmo em tempos de crise. 

Então, se a pessoa gosta de criar receitas como bolos, doces, marmitas fitness, caldos etc., vale a pena caprichar nas fotos e oferecer os produtos pela internet.  

À medida que o negócio crescer, outra dica é fazer parceria com um aplicativo de delivery para profissionalizar ainda mais esse trabalho.  

Acesse também: Está com dívidas? Consulte opções de negociação agora mesmo! 

10. Programação de sistemas

Essa dica de renda extra vai exigir um tempo de estudo, mas pode valer muito a pena. O mercado de TI (Tecnologia da Informação) está em alta – ainda mais em tempos tão digitais como o nosso. 

Portanto, existe muita demanda para programação de sites, aplicativos e softwares personalizados para pessoas físicas e empresas.  

O primeiro passo é pesquisar sobre os diferentes tipos de linguagem de programação, escolher um e focar nos estudos dele. Em seguida, é hora de oferecer os serviços, aumentando o portfólio. Esse tipo de trabalho pode se transformar em uma fonte de renda principal.  

O que achou das dicas? Esperamos que você encontre a sua fonte de renda extra, equilibre seu orçamento e realize seus sonhos! 

Ah, aproveite que estamos falando sobre isso e confira também como ganhar dinheiro no Tik Tok.