Capital social MEI: o que é e o que colocar
Capital social MEI: o que é e o que colocarData de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 3 de outubro de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Definir metas financeiras é um exercício importante em qualquer fase da vida, seja ganhando muito ou pouco dinheiro. Embora ter sonhos seja um ato intuitivo, planejar-se financeiramente para realizá-los nem sempre é.
Criar metas para a vida financeira e cumpri-las é algo que se aprende também, seguindo métodos e orientações. Confira dicas para estruturar o planejamento das finanças no curto, médio ou longo prazo.
Metas financeiras são objetivos que uma pessoa define para o próprio dinheiro, traçando estratégias e prazo para alcançá-los. Sonhar em fazer uma viagem para o exterior é diferente de estabelecer uma meta financeira para isso, por exemplo. Quando se define uma meta, determina-se também a forma de poupar dinheiro, a quantidade mensal e em quanto tempo ela pode ser concretizada.
Mesmo que a realização esteja longe de ocorrer, ter uma meta permite que o objetivo se torne cada mês um pouco mais concreto e a organização financeira ganhe um impulso extra para ser cumprida. E não é preciso esperar que sobre parte do salário no fim do mês para criar uma meta – a lógica na verdade é inversa. É a definição de um objetivo que facilita o direcionamento do dinheiro.
Nem sempre uma meta financeira precisa estar diretamente ligada a juntar dinheiro para algo. Aumentar a pontuação de crédito ou aprender sobre investimentos também são metas, que por consequência trarão benefícios à gestão financeira.
Leia também | Controle financeiro: aprenda a reduzir gastos e evitar dívidas
As metas precisam ser definidas equilibrando desejos, estilo de vida e realidade financeira de cada pessoa. Confira algumas dicas:
Entenda suas prioridades
É preciso lançar um olhar cuidadoso para as prioridades e possibilidades. Quem está negativado, por exemplo, antes de definir novos gastos precisa renegociar dívidas e resolver as pendências financeiras.
Quem não consegue fazer o dinheiro sobrar no fim do mês deve criar formas de economizar e evitar compras por impulso – isso também é uma meta financeira.
Estabeleça prazos
Metas sem prazos perdem força e podem ficar pelo caminho. Definir um tempo até a realização ajuda no planejamento financeiro e também abre espaço para novos objetivos.
É possível determinar metas de curto, médio e longo prazo. Com organização, as estratégias ocorrem simultaneamente. Uma pessoa pode, por exemplo, se planejar financeiramente para alugar uma casa de praia no verão, fazer uma festa de casamento daqui a dois anos e ter um apartamento próprio dentro de seis anos, tudo ao mesmo tempo.
Uma meta de médio prazo também pode servir para alcançar uma de longo prazo. Por exemplo: começar a investir dinheiro para mais tarde poder dar entrada em um imóvel.
Conheça seu cenário financeiro
É muito difícil estabelecer uma estratégia sem antes fazer um bom controle das finanças e saber exatamente a relação entre ganhos e gastos do mês. Uma planilha financeira também ajuda a mapear as áreas em que o dinheiro não está sendo bem utilizado e há espaço para economia.
É preciso também adequar as metas à realidade e perspectiva atuais. Criar objetivos impraticáveis (como planejar a compra de uma casa própria em dois anos se o salário não está sobrando no fim do mês) pode causar mais frustração que benefícios.
Nas metas devem constar todos os meses no planejamento financeiro, mesmo que sejam de longo prazo.
Leia também | Acompanhe onde está o caminhão de serviços do Serasa na Estrada
É possível também aplicar uma pequena fórmula para criar uma boa meta financeira. É o chamado método SMART (inteligente), usado no mundo das finanças. Cada letra da expressão SMART representa uma característica:
Confira exemplos que podem servir de inspiração para criar metas financeiras:
Leia também | Planejamento financeiro familiar: o que é e por onde começar
A tecnologia pode ser usada a favor da concretização das metas financeiras quando dispõe de ferramentas para organizar e gerenciar o dinheiro. O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize todas as suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais.
Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa:
Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.
Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.
Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.
Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.
Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura