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Paguei uma dívida na Serasa e não consta como pago: o que fazer?

Conheça a resposta para essa e outras dúvidas sobre pagamento de dívida, negativação e cadastro de inadimplentes.

Publicado em: 19 de junho de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Aplicativo serasa na tela do celular na mão de uma pessoa.

"Paguei uma dívida da Serasa e não consta como pago. O que fazer?". Essa é uma dúvida que pode surgir ao se constatar que, depois do prazo de retirada do CPF do cadastro de inadimplentes, a dívida continua no sistema.

Confira neste artigo o que fazer caso isso aconteça.

Assista | Excluir dívida prescrita na Serasa: o que não te contam

Entenda como funciona o pagamento dos acordos pelo Serasa Limpa Nome

Antes de saber o que precisa ser feito, entenda como funciona a dinâmica no plataforma do Serasa Limpa Nome.

O Serasa Limpa Nome é uma plataforma online da Serasa que faz a intermediação entre devedores e credores, ou seja, entre os consumidores e as empresas. 

Para isso, a Serasa faz parceria com centenas de empresas, incluindo bancos, instituições financeiras, concessionárias de serviços e redes varejistas, para disponibilizar ofertas de negociação de dívidas.

Portanto, são as empresas parceiras que oferecem os acordos na plataforma do Serasa Limpa Nome.

Os acordos no Serasa Limpa Nome podem ser pagos por meio de boleto, Pix (caso a empresa parceira disponibilize essa opção) ou cartão de crédito.

Ao pagar acordo para uma dívida negativada com Pix, a baixa na Serasa pode ser feita na hora, conforme disponibilidade da empresa parceira. Verifique se a oferta tem disponibilidade para essa forma de pagamento.

Caso o consumidor opte pelo pagamento de uma dívida por boleto, o boleto de pagamento é gerado pela própria empresa credora.

Após o pagamento do boleto (mesmo que apenas a primeira parcela do acordo), a empresa credora tem até cinco dias úteis para retirar o nome da lista de negativação.

Pelo Código de Defesa do Consumidor, ao ter uma dívida renegociada com parcelamento, a negativação será retirada logo após o pagamento da primeira parcela. Assim, se não houver outras dívidas negativadas em seu CPF, ele estará sem restrições.

Porém, é preciso seguir com o pagamento pontual das demais parcelas para evitar uma nova negativação.

"Paguei uma dívida na Serasa e não consta como pago. O que fazer?"

Caso tenha quitado o acordo feito por meio do Serasa Limpa Nome, mas o valor ainda está pendente de pagamento na plataforma, saiba o que deve ser feito.

Etapa 1: aguarde o prazo de cinco dias úteis após o pagamento

Primeiro é preciso saber se já passou o prazo de cinco dias úteis após o pagamento da dívida. Esse é o prazo que a empresa credora tem para registrar o pagamento na plataforma e, ainda, retirar o nome da negativação, se for o caso.

Por isso, caso o pagamento foi feito e esse prazo ainda está correndo, basta aguardar os cinco dias úteis.

Etapa 2: entre em contato com a empresa credora

Se o prazo de cinco dias úteis passou, entre em contato com a empresa credora para verificar o que aconteceu. Solicite a eles a baixa da dívida no sistema da Serasa e a retirada do CPF do cadastro de inadimplentes.

Etapa 3: Confira a atualização no site

Depois desse prazo, você poderá conferir a atualização no site. Caso a negociação ainda esteja aparecendo em aberto no site da Serasa mesmo após esse prazo, abra uma solicitação pelo link http://serasa.me/ajudaserasalimpanome

Depois selecione a opção Paguei o acordo e não atualizou no site, preencha o formulário com seus dados e anexe o comprovante de pagamento e um print da tela com o status do acordo.

Passo 4: Envie uma carta para a Serasa

  • Caso você tenha entrado em contato com a empresa e ainda assim a negativação não foi baixada, envie à Serasa uma carta com as seguintes informações:
  •  
  • ●     Data, nome completo, endereço, telefone e e-mail do titular do CPF.
  • ●     Solicitação expressa de baixa da dívida, com dados da dívida (empresa, valor, data), detalhando a situação.
  • ●     No fim, declare que é responsável pelas informações declaradas para todos os fins de direito.
  • ●     Assine conforme seu documento de identificação.

  •       Com a carta, envie também:

  • ●     uma cópia autenticada do seu documento de identificação com foto (passaporte, carteira de habilitação, RG, etc.);
  • ●     cópia do comprovante de pagamento da dívida.

Envie ao endereço:

Avenida Doutor Heitor Jose Reali, 360

Distrito Industrial Miguel Abdelnur

CEP 13571-385 - São Carlos (SP).

Importante: o prazo de análise é de 10 dias corridos.

Confira os canais de atendimento digitais da Serasa

Conheça os canais de atendimento da Serasa para resolver outras questões do Serasa Limpa Nome:

Serasa Limpa Nome

Central de Ajuda Serasa e SAC

  •         ●     Central de Ajuda.
  •         ●     SAC: telefone 3003 - 6300, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

 

Leia também | Cobrança indevida, restituição em dobro: como funciona

Ofertas de negociação de dívidas pelo Serasa Limpa Nome


O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

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