Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. O Que E Rg

O que é e para que serve o RG

Entenda a importância do RG e saiba como solicitar a primeira, segunda via ou mesmo a renovação do documento.

Atualizado em: 21 de setembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

varios rgs em uma mesa

O registro geral (ou RG) é o primeiro documento da vida de um indivíduo. Ainda no cartório de registro de nascimento do bebê, os pais ou responsáveis já podem solicitar a carteira de identidade ou RG da criança. O RG é aquele documento “mãe”, pois a partir dele é possível tirar a maioria dos demais documentos. É o documento que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

O RG é um documento fundamental para ter sempre por perto, seja na versão impressa, seja na versão digital, para a identificação pessoal. Além disso, também é frequentemente usado para realizar várias transações, como abrir contas bancárias, obter serviços governamentais e muito mais.

Leia também I Como tirar a segunda via do RG

Quais os dados presentes no RG?

No Brasil, o Registro Geral (RG), também conhecido como carteira de identidade, contém várias informações sobre o titular. Os dados presentes em um RG incluem:

  • ●      Nome completo: primeiro nome, sobrenomes e possíveis nomes de casamento.
  • ●      Número de identificação: um número único atribuído a cada pessoa que serve como identificação.
  • ●      Data de nascimento: a data em que a pessoa nasceu.
  • ●      Naturalidade: o município e o estado onde a pessoa nasceu.
  • ●      Nacionalidade: a nacionalidade da pessoa.
  • ●      Filiação: o nome dos pais do titular do RG.
  • ●      Data de emissão: a data na qual foi confeccionado o documento.
  • ●      Órgão emissor: a instituição ou órgão responsável pela emissão do RG (apesar de ter uma unificação no Brasil, a emissão ainda é feita nos estados).
  • ●      Assinatura: a assinatura do titular, que pode ser colhida no momento da emissão do RG.
  • ●      Foto: uma fotografia recente do titular.

 

No momento de fazer o RG, é preciso responder o máximo de informações pessoais, além de coletar todas as digitais. Esses dados ficam armazenados nos bancos de dados dos órgãos públicos.

Leia também I Como consultar o RG pelo CPF

Qual a importância do RG?

O RG desempenha um papel crucial na vida cotidiana dos cidadãos, pois facilita o acesso a serviços e garante a identidade pessoal. Entenda a importância em diversas áreas:

  1. Identificação pessoal: o RG é uma forma oficial de identificação pessoal e contém informações cruciais, como nome, data de nascimento, filiação e fotografia para confirmar a identidade de um indivíduo.


  2. Acesso a serviços e benefícios: é frequentemente necessário para acessar uma variedade de serviços e benefícios governamentais e até de origem privada, como abrir uma conta bancária, obter um plano de saúde, matricular-se em escolas e universidades, obter serviços públicos, entre outros.


  3. Viagens domésticas: o RG é frequentemente usado para viagens domésticas dentro do país. Algumas empresas aéreas e serviços de transporte podem exigir o RG como identificação.


  4. Comprovação de maioridade: é muitas vezes usado para comprovar a maioridade legal. Ele é necessário para a compra de bebidas alcoólicas, tabaco e para entrar em locais com classificação etária.


  5. Participação em eleições: é um documento necessário para votar nas eleições. É utilizado para comprovar a identidade do eleitor e garantir aos cidadãos aptos a votar o exercício do direito.


  6. Segurança pública: desempenha um papel importante na manutenção da segurança pública. É frequentemente solicitado por autoridades policiais como uma forma de verificar a identidade de um indivíduo durante abordagens e investigações.

Identidade digital: a versão eletrônica do RG

O RG Digital, também conhecido como Documento de Identidade Digital, é uma versão eletrônica do Registro Geral (RG) e fica armazenado em dispositivos móveis, como smartphones, ou em um sistema de armazenamento eletrônico seguro. Tanto o RG como a Carteira Nacional de Habilitação podem ser acessados pelos sites dos governos estaduais ou pelo gov.br do governo federal.

Para acessar o documento online por meio do smartphone, o cidadão deve baixar o aplicativo governamental adequado e sempre que precisar mostrar a identidade basta abrir o aplicativo e carregar a página com o documento.

Leia também I Como tirar a 2ª via do RG?

Como funcionam a atualização e renovação do RG?

A atualização ou renovação do Registro Geral (RG) no Brasil é importante para manter o documento de identidade válido. A legislação e os procedimentos podem variar ligeiramente entre os estados brasileiros, mas o processo é semelhante. Os RGs têm uma validade específica de 10 anos. Antes de o documento expirar, é aconselhável iniciar o processo de renovação com antecedência.

  1. Reúna os documentos necessários: os documentos necessários para a renovação do RG podem incluir:

    ●      RG expirado ou antigo.

    ●      Certidão de nascimento ou casamento (para atualizar informações de estado civil, por exemplo).

    ●      Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, telefone etc.).

    ●      Foto 3x4 recente.

    ●      CPF (Cadastro de Pessoa Física) – em alguns estados, é obrigatório.

    ●      Cartão do Cidadão original – se quiser que o número apareça no novo RG, podendo ser substituído por PIS ou PASEP.

    ●      RG do responsável pela criança, no caso de menores de idade.

     

  2. Agende um atendimento: em muitos estados, é necessário agendar um atendimento para a renovação do RG. Isso pode ser feito online, por telefone ou presencialmente, dependendo das políticas locais.


  3. Pague as taxas: existe a cobrança de uma taxa a ser paga para a emissão do novo RG ou para a renovação. Certifique-se de verificar o valor e os métodos de pagamento aceitos no órgão responsável.


  4. Compareça ao órgão emissor: no dia do atendimento agendado, compareça ao órgão responsável pela emissão de RG no horário marcado. Leve todos os documentos.


  5. Registro e coleta de dados: no local, pode ser necessária a coleta de impressões digitais e uma nova fotografia 3x4.


  6. Aguarde o processamento: o órgão responsável processará as informações e emitirá o novo RG. Isso pode levar 20 dias ou mais, então esteja preparado para esperar.


  7. Retire o novo RG: após o processamento, chegará uma notificação para retirar o novo RG no mesmo local onde se fez o registro.

A renovação do RG pode ser necessária antes do vencimento, por exemplo, se houver uma alteração significativa nas informações contidas no documento, como mudança de nome ou estado civil.

Leia também I Consultar seu CPF na Serasa online e grátis!

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é um canal da Serasa para ajudar a descomplicar sua vida financeira e a cuidar do seu dinheiro. Tudo sobre negociação de dívidas, Serasa Score, golpes e fraudes, rotina financeira, crédito e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados