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Open innovation: o que é e como implementar

Conheça o open innovation, metodologia que ajuda as empresas a adotar a inovação em sua rotina.

Mão segurando lâmpada iluminada, ideia, inovação e inspiração com cérebro virtual brilhante, criatividade inteligente inteligente com lâmpadas, Motivação e conceito de inovação.

Publicado em: 10 de julho de 2023

Autora: Sâmia Frantz


A ideia do open innovation é manter parcerias com pessoas e organizações de setores diferentes da empresa que adota essa prática. No ecossistema da inovação, essa troca de experiências ajuda a trazer novos olhares na busca por soluções, evolução e inovação. É isso que propõe o open innovation.

Este artigo conta mais sobre essa forma de encarar a inovação no ambiente corporativo, com exemplos e caminhos para o melhor uso dessa ferramenta.

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O que é open innovation?

Open innovation é uma forma de inovação colaborativa e diversificada que utiliza a expertise de agentes externos para promover a criação de novas ideias. Esses elementos externos envolvem desde fornecedores até clientes, startups, empreendedores, órgãos públicos e outras empresas. Todos participam do processo. E todos também se beneficiam dessa inovação.

O termo surgiu em 2003, com a publicação do livro Open innovation: the new imperative for creating and profiting from technology, do norte-americano Henry Chesbrough. Segundo ele, para chegar ao open innovation (inovação aberta), as empresas precisam passar primeiro pelo chamado closed innovation (inovação fechada)

Na contramão da inovação aberta, a inovação fechada se limita ao interior do negócio. Todas as etapas do processo de inovação, as ideias, as criações, as pesquisas, o desenvolvimento do produto e até seu lançamento no mercado são feitos lá dentro, por pessoas que vivem a mesma cultura organizacional. Não há troca nem compartilhamento externo de ideias e os resultados alcançados podem ser mais demorados e engessados.

Por muito tempo essa foi a realidade das empresas. Nesse modelo elas até conseguem controlar a qualidade e manter sigilo do que está fazendo, mas poderão ter custos maiores e correr riscos mais altos.

O open innovation, por sua vez, segue o fluxo contrário. A inovação se dá de forma aberta, compartilhada e colaborativa entre o público interno e os parceiros externos. Nesse ambiente, a empresa está disposta a descentralizar seu modelo de inovação e dividi-lo com outros para encontrar soluções inovadoras.

Todos ganham. A empresa vê o processo de inovação acelerar a um custo menor, os parceiros ganham autonomia e escala, e as pequenas empresas e startups podem encontrar oportunidades para crescer.

Exemplos de prática de open innovation

A fabricante de brinquedos Lego tem um site voltado só para receber ideias de design de suas peças de montar. Quando a sugestão excede 10 mil curtidas, a empresa as transforma em realidade, como aconteceu com o brinquedo da série The Big Bang Theory.

A brasileira Natura tem um projeto semelhante: Cocriando Natura. Também construiu um espaço focado em fortalecer relacionamentos e parcerias com outras empresas, empreendedores e instituições de ciência e tecnologia, o Natura Campus.

Esses são exemplos de aplicação do open innovation que mostram que a troca de informações e de conhecimento é essencial para gerar ideias, criar projetos e fortalecer a cultura de inovação dentro de uma empresa.

Esse processo, no entanto, não depende só da equipe interna. É feito em colaboração com outras pessoas e empresas, inclusive concorrentes.

O que o modelo de open innovation oferece de novo é a forma de enxergar essas parcerias. Ao abrir as portas, a empresa consegue ampliar significativamente o impacto da inovação em seu próprio negócio.

E não são apenas as grandes empresas que procuram no open innovation uma forma de inovar. Pequenas empresas também estão de olho nesse processo.

Os benefícios do open innovation

Há muitos benefícios em se investir no modelo open innovation. Confira os principais.

  1. É mais fácil inovar

    O open innovation pode ser o pontapé que faltava para uma empresa com dificuldade de apostar em inovação. Isso porque o desenvolvimento de novas ideias fica muito mais fácil quando o conhecimento vem do ambiente externo e traz diferentes perfis para dentro de um negócio.

    Uma pequena empresa ou startup, por exemplo, costuma ter mais familiaridade em criar soluções inovadoras e faz isso de forma mais rápida e natural. Porém, nem sempre consegue levar os projetos adiante por terem menos acesso a recursos. Com as grandes empresas acontece o contrário: elas costumam ter mais recursos disponíveis, mas geralmente são mais lentas no processo de inovar.

     Quando esses dois perfis conseguem se somar, por meio de abordagens como o open innovation, as grandes empresas conseguem acelerar os processos de inovação e as pequenas conseguem ter acesso a mais recursos. Todo mundo sai ganhando.

     

  2. Ajuda a criar uma cultura de inovação na empresa

    A integração com profissionais de fora e outros players do mercado pode trazer um clima inovador para dentro da rotina organizacional. Isso pode contagiar a todos e tornar mais natural o processo de desenvolvimento de novos projetos e produtos.

     

  3. Amplia o networking

    O modelo de open innovation faz com que o negócio naturalmente se aproxime de outras empresas e profissionais com os mesmos objetivos, a mesma mentalidade e a mesma sede de inovação. Essa dinâmica fortalece o networking (rede de contatos profissionais), aproxima mentes e talentos criativos e une competências e habilidades que se complementam no dia a dia. A empresa ainda pode ganhar muito mais reconhecimento e reputação.

     

  4. Acelera a produção

    O open innovation cria todo um ambiente propício para a geração de ideias, a identificação de melhorias e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Esse processo se torna natural para a empresa e, com isso, fica cada vez mais acelerado. Isso contribui para posicionar a empresa à frente da concorrência e gerar autoridade de mercado.

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  5. Diminui os riscos

    Quando a empresa se abre para trocar ideias e conhecimento de agentes externos, também acaba indiretamente acessando feedbacks do seu próprio público. A integração com profissionais de outras culturas organizacionais, outros perfis, outras visões e formas de pensar o mundo permite ampliar o conhecimento sobre determinado mercado e receber insights valiosos sobre a maneira como o negócio é percebido lá fora. 

    Isso tudo aumenta a probabilidade de aceitação das soluções criadas e, consequentemente, reduz o risco de rejeição.

Como aplicar o open innovation no negócio

Existem várias formas de implementar a filosofia do open innovation na cultura permanente da empresa. Ela pode até mesmo se adequar às diferentes características e particularidades de cada negócio, alinhando-se com as estratégias internas.

Confira como fazer essa ideia se tornar uma ferramenta de alta performance para o negócio:

Hackathons

Os hackathons estão se popularizando muito no Brasil. Funcionam como uma espécie de eventos de maratona: profissionais de diferentes áreas se reúnem em grupos para encontrar soluções a determinado problema ou desafio e criar um protótipo da ideia escolhida, fazendo tudo isso em um curto período.

Em geral, o hackathon é realizado em um fim de semana inteiro, de forma ininterrupta. É uma iniciativa perfeita para promover a livre implantação de ideias.

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Co-creation

O co-creation (ou cocriação) é uma ação que promove a construção compartilhada de soluções. Para isso, a empresa precisa permitir a entrada de terceiros e pessoas estranhas ao negócio e liberar o acesso a informações e processos internos. Com isso, o grupo poderá contribuir na criação de novos projetos ou na melhoria dos produtos ou serviços já existentes.

Crowdsourcing

O crowdsourcing vai na mesma linha do co-creation. Trata-se de um desafio dado a diversas pessoas para que elas contribuam com ideias que vão servir de fonte para o desenvolvimento de soluções. A diferença para o co-creation é que o crowdsourcing compartilha vantagens da inovação criada com todos os participantes da ação. O co-creation, por sua vez, vai além: os participantes também compartilham os resultados financeiros obtidos.

O open innovation ajuda a trazer mais inovação à empresa e representa uma mudança de mentalidade. É atualmente uma das metodologias mais colaborativas de inovação para transformar a realidade das empresas.