Entrar

Pagamento IPVA 2022: entenda quando começa e onde consultar

Você quer saber quando começa o pagamento IPVA 2022? As datas e os valores do imposto variam para cada estado. Leia o artigo para se informar

Documentos veiculares para ilustrar sobre o pagamento do ipva 2022

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 29 de abril de 2022.

Se você tem um automóvel na garagem, já sabe que precisa estar atento sobre quando começa o pagamento IPVA 2022, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que existe desde 1986.

É essencial que você fique atento ao cronograma, que pode ser diferente para cada estado, afinal, ninguém quer ser surpreendido com uma multa por pagamento atrasado do imposto, não é mesmo? Então, atente-se às datas do seu estado para circular em conformidade com as normas vigentes.

Para saber mais, confira as informações a seguir!

O que é IPVA?

É muito bom ter a liberdade de ter um carro para te levar para onde quiser, sem depender de transporte público ou transporte por aplicativo. E antes mesmo de cobrar o seu veículo, você sabe que junto com ele há várias obrigações. Uma delas é o pagamento de imposto anual.

O IPVA é um tributo que existe a nível estadual e tem por intuito fazer a arrecadação de valores de acordo com os veículos que circulam no estado. Esses veículos são, por exemplo, motos, carros, ônibus, caminhões, entre outros. Ou seja, não incluem veículos aquáticos, apenas os terrestres.

Apesar de ser estadual, o imposto também incide nos municípios. Nesse sentido, cada estado cria sua própria alíquota do IPVA, que varia entre 1% e 6%. Esse percentual se altera de acordo com o valor do próprio veículo.

Além disso, para quem quer saber quando começa o pagamento do IPVA 2022, a cobrança é realizada, em geral, nos primeiros meses do ano. Em algumas localidades, você consegue parcelar o pagamento, enquanto em outras há descontos para quem paga antecipado.

Como é feito o cálculo do IPVA?

O cálculo do valor do IPVA varia de acordo com o estado. Ou seja, as alíquotas não são as mesmas dependendo da região em que se mora.

De modo geral, esse valor tem como referência o preço pago no veículo. Assim, a tabela Fipe tem padrões sobre cada porcentagem.

Por exemplo, se um carro custar R$ 25 mil e a taxa de IPVA no estado for de 1%, você pagará R$ 250.

Quando começa o pagamento do IPVA 2022

No início do ano todo mundo faz inúmeros planos e traça metas a realizar, pois a energia é bem positiva nessa época, concorda? Porém, nesse período há diversas despesas importantes, como material escolar das crianças e, também, despesas do carro.

O início do pagamento do IPVA não é o mesmo para todos os estados. Por exemplo, em Brasília começou em fevereiro e vai até julho. Ainda assim, no geral, o pagamento costuma acontecer nos primeiros meses do ano.

Em São Paulo, a primeira parcela aconteceu em janeiro e se estende até junho.

No Rio de Janeiro, começou em janeiro e vai até março.

No Espírito Santo, começa em abril e se estende até julho.

Em Minas Gerais, a primeira parcela tem início em março deste ano. A data do pagamento varia de acordo com o número da placa, com parcelamento em até três vezes.

Vamos ver quais são as datas do pagamento IPVA 2022 de acordo com o final da placa em Minas Gerais, para você entender como funciona.

placa

Qual é o destino do IPVA?

Você já sabe quando começa o pagamento do IPVA 2022. Mas para onde vai o dinheiro arrecadado?

Quanto à arrecadação, parte do valor é do estado e parte do município. No entanto, existe também uma porcentagem que vai para o Fundeb, que é um fundo de educação do governo.

Como fazer a consulta e realizar o pagamento?

Por acaso seu carro é novo e essa é a primeira vez que você vai consultar os procedimentos para pagar o IPVA?

Pode ficar tranquilo, porque as etapas são bem simples. Como o valor do IPVA não é o mesmo para todos os estados, você precisa consultar no órgão oficial da sua região, no site do Detran da sua unidade federativa.

Como já dissemos, o modo de pagamento também varia dependendo de onde você mora. Há casos em que são enviados boletos ao seu endereço e você pode pagar em um banco ou pela internet. Por outro lado, há situações em que você precisa emitir o boleto no portal da Secretaria Estadual ou no Detran. Basta acessar o site e informar os dados do veículo para ter acesso ao boleto!

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Muitos brasileiros têm dívidas, inclusive por não pagarem o IPVA, e acabam ficando com o nome negativado na Serasa. Então é preciso ficar de olho para não deixar a data escapar! Se você atrasar ou não fizer o pagamento do imposto, os governos do estado em geral não oferecem descontos nem perdão de dívidas. Com isso, haverá altos juros se você deixar passar a data da fatura.

E, o que é mais agravante, você enquanto proprietário do veículo poderá ter o nome registrado no Cadin Estadual, o cadastro de inadimplentes. Isso trará muitas dificuldades futuras para obter crédito!

Outro problema que poderá acontecer é que a Procuradoria Geral do Estado pode escolher realizar a cobrança por meio de protesto. Sendo uma dívida pública, o contribuinte também pode entrar para a dívida ativa.

E, para piorar, você não poderá andar livremente com o seu veículo. A razão é que, se alguma blitz parar o seu carro e o documento não estiver em dia, o veículo será recolhido e você será multado.

Agora que você já sabe quando começa o pagamento do IPVA 2022, basta verificar as datas e fazer o pagamento em dia! Dessa forma, você não vai precisar ficar se “escondendo” das autoridades se precisar utilizar o carro e poderá se dirigir legalmente para onde desejar.

Mas calma, se você não conseguiu fazer o pagamento na data correta, confira as nossas dicas sobre como pagar o IPVA atrasado!

Assista | O que é IPVA e o que acontece se não pagar? - Serasa Ensina