Como saber se o meu nome está negativado? 3 passos para descobrir

Como saber se o meu nome está negativado? Tire todas as dúvidas e conheça o passo a passo para fazer essa consulta com a Serasa.

homem com computador em mãos e apreensivo


Autor: Fabiana Ramos

Publicado em 16 de novembro de 2022

Em um cenário delicado para a economia e, consequentemente, para a vida financeira dos brasileiros, milhões de consumidores têm dificuldades para ficar com as contas em dia. Muitos se fazem a pergunta “como saber se meu nome está sujo?”. Neste texto vamos responder a esta e outras dúvidas comuns.  

De acordo com dados da edição mais recente do Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo conduzido pela Serasa, mais de 67,9 milhões de brasileiros estão negativados, o que representa mais da metade da população adulta do país. 

Nesse contexto, o papel da Serasa é ajudar os consumidores a saírem das dívidas. Como primeiro passo, vamos mostrar agora o que você precisa fazer para saber se está com o “nome sujo” ou não.

Negocie suas dívidas!

Se além do FIES você tiver outras dívidas em atraso e deseja regularizar sua situação financeira, conheça o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. 

Nela, você pode consultar a situação do seu CPF, conferir as opções de negociação disponíveis e fechar um acordo em até três minutos, com descontos que podem chegar a 90% do valor total da dívida. 

 Acesse a plataforma agora mesmo, sem pagar nada. 

Em primeiro lugar, o que é ter o “nome sujo” na praça?

Ter o “nome sujo” ou o CPF negativado é o que ocorre quando não pagamos alguma despesa dentro da data prevista. Então, a empresa credora cadastra o consumidor na base de inadimplentes de algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa.

Mas, antes de entrar nessa lista, o consumidor recebe um comunicado, seja por carta, SMS ou um e-mail eletrônico. Essa mensagem informa ao consumidor que ele tem uma pendência financeira com determinada empresa e o prazo em que seu nome será incluído no cadastro de pessoas inadimplentes. Após esse período, a falta de pagamento deixa o CPF negativado.

Quais as consequências de ter uma negativação?

Entre as principais consequências estão as restrições de crédito que essa situação traz. É possível conseguir um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento em alguma instituição bancária quando se tem uma dívida negativada ou está com o Serasa Score baixo, mas as chances de aprovação são reduzidas. 

Isso porque, na análise de crédito, as instituições costumam analisar o perfil financeiro de cada consumidor. Ao identificar que as contas não estão em dia, a empresa pode entender que é arriscado oferecer o crédito e, por isso, recusar o pedido. 

O contrário também é válido: não ter dívidas negativadas ajuda a conseguir crédito, mas não existe 100% de garantia. A decisão de conceder ou não um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito é sempre da instituição financeira, sem a influência da Serasa. 

Além disso, consumidores com “nome sujo” também podem ser impedidos de fazer compras parceladas, abrir uma nova conta corrente, além de enfrentar mais dificuldade para realizar matrícula em instituições de ensino particulares (escolas e faculdades). 

Em alguns casos, com valores de dívidas muito altos, o dinheiro disponível na conta bancária do consumidor pode ser utilizado judicialmente para quitar débitos, assim como imóveis e veículos. Porém, só algumas empresas têm autorização para fazer esse tipo de movimentação e devem comunicar o consumidor com antecedência. 

Ao ter uma negativação, o Serasa Score também tende a cair, e é essa pontuação que indica ao mercado as chances de o consumidor pagar em dia as contas nos meses seguintes.

Como verificar se tenho dívidas negativadas?

Para descobrir se há dívidas negativadas em seu nome, basta consultar o CPF pelo site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store. Lá é possível também conferir os detalhes da dívida (se existir), como data de negativação, valor pendente e dados da empresa credora. É simples: 

1. Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”. 

2. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora. 

3. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta. Na mesma plataforma, é possível também verificar o Serasa Score. 

Quanto tempo demora para uma dívida ser negativada?

Em teoria, com um dia de atraso a empresa credora já pode enviar o CPF do consumidor para os serviços de proteção ao crédito, como a Serasa. Na prática, elas costumam aguardar até um mês para fazer isso, já que muitos consumidores atrasam o pagamento de contas por esquecimento, falta de organização ou por conta de algum imprevisto, por exemplo. 

A partir daí, o processo de cobrança começa com o envio de um comunicado ao consumidor, que, após a data de postagem da carta de cobrança, tem em média até dez dias para entrar em contato com a empresa ou instituição financeira para regularizar a dívida. 

Caso a regularização não ocorra nesse período, a dívida pode ser registrada na base dos órgãos de proteção ao crédito e ser consultada por qualquer empresa. 

Tenho que pagar a dívida mesmo depois que ela prescreve?

É comum ouvir falar que, após cinco anos de negativação, a dívida prescreve (ou “caduca”). Nesse caso, ela deixa de constar como negativada na Serasa e, portanto, de influenciar a pontuação de crédito do consumidor. 

Porém, dívidas “caducadas” não desaparecem nem são esquecidas. Elas ficam em aberto na empresa credora e ainda são passíveis de cobrança extrajudicial. Então, sim, é preciso fazer o pagamento da dívida mesmo depois desse tempo. 

No Serasa Limpa Nome, é possível consultar e pagar débitos com até 90% de desconto e condições especiais. Todo mês, cerca de R$ 3 bilhões de reais em desconto são concedidos pelas empresas parceiras do Serasa Limpa Nome. Acesse agora e confira as ofertas disponíveis para você!