Entrar

Como saber se o meu nome está sujo? 3 passos para descobrir

Tire todas as dúvidas e conheça o passo a passo para fazer essa consulta com a Serasa.

Em um cenário delicado para a economia e, consequentemente, para a vida financeira dos brasileiros, milhões de consumidores têm dificuldades para ficar com as contas em dia e precisam saber se estão inadimplentes.

De acordo com dados levantados na edição mais recente do Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo conduzido pela Serasa, mais de 62,5 milhões de brasileiros estão negativados, o que representa mais da metade da população adulta do país.

Nesse contexto, o papel da Serasa é ajudar os consumidores a saírem das dívidas. Como primeiro passo, vamos mostrar agora o que você precisa fazer para saber se está com o nome sujo ou não.

Em primeiro lugar, o que é ter o nome sujo na praça?

Ter o nome sujo ou o CPF negativado é o que ocorre quando não pagamos alguma despesa dentro da data prevista. Então, a empresa credora cadastra o consumidor na base de inadimplentes de algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa.

Mas, antes de entrar nessa lista, o consumidor recebe um comunicado, seja por carta ou um e-mail eletrônico. Essa mensagem informa ao consumidor que ele tem uma pendência financeira com determinada empresa e o prazo em que seu nome será incluído no cadastro de pessoas inadimplentes. Após esse período, a falta de pagamento deixa o CPF negativado.

O que não posso fazer com o nome sujo?

Entre as principais preocupações de quem está com o nome sujo estão as restrições que essa situação traz.

De cara, é comum surgir a dúvida se é possível conseguir um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento em alguma instituição bancária quando se está com o nome sujo, por exemplo. A resposta é sim, mas ter o nome negativado pode reduzir – e muito – as chances de aprovação.

Isso porque, na análise de crédito, as instituições costumam analisar o perfil financeiro de cada consumidor. Ao identificar que as suas contas não estão em dia, a empresa pode entender que é arriscado oferecer crédito a você e, por isso, recusar o pedido.

Além disso, consumidores com nome sujo também podem ser impedidos de fazer compras parceladas, abrir uma nova conta corrente e enfrentar maiores dificuldades para realizar matrícula em instituições de ensino particulares (escolas e faculdades).

Em alguns casos, com valores de dívidas muito altos, o dinheiro disponível na conta bancáris do consumidor pode ser utilizado judicialmente para quitar débitos, assim como imóveis e veículos – mas só algumas empresas têm autorização para fazer esse tipo de movimentação e devem comunicar o consumidor com antecedência.

Ao ficar com o nome sujo, sua pontuação de crédito, chamada de Serasa Score 2.0, também cai rapidamente. E é essa pontuação que indica para o mercado se você é um bom pagador.

Com o Serasa Score 2.0, quem possui uma pontuação abaixo de 500 já está na faixa considerada baixa, com poucas chances de conseguir acesso a crédito nas instituições financeiras.

Como saber se o meu nome está sujo?

Para descobrir se o seu nome está sujo, basta consultar o seu CPF pelo site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store. Lá, você pode conferir se tem dívidas negativadas em nossa base e, caso possua, também pode verificar os detalhes sobre essa dívida, como a data da negativação, valor pendente e dados da empresa credora. É simples:

1. Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis“.

2. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.

3. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta. Na mesma plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.

Preciso pagar para saber se o meu nome está sujo?

Muita gente já começa a pensar em quanto vai pagar para fazer essa consulta. A boa notícia é que na Serasa ela não custa nada. Como já mencionamos no tópico anterior, para consultar a situação do seu CPF e saber se você está inadimplente, é só acessar o site ou aplicativo da Serasa e, se ainda não tiver um cadastro, criar o seu. É rápido e gratuito.

Depois de fazer o login, ao acessar a nossa plataforma você tem acesso a todas as informações sobre o seu CPF, sua pontuação de crédito e até à plataforma Serasa Limpa Nome, para negociar suas dívidas com desconto e condições de pagamento especiais. Tudo em um só lugar, na palma da sua mão, para você colocar suas finanças em ordem sem complicação.

Outro ponto importante: ao fazer seu cadastro no site ou aplicativo da Serasa, memorize sua senha e não a compartilhe com ninguém. Ela servirá para manter o sigilo e segurança das suas informações.

Quanto tempo demora para eu saber se meu nome está com restrições?
O processo ocorre depois que o prazo de pagamento termina e o consumidor não honra com o seu compromisso.

Na teoria, com um dia de atraso a empresa credora já pode enviar seu CPF para os serviços de proteção ao crédito, como a Serasa. Na prática, elas costumam aguardar até um mês para fazer isso, já que muitos consumidores atrasam o pagamento de contas por esquecimento, falta de organização ou por conta de algum imprevisto, por exemplo.

A partir daí, o processo de cobrança começa com o envio de um comunicado ao consumidor, que, após a data de postagem da carta de cobrança, tem áté dez dias para entrar em contato com a empresa ou instituição financeira para regularizar a dívida.

Caso a regularização não ocorra nesse período, a dívida é registrada na base dos órgãos de proteção ao crédito e podem ser consultadas por qualquer empresa.

Tenho que pagar a dívida mesmo depois que ela prescreve?

Você já deve ter ouvido falar que, após cinco anos de negativação, a dívida prescreve ou “caduca”. Nesse caso, ela deixa de constar como negativação na Serasa e, portanto, deixa de influenciar a sua pontuação de crédito.

Porém, dívidas “caducadas” não desaparecem ou são esquecidas. Elas ficam em aberto na empresa credora e ainda são passíveis de cobrança. Então, sim, é preciso fazer o pagamento da dívida mesmo depois desse tempo.

Agora que você consegue responder: “Como saber se o seu nome está sujo?”, sabia que o Serasa Limpa Nome facilita a negociação de dívidas? Na plataforma da Serasa, você pode consultar e pagar seus débitos com até 90% de desconto e com condições especiais. Todo mês, cerca de R$ 3 bilhões de reais em desconto são concedidos pelo Serasa Limpa Nome. Acesse agora e confira as ofertas disponíveis para você!