Entrar

Dívida com mais de 5 anos ainda pode ser cobrada?

Tem uma dívida com mais de 5 anos? Descubra como fica a sua reputação no mercado após esse período.

Uma das principais dúvidas entre os consumidores negativados é o que acontece com uma uma dívida com mais de 5 anos, ou seja, que “caducou”. O que poucos sabem é que, mesmo depois desse tempo, a dívida ainda pode ser cobrada.

Ao contrário do que muita gente imagina, uma dívida não desaparece após cinco anos. Além disso, em alguns casos, ela ainda poderá ser cobrada mesmo depois desse prazo. Por isso é tão importante evitar a inadimplência e, caso ela ocorra, resolver a situação rapidamente com um acordo.

Acompanhe este artigo até o fim e entenda melhor as implicações de ter uma dívida com mais de 5 anos em seu nome.

Como ainda posso ter uma dívida com mais de 5 anos?

A primeira coisa que você deve entender é que a dívida não desaparece quando “caduca”. Ela ainda existe, pois representa uma parte da relação entre credor e devedor que não foi cumprida.

Imagine que você pega um empréstimo com o banco. Nessa relação, o banco tem o dever de ceder o dinheiro que foi solicitado e você deve pagar conforme indicado no contrato.
O dever de pagar é a dívida. Se uma das parcelas não for paga, você fica inadimplente em relação à dívida. Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o seu papel dentro dessa relação com o banco não foi cumprido integralmente.

Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos que não é quitada continua existindo.

O que é uma dívida caduca?

Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de cinco anos e, por isso, não pode mais gerar negativação do devedor. Se a dívida foi contraída há mais de cinco anos e não foi paga, você não pode continuar com o nome sujo por causa dela.

É importante não confundir “caducar” com “prescrever”. A prescrição é o prazo a partir do qual, apesar de a dívida ainda existir, ela não pode mais ser cobrada na Justiça. Em outras palavras, após a prescrição, o credor não pode mais entrar com um processo de cobrança contra o devedor.

É importante lembrar que a prescrição é um conceito do universo jurídico. Portanto, ele envolve uma série de regras e, também, exceções.

Um fato importante é que nem todos os tipos de dívidas têm o mesmo prazo de prescrição. Ou seja, as dívidas caducam em cinco anos, mas elas podem prescrever em um tempo diferente.
No entanto, mesmo que a dívida tenha apenas caducado ou também prescrevido, as cobranças informais ainda podem ser realizadas. Ou seja, você ainda poderá receber ligações, cartas e outras formas de comunicação solicitando o pagamento.

Dívida com mais de 5 anos ainda pode ser cobrada?

Como já mencionamos, depois que uma dívida caduca o devedor não pode mais ser negativado por causa dela. Ou seja, seu nome não pode ser registrado nos cadastros de proteção ao crédito.

Isso significa que, se você já estava negativado, ficará com o nome limpo quando a dívida caducar. E, se ainda não havia sido negativado, também não poderá ser em razão dessa dívida.

Como consequência, outras empresas que consultarem os cadastros não vão ser informadas de que a inadimplência existe. Apenas a própria empresa com a qual o devedor está inadimplente saberá dessa pendência.

Outra consequência importante é que a dívida com mais de 5 anos não influencia mais o seu score. Portanto, se você buscar crédito, essa inadimplência não vai ser um fator negativo para obter a aprovação.

É melhor esperar a dívida caducar para ficar livre do nome sujo?

Depois de ler o item anterior, você pode estar com a impressão de que é bom ter uma dívida caduca, já que ela não pode causar negativação. No entanto, é preciso tomar cuidado com esse pensamento, que é equivocado. Esperar a dívida caducar, na realidade, não é uma boa decisão para sua vida financeira.

Em primeiro lugar, como você já viu, caducar e prescrever não é a mesma coisa. Mesmo que a dívida esteja caduca, ela pode gerar um processo de cobrança na Justiça. Isso causa muitas dores de cabeça e gastos adicionais.

Em segundo lugar, uma dívida com mais de 5 anos, mesmo que prescrita, ainda pode ser cobrada informalmente. E, enquanto a dívida não é paga, ela aumenta dia após dia com multas e juros. Portanto, você vai continuar lidando com a cobrança do pagamento de um valor cada vez mais alto.

Dívidas com banco ou cartão de crédito caducam?

Assim como quaisquer outros tipos de dívida, aquelas contraídas com banco e cartão de crédito também caducam. No entanto, você deve ter uma atenção especial em relação a elas.

Após cinco anos, você não poderá permanecer negativado em razão dessas dívidas. Porém, ainda será muito difícil conseguir contratar serviços com as instituições financeiras enquanto houver a inadimplência, mesmo que você não esteja com o nome sujo.

Portanto, enquanto a dívida com mais de 5 anos não for quitada, você ainda terá restrições com essas instituições. Isso pode causar problemas se você precisar de um empréstimo, financiamento ou um novo cartão, por exemplo.

Quer um conselho? Evite deixar a dívida se arrastar

Por conta de todas as questões que acabamos de explicar, se você está negativado, não vale a pena deixar a dívida se arrastar por cinco anos. Em vez disso, o melhor a fazer é tomar uma atitude proativa o quanto antes para quitar a pendência. No Serasa Limpa Nome, por exemplo, você pode consultar a situação da sua dívida gratuitamente e até fechar um acordo com condições especiais. Tudo de forma prática, segura e 100% online.

A plataforma aproxima consumidores e empresas, permitindo fechar acordos para regularizar inadimplências em apenas três minutos. E você ainda pode conseguir quitar sua dívida com um desconto de até 90%.

E não é só isso: você pode tornar o processo ainda mais prático, efetivando o pagamento do acordo com a Carteira Digital Serasa, que permite pagar e parcelar boletos online.

Assim, você limpa seu nome, elimina as restrições de crédito, evita processos e cobranças informais e também impede que a dívida vire uma bola de neve.

Neste artigo, você descobriu que dívida com mais de 5 anos ainda pode, sim, ser cobrada. Além disso, também viu que a maneira mais eficiente de lidar com as dívidas não é deixar que caduquem, mas realizar acordos para fazer o pagamento rapidamente.

Está negativado e quer limpar seu nome sem dor de cabeça? Acesse o Serasa Limpa Nome!