Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Divida Caduca Score

Quando a dívida caduca, o Score aumenta: verdade ou mito?

Uma dúvida comum entre os consumidores é se o Score aumenta quando uma dívida “caduca”. Entenda o que acontece nessa situação.

Publicado em: 13 de outubro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão segurando carteira de trabalho com dinheiro pis pasep do governo.

No mundo das finanças, uma expressão desperta a curiosidade de muitos: "Quando a dívida caduca, o Score aumenta?". Bem, por trás dessa questão há uma série de fatores a serem considerados. Este artigo explica essa situação específica e o que pode impactar o Serasa Score.

Quando a dívida “caduca”, o Serasa Score aumenta?

Quando uma dívida é negativada, ela passa a influenciar o histórico financeiro de uma pessoa. Esse histórico, por sua vez, é utilizado, junto com outros fatores, para calcular as pontuações de crédito, como o Serasa Score. Essa pontuação indica a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia.  

Algumas dívidas podem “caducar”, ou seja, deixar de ser legalmente cobráveis após certo período estipulado por lei. Quando isso acontece, elas deixam de constar nos cadastros de inadimplentes dos birôs de crédito, como a Serasa.  

Porém, é importante ressaltar que a dívida não deixa de existir. A pendência com o credor segue existindo e pode continuar sendo cobrada extrajudicialmente por ele (ou seja, fora do âmbito da Justiça).

Assista | Excluir dívida prescrita na Serasa: o que não te contam

O que é uma dívida “caducada”?

Quando uma dívida caduca, ela deixa de ser legalmente exigível, portanto, a empresa ou instituição credora já não tem o direito de cobrá-la judicialmente.  

No entanto, isso não significa que a dívida seja completamente apagada dos registros financeiros, apenas perde a característica de poder ser cobrada judicialmente. Embora desapareça dos birôs de crédito, ela ainda pode constar nos registros internos das instituições financeiras por um período determinado. 

A caducidade é uma salvaguarda legal que estabelece um prazo após o qual uma dívida não pode mais ser exigida por meio de processos judiciais, ou seja, as instituições credoras não podem recorrer a ações legais para recuperar o montante em dívida.  

Isso pode envolver o contato direto com o consumidor, negociações de pagamento, venda da dívida para agências de cobrança e/ou securitizadoras ou até mesmo restrição de abertura de novos serviços ou produtos financeiros até que a dívida seja quitada, a depender das políticas internas de cada instituição. 

Leia também | Prescrição: dívida de 20 anos pode ser cobrada? 

Leia também | Dívida caduca? Saiba o que acontece após 5 anos da dívida 

Por que pagar dívida “caducada”?

A questão de pagar uma dívida que já prescreveu é uma reflexão importante para os consumidores. A noção comum é que, uma vez que a dívida não pode mais ser cobrada judicialmente, não há mais necessidade de quitá-la. No entanto, essa decisão carrega implicações que merecem ser cuidadosamente ponderadas. 

Ainda que a dívida “caducada” não possa ser cobrada judicialmente, poderá permanecer nos registros financeiros internos das instituições. Isso pode influenciar as decisões futuras de crédito, como a aprovação de empréstimos ou financiamentos. Pagar essa dívida pode, portanto, remover um obstáculo potencial ao buscar crédito ou outros serviços no futuro. 

A decisão de pagar uma dívida caducada pode afetar positivamente o relacionamento com a instituição credora. O pagamento da dívida pode demonstrar boa-fé e responsabilidade financeira, o que tende a gerar mais confiança para futuros negócios com a empresa. Além disso, algumas instituições podem estar dispostas a oferecer acordos de pagamento vantajosos para liquidar a dívida. 

Pagar para aumentar o Serasa Score? Cuidado com golpes

Há muitos golpes por aí de pessoas ou empresas que tentam vender um “serviço” de aumento do Serasa Score. É importante ressaltar que não é possível pagar para ter um Serasa Score mais alto. A Serasa nunca condicionará pagamentos para aumentar a pontuação, que é sempre resultado do histórico e do momento financeiro do consumidor, com diversos fatores e influências que compõem uma pontuação mais assertiva. 

Como consultar o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.71 de 5

Artigos relacionados