Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Score Bom

Qual Score é bom para empréstimo?

Entenda as faixas de classificação do Serasa Score para saber qual pontuação é ideal para empréstimo.

Publicado em: 28 de maio de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

varias notas de dinheiro

Qual Score é bom para solicitar empréstimo? Será que existe uma pontuação ideal para aumentar as chances de aprovação?

Como o Serasa Score é uma pontuação de crédito analisada por uma série de empresas e instituições financeiras durante a análise de crédito, é importante que os consumidores saibam essas respostas

Em março de 2024, por exemplo, a busca por crédito na plataforma da Serasa cresceu 8% em relação ao mês anterior. De acordo com o Mapa Serasa Crédito, 56% dos consumidores entrevistados buscaram cartão de crédito, com valor médio pretendido entre R$1.000 e R$5.000 (60%).

Portanto, entenda qual Score é bom para empréstimo e quais hábitos financeiros ajudam a aumentar a pontuação.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa | Dicas para aumentar a pontuação

Entenda as faixas de classificação do Serasa Score

A pontuação do Serasa Score é dividida de acordo com quatro faixas de classificação. São elas:

Faixa 1: pontuação de 0 a 300

Score muito baixo. Essa faixa indica grande probabilidade de inadimplência, portanto a chance de obter crédito é considerada muito baixa.

Faixa 2: pontuação de 301 a 500

Score baixo. Essa faixa indica considerável probabilidade de inadimplência e, consequentemente, baixa chance de obter crédito.

Faixa 3: pontuação de 501 a 700

Score bom. Essa faixa indica baixa probabilidade de inadimplência e, consequentemente, boa chance de conseguir crédito.

Faixa 4: pontuação de 701 a 1000

Score excelente. Essa faixa indica probabilidade muito baixa de inadimplência e, consequentemente, muito alta chance de obter crédito.

Qual score é bom para empréstimo?

Ao entender as faixas de classificação, fica mais fácil saber qual Score é bom para empréstimos: as faixas 3 e 4, com pontuações que variam entre 501 e 1000. No entanto, o ideal é que o consumidor esteja na faixa 4 – com pontos entre 701 e 1000.

Na faixa considerada excelente, as instituições financeiras entendem que o consumidor consegue pagar suas contas e, por isso, poderá arcar com as parcelas do empréstimo.

Mas é importante esclarecer: a aprovação do crédito é sempre uma decisão da instituição financeira, que pode considerar outras informações e modelos de pontuação de crédito em sua política própria de concessão.

Leia também | Guia do Serasa Score

Como é feita a análise de crédito para empréstimo?

Cada instituição financeira estabelece seus próprios padrões de aprovação e concessão de crédito, mas há aspectos comuns na avaliação, como:

Informações pessoais

São coletados dados básicos do consumidor, como CPF, telefone, estado civil, nível de escolaridade, profissão e endereço.

Restrições financeiras

Usando os dados pessoais, a instituição financeira verifica se o consumidor tem pendências com ela ou com outros credores, o que pode afetar a aprovação do crédito.

Pontuação de crédito

Os birôs de crédito fornecem informações sobre a pontuação de crédito de cada pessoa ou empresa, como o Serasa Score.

Cadastro Positivo

As empresas podem acessar o histórico de pagamentos do consumidor no Cadastro Positivo, o que influencia a aprovação do crédito e as condições oferecidas.

Renda/faturamento

As instituições avaliam a renda mensal ou faturamento do cliente para garantir que o pagamento das parcelas esteja dentro do orçamento.

Relacionamento com a instituição

Clientes com relacionamentos de longo prazo têm mais chances de ter o pedido de crédito aprovado, pois seus hábitos de consumo e pagamento são conhecidos pela instituição.

Políticas internas

Cada instituição financeira tem critérios próprios para aprovação de crédito, podendo variar entre flexíveis e conservadores, o que pode resultar em diferentes decisões para o mesmo cliente.

Esses critérios internos podem ser alterados regularmente, dependendo da situação da instituição.

Leia também | O que pode ser usado como comprovante de residência?

Como aumentar ou manter o Score

  • Confira as dicas para aumentar o Serasa Score ou mantê-lo na faixa mais alta.
  •  
  • ●     Pague as contas em dia: manter um histórico de pagamentos pontuais tem um grande peso no Score. Por isso, pagamentos em atraso podem prejudicar a pontuação.
  • ●     Não solicite crédito em excesso: cada novo contrato de crédito acaba comprometendo a renda, o que diminui a capacidade de pagar em dia. Por isso procure manter uma relação saudável com o crédito, sabendo que poderá pagar as parcelas dentro do prazo e sem causar aperto financeiro.
  • ●     Monitore seu histórico de crédito regularmente: acompanhe as informações do Cadastro Positivo e o histórico de crédito para evitar pagamentos em atraso e identificar atividades suspeitas que possam impactar a pontuação (como vazamento de CPF e outras).
  • ●     Busque a estabilidade financeira: ter uma fonte consistente de renda pode aumentar a confiança dos credores em sua capacidade de pagar o empréstimo.
  • ●     Negocie dívidas em atraso: caso tenha dívidas em atraso, tente negociá-las e regularizá-las o mais rápido possível. Isso pode ajudar a melhorar a pontuação ao longo do tempo.

Confira seu Score no aplicativo da Serasa


O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que varia de 0 a 1.000 e reflete o histórico do comportamento financeiro e a probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados