Microaposentadoria: como planejar pausas na carreira
Microaposentadoria: como planejar pausas na carreiraData de publicação 13 de março de 202512 minutos de leitura
Publicado em: 20 de fevereiro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Uma das principais formas de pagamento no Brasil atualmente, o Pix ganhou novas tecnologias para ser feito. Bancos como Nubank e Itaú anunciaram a implementação do Pix por voz, por mensagem e por WhatsApp. Saiba, neste artigo, como funcionam essas inovações no Pix com inteligência artificial.
A pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, do Banco Central, mostrou que neste ano o Pix já superou o dinheiro como forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros.
O serviço de pagamento instantâneo foi criado pelo Banco Central (BC) em 2020, e apenas quatro anos depois já é usado por 76,4% da população.
De acordo com a pesquisa, o Pix é amplamente usado por brasileiros de ambos os sexos, de todas as classes sociais e nas cinco regiões do país.
Essa relevância levou instituições bancárias e investir em novas tecnologias para serem incorporadas ao Pix. Confira, abaixo, como elas funcionarão.
O Pix é uma forma de pagamento instantâneo e digital, onde o usuário insere uma chave Pix que identifica aquele que irá receber o dinheiro. O método pode ser utilizado tanto por pessoa físicas quanto por empresas e está disponível em diversas instituições bancárias no Brasil.
Já o Pix com inteligência artificial funciona da mesma forma do tradicional, porém conta com uma IA do banco em questão que foi criada para auxiliar o usuário a completar as informações do recebedor do Pix.
O objetivo é fazer um Pix ainda mais simples e rápido. Apesar da facilidade, o Pix com Inteligência Artificial ainda requer que o usuário confirme se os dados do destinatário e valor que será pago estão corretos.
Bancos como Itaú e Nubank lançaram, em novembro e dezembro de 2024, respectivamente, a inteligência artificial em movimentações de Pix. Confira, abaixo, como fazer um Pix via Inteligência Artificial em cada uma dessas instituições bancárias.
baixe e acesse o app do Nubank;
entre na Área Pix, clique na barra roxa e digite as informações para a IA fazer a operação para você;
Por exemplo: envie 10 reais para Maria Aparecida;
A IA vai fazer uma busca nos contatos cadastrados de Pix e, se houver uma chave Pix em nome de Maria Aparecida, a tela vai apresentar os dados;
Em seguida, o app pede que o cliente confirme se os dados do recebedor do Pix estão corretos, assim como o valor que será enviado;
Toque em ‘confirmar’ caso esteja tudo correto;
Digite a senha d4 4 dígitos cadastradas no Nubank e conclua a operação;
se preferir, você pode fazer um Pix por voz clicando no ícone do microfone e gravando um áudio com os detalhes da transferência.
você só precisa saber o valor e a chave Pix do destinatário. Caso já tenha salvo nos seus contatos, use o nome que a gente busca as informações pra você.
baixe e acesse o app do Nubank;
entre na Área Pix, clique no ícone do microfone que fica na barra roxa na parte superior da tela;
aceite a permissão de uso do microfone durante o uso do aplicativo;
grave um áudio com os detalhes da transferência: valor e a chave Pix completa recebedor do Pix;
caso já tenha salvo nos seus contatos, use o nome da pessoa e a IA do banco faz a busca as informações internas.
O Pix no WhatsApp é uma das primeiras soluções conectadas à Inteligência Itaú e utiliza inteligência artificial generativa para interagir com os clientes pelo app de mensagens e realizar transferências do dia a dia de forma automatizada e instantânea. O formato ainda está em fase de testes para um número reduzido de clientes.
Já no caso do Nubank, as transferências instantâneas via WhatsApp estão em teste e devem ser liberadas para os clientes aos poucos. Pelo WhatsApp, será possível fazer Pix usando mensagens de texto, áudio e até enviando imagens. Será preciso, também, que o usuário tenha a chave Pix da pessoa que receberá a transferência ou que ela já esteja na sua lista de contatos do app do Nubank.
Para alguns usuários a solução já aparece. Se for o caso, o caminho para usá-la é:
na tela inicial do aplicativo do Nubank, clique em “Área Pix” e, depois, em “Pix no WhatsApp”;
o usuário será transferido para o WhatsApp em uma conversa com a inteligência artificial do banco. O perfil que aparecerá deve ter o selo de verificação do WhatsApp;
no primeiro contato, a IA pedirá o seu CPF e que você autorize o contato pelo WhatsApp.
o app vai te redirecionar novamente para a conversa no WhatsApp;
para fazer o Pix, é possível: mandar um texto curto, com o nome do contato ou a chave Pix dele, e o valor que quer transferir; um áudio com as mesmas informações; ou uma imagem com essas mesmas informações;
confira as informações de quem vai receber o valor, e clique em “Confirmar";
uma tela será aberta no WhatsApp, digite nela sua senha de 4 dígitos para confirmar a sua transferência;
um comprovante da transferência será compartilhado na própria conversa.
Uma das vantagens do Pix pelo WhatsApp, é que não será precisa entrar no aplicativo do banco para concluir a transação.
Já o serviço do Itaú em fases e, por isso, é importante ressaltar o cuidado na interação com números desconhecidos. O Itaú informou que só entra em contato com seus clientes através de seus canais digitais oficiais e pelo telefone (11) 4004-4828.
O Pix com inteligência artificial é um dos serviços que vem sendo lançados para inovar atividades cotidianas usando tecnologia. Quanto mais conectados os consumidores estão, maior se torna também a necessidade de proteger suas informações no universo digital.
Para seguir se beneficiando da tecnologia, é importante utilizar serviços de monitoramento como o Serasa Premium.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 13 de março de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 13 de março de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 13 de março de 202511 minutos de leitura