Entrar

Pix fora do ar: veja o que fazer

O Pix fora do ar pode ser um problema para milhões de usuários brasileiros. Confira no artigo o que fazer nessa situação. 

mulher preocupada pois o pix esta fora do ar


Autor: Serrana Filetti

Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Muitas pessoas utilizam o Pix. Segundo a Pesquisa de Tecnologia Bancária, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2022, o número de usuários cadastrados no Pix era de 51 milhões. Isso mostra que o Pix fora do ar gera transtornos para muita gente. 

Como proceder com o Pix fora do ar? Descubra no artigo! 

Assista | Pix parcelado: como funciona?

Por que o Pix fica fora do ar? 

Se o Pix está fora do ar, pode ser sinal de instabilidade no app da instituição financeira. Outro motivo é a oscilação do próprio sistema do Pix, e não de um app específico. Ou seja, falhas relacionadas ao próprio Banco Central (BC). Nesse caso, todas as instituições financeiras terão o mesmo problema.  

Saiba o que fazer quando o Pix está fora do ar. 


Verifique o aplicativo do banco 

Uma das causas para o Pix fora do ar é a desatualização do aplicativo do banco ou da instituição financeira. Para resolver é simples:  

• Desinstale o aplicativo. 

• Em seguida, verifique a conexão com a internet. 

• Reinstale o app.  

Esse procedimento serve para verificar se o problema do Pix fora do ar é em relação ao banco ou instituição financeira. Se após a operação o usuário ainda estiver com problemas no Pix, terá de aguardar para resolver.  


Confira se há falha no sistema do próprio Pix 

Se houver falha no sistema do próprio Pix, a alternativa é esperar uma solução do Banco Central. Se o sistema é utilizado por todas as instituições financeiras, a tendência é que tudo volte ao normal rapidamente. Também é possível saber se o Pix está fora do ar só para um único usuário ou se é um problema geral.  

Para isso, entre em sites como o Twitter, por exemplo, em que as pessoas publicam em tempo real. Em seguida, digite o nome da instituição bancária e “Pix” ou palavras relacionadas no campo de busca. Por fim, veja o que as pessoas estão falando no momento.  

Se o Pix estiver fora do ar por falhas no próprio sistema, o assunto poderá estar em alta nessa ou em outras redes sociais. 

Leia também | Pix em processamento: como resolver e o que significa 

Como fazer pagamentos com o Pix fora do ar 

Se o pagamento for urgente e o Pix estiver fora do ar, é possível optar por outras formas de transferências:


TED ou DOC 

Tanto a TED quanto o DOC se parecem com os formatos do Pix. Porém, não são instantâneos. Quando uma transferência TED, por exemplo, é feita em qualquer dia da semana após as 17h, a transação só cai no dia útil seguinte. No caso do DOC, o valor será creditado na conta bancária sempre no dia útil seguinte, e dois dias úteis depois se for feito após 21h59.  

Além disso, algumas instituições financeiras cobram taxas para TED e DOC. Desse modo, é bom verificar as condições oferecidas pelo banco ou pela instituição antes de fazer qualquer transferência. 


Transfira o dinheiro para a conta da mesma instituição 

Uma das dicas para fazer pagamentos é transferir o dinheiro para a mesma agência bancária ou instituição financeira em que a pessoa tiver conta. Por exemplo: se um cliente tem conta no Banco do Brasil (BB) e precisa fazer TED para um cliente de outro banco, vale perguntar se é possível efetuar o pagamento no BB. 

Dessa forma, a operação será imediata e gratuita, assim como o Pix, se for realizada antes das 22h, em dia útil. 


Use boletos para pagar contas 

Há bancos e instituições que permitem gerar boletos de cobrança. Dessa maneira, é possível solicitar ao beneficiário que envie um boleto para fazer o pagamento em atraso. No entanto, pagamentos por boletos demoram até três dias para caírem na conta do destinatário.  

Por isso, se ele tiver urgência para receber, o ideal é esperar o Pix voltar. Uma dica é conversar e negociar a dívida.  


Pague no cartão 

Outra forma de fazer pagamento é usar a maquininha de cartão. É possível pagar com o cartão de crédito ou cartão de débito. O segundo é uma alternativa mais parecida com o Pix, pois o beneficiário receberá o dinheiro imediatamente. Fica a critério do cliente do banco ou da instituição financeira escolher a modalidade de cartão a ser utilizada. 

Caso o destinatário esteja longe, por exemplo, é possível enviar um link para pagamentos no cartão de crédito. Um exemplo de como isso acontece é com o PicPay. A pessoa pode baixar o aplicativo e cadastrar o cartão de crédito. Em seguida, pode pedir a quem vai receber a quantia um link para efetuar o pagamento. 


Saque o dinheiro 

Por fim, caso não use nenhuma das opções acima, o dinheiro ainda pode ser sacado no caixa eletrônico da instituição financeira ou em caixas da rede Banco 24 Horas. O pagamento pode ser feito pessoalmente. Assim, a pessoa pode escolher a melhor alternativa para as necessidades. 

Também pode analisar se vale a pena esperar o Pix voltar ou se o pagamento deve ser feito imediatamente. 

Conheça a Carteira Digital Serasa

A Carteira Digital Serasa também é uma excelente opção para efetuar pagamentos de boletos. Com ela dá para pagar inclusive impostos como IPTU e IPVA. A Carteira Digital também é fácil de usar e segura, pois os dados ficam protegidos. Conheça todas as funcionalidades: 

• Recarga de celular. 

• Pagamentos de boletos diversos. 

• Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome. 

• Pagamento de débitos veiculares. 

Para acessar: 

• Baixe o app da Serasa (IOS ou Android) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login. 

• Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.