Entrar

Pix em processamento: como resolver e o que significa

Descubra o que significa a mensagem “PIX em processamento” e como resolver esse problema na hora de realizar uma transferência.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 27 de abril de 2022.

O PIX chegou há pouco tempo e já mudou a forma como os brasileiros lidam com transferências e pagamentos, afinal, ele oferece praticidade para o dia a dia de muita gente. No entanto, nem todo mundo conhece as diferentes etapas que ocorrem para a conclusão de uma transferência. Entender, por exemplo, o que é o PIX em processamento e como resolver é uma das informações que pode ajudar no cotidiano.

Lançado em novembro de 2020, esse método de pagamento já ganhou muitos brasileiros e tem facilitado as transações entre empresas e pessoas físicas. Para você entender a sua dimensão, desde dezembro de 2021, ocorrem mensalmente mais de 1 bilhão de transações pelo PIX!

Com certeza um dos pontos mais importantes para esse sucesso é o fato das transferências serem instantâneas. Assim, é possível pagar contas, compras e enviar dinheiro para pessoas em tempo real. As transações ficam mais seguras e os usuários têm muito mais comodidade.

Com toda essa facilidade, raramente surgem questões em relação a esse meio de pagamento. Mas, nem sempre a transação acontece como desejado, e então costuma surgir a dúvida sobre o PIX em processamento e como resolver isso.

Para entender mais sobre o PIX e o que fazer caso aconteça um problema de processamento com você, continue lendo o texto abaixo!

Assista | O que é PIX? Como usar o PIX?

Como funciona o PIX?

Antes de saber mais sobre o que fazer caso você receba a mensagem de PIX em processamento, é importante entender o funcionamento desse pagamento.

Como dissemos, não costumam existir muitas dúvidas sobre o PIX. Afinal, ele é apenas mais uma forma de fazer transferências de valores, como o DOC ou o TED.

No entanto, ao optar por esse meio, é possível enviar dinheiro para outras contas instantaneamente. Ou seja, o dinheiro sai de uma conta e chega a outra em segundos.

Para receber um PIX, é preciso cadastrar uma chave, que funciona como um código que identifica a conta bancária. Assim, quem envia o dinheiro deve indicar essa chave PIX do destinatário.

O PIX também é muito utilizado por oferecer taxas de transação muito mais baixas para pessoas jurídicas e ser gratuito para pessoas físicas.

Leia também | O que é o Pix e como funciona em carteiras digitais?

PIX em processamento: como resolver?

Agora que já falamos sobre o funcionamento do Pagamento Instantâneo do Banco Central, vamos explicar o que acontece quando aparece a mensagem PIX em processamento.

Uma transação feita por esse meio costuma levar até 10 segundos para ser concluída. Quando o tempo de processamento excede esse período, você verá a mensagem PIX em processamento na tela do seu aplicativo ou internet banking.

Assim, é possível saber que o valor enviado ainda não chegou ao destino e será preciso esperar mais um pouco.

Por que aparece PIX em processamento e como resolver?

O Banco Central lançou o PIX para ser uma maneira mais fácil e segura de os cidadãos transferirem dinheiro entre si de forma gratuita e instantânea.

No entanto, como qualquer serviço baseado em tecnologia, o PIX também está sujeito a oscilações do sistema e instabilidade. É nessas horas que pode acontecer da transação ficar em processamento e demorar mais para ser efetivada.

Existem alguns motivos que podem causar essa instabilidade, como:

• Erro de digitação da chave PIX;
• Problemas de conexão da internet no local;
• Sobrecarga no sistema do celular ou computador que está sendo utilizado;
• Instabilidade no sistema da instituição financeira que está sendo utilizada;
• Problemas no sistema do Banco Central.

No caso de instabilidade no sistema do seu banco ou do Banco Central, é possível que esse erro esteja afetando outras pessoas também. Nesses casos, o melhor a fazer é esperar um tempo e verificar se a transação foi efetivada.

Se você tiver pressa, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento do seu banco para obter mais respostas.

Nos outros casos você mesmo pode tentar algumas ações para resolver o problema:

Verifique todos os dados

Erros de digitação são comuns, então vale a pena verificar se a chave PIX inserida está correta.

Feche o aplicativo do banco e abra novamente

Fechar e abrir o app do banco pode resolver alguns problemas pontuais de conectividade que podem estar atrapalhando a transferência.

Verifique a conexão com a internet

Para um PIX ser realizado é preciso que haja conexão com a internet. Uma instabilidade da rede pode ocasionar em falhas na transferência. Verifique se outros sites estão funcionando e, se preciso, reinicie o modem e o roteador.

Reinicie o aparelho

Pode ser que seu celular ou computador esteja sobrecarregado, com muitas tarefas acontecendo ao mesmo tempo. Uma forma de testar se esse é o problema é reiniciar o aparelho.

Como fazer um PIX corretamente?

Como dissemos, o PIX é seguro e muito prático no dia a dia de empresas e pessoas. Por isso, é fundamental saber como utilizá-lo e como evitar erros de processamento.

O primeiro passo para realizar esse tipo de transação é estar conectado à internet. Verifique a velocidade da sua rede e fique atento a instabilidades.

Uma vez conectado, você deve abrir o aplicativo que será utilizado para fazer o PIX. Além dos apps de banco, também é possível utilizar uma carteira digital, como a Carteira Digital Serasa, que permite que você centralize todos os seus gastos em um só lugar para ter mais controle sobre eles.

Com o app aberto, basta escolher a opção PIX e inserir o valor a ser enviado e a chave PIX que deve receber o dinheiro. Confira se todas as informações estão corretas e siga para a confirmação, onde será necessário informar sua senha.

Pronto! Seguindo esses passos é possível realizar uma transferência em poucos minutos.

Embora seja muito simples, pode também acontecer alguns problemas na digitação dos dados. Então, se você está pensando “fiz um pix errado e agora?”, é importante saber quais são as suas opções para tentar recuperar o dinheiro.

A forma mais fácil de fazer isso no caso de PIX errado é entrar em contato com quem recebeu o valor e tentar reaver ou pedir ajuda da instituição financeira para isso.