Como resolver Bolsa Família bloqueado
Como resolver Bolsa Família bloqueadoData de publicação 23 de julho de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 31 de maio de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O Pix vem facilitando o dia a dia dos brasileiros, por ser uma forma de pagamento rápida e simples. Porém, essa mesma agilidade também acaba deixando muitas pessoas vulneráveis a golpes e fraudes. O golpe do Pix pode ser aplicado de diferentes maneiras. Saiba quais são e como recuperar o dinheiro.
Existem vários golpes criados em torno da ferramenta de pagamento Pix, cada um organizado de forma diferente.
A pessoa recebe mensagens em nome de instituições financeiras que pedem para cadastrar uma chave Pix. Porém, esse processo só pode ser feito dentro do aplicativo oficial do banco.
Aqui, o golpe é em vendedores. O criminoso retira a mercadoria e mostra ou envia um comprovante falso de pagamento. O golpista leva o produto e depois bloqueia o vendedor. O Pix é instantâneo, então é importante conferir na mesma hora se o dinheiro caiu na conta antes de entregar um produto ou serviço.
Os golpistas fingem que fizeram um Pix sem querer e pedem o valor "de volta". Ao ser pressionado a fazer a suposta devolução, muita gente acaba caindo no golpe e transferindo o dinheiro para o criminoso.
Nesse caso, o golpista chega a de fato agendar um pagamento em Pix para a pessoa que ele aborda. Porém, assim que a vítima faz o pagamento do mesmo valor, imaginando que está apenas devolvendo o dinheiro a alguém, o criminoso cancela o agendamento. Assim, a vítima tem o dinheiro roubado e não chega a receber nada em troca.
Muito comum nas redes sociais, os golpistas fazem propagandas prometendo que a vítima terá retorno financeiro após fazer um Pix. Aqui, as vítimas podem ainda ter seus dados pessoais roubados, ao clicarem em sites maliciosos que os criminosos enviam.
É importante seguir atento porque atualmente, na maior parte das situações, ainda não é possível cancelar o Pix. Contudo, existe um mecanismo criado pelo Banco Central (BC) e que pode ser utilizado no caso de golpes para tentar reaver o dinheiro.
Se você já caiu em uma fraude, é possível pedir a devolução do dinheiro transferido via Pix, mas é preciso agir rápido.
Para esses casos, o BC criou o mecanismo especial de devolução (MED). A ferramenta é exclusiva do Pix e segue um processo para auxiliar as vítimas a receber de volta o dinheiro.
O passo a passo orientado no MED é o seguinte:
Entre em contato com seu banco, em até 80 dias da data em que você fez o Pix, para informar sobre o ocorrido e solicitar a devolução dos valores.
Registre um boletim de ocorrência (BO).
Em seguida, registre uma reclamação informando todos os dados, comprovantes e documentos, inclusive o BO registrado.
Com a reclamação feita, e se entender seu banco entender que ela faz parte do MED, a instituição deve registrar uma notificação de infração em sistema do Banco Central. Assim, o banco do suposto golpista irá bloquear os valores e ambas as instituições terão um tempo para avaliar detalhadamente o caso.
Após 7 dias de análise, se for comprovado o golpe ou a fraude, o dinheiro do pagador é devolvido em até 96 horas. Caso não haja saldo suficiente na conta de quem recebeu o Pix até o prazo máximo de 90 dias da transação original, a instituição de relacionamento do recebedor deve monitorar a conta e, assim que houver dinheiro disponível nela, o banco deve finalizar a devolução. Se as instituições concluírem que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados.
Porém, se depois desse tempo estipulado pelo BC o problema não tiver sido solucionado, a instituição orienta que o cidadão procure o Procon de seu estado, o Poder Judiciário ou mesmo registre uma reclamação no Banco Central.
Em caso de falha operacional no ambiente Pix da própria instituição bancária (como uma transação em duplicidade), o processo é outro. A pessoa deverá:
Entrar em contato com O banco, em até 80 dias da data em que o Pix foi feito, para informar sobre o ocorrido e solicitar a devolução dos valores.
O banco deve avaliar se houve a falha e, em caso positivo, em até 24 horas o dinheiro é devolvido.
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