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Como solicitar o Saque Calamidade no RS

A Caixa Econômica Federal liberou o saque do FGTS para moradores de cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado em: 8 de maio de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Tela do celular aplicativo FGTS Caixa

A Caixa liberou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos municípios afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, que desde abril atingem o estado.

Os trabalhadores de cidades que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade e tenham saldo na conta do FGTS podem começar a solicitar o saque quando a habilitação estiver concluída. Entenda quem tem direito e como fazer a solicitação.

Assista | Fique atento ao golpe do FGTS

Como funciona o Saque Calamidade

O Saque Calamidade é uma das modalidades de saque previstas para o FGTS. O Fundo de Garantia tem o objetivo de proteger financeiramente o trabalhador com carteira assinada. A cada mês o empregador deve depositar o equivalente a 8% do salário do funcionário em uma conta da Caixa Econômica.

O acesso a esse fundo está previsto em algumas situações, como o Saque-Aniversário, o saque por demissão sem justa causa ou o saque por doenças graves. Nos casos de calamidade, o trabalhador tem direito a sacar o saldo por questões de necessidade pessoal, quando um desastre natural atinge o local onde vive.

As prefeituras repassam à Caixa a informação das áreas afetadas pelo evento climático dentro do município.

Leia também | Ainda existe o saque extraordinário do FGTS?

Quem tem direito ao Saque Calamidade no RS

Têm direito ao saque moradores que foram diretamente atingidos e que têm saldo na conta de FGTS. É necessário que o município ou o estado tenha decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública, com reconhecimento do Governo Federal. 

Até a primeira semana de maio, mais de 300 cidades gaúchas haviam decretado estado de calamidade, entre elas a capital Porto Alegre. Entretanto, para a habilitação do Saque Calamidade é necessário que as prefeituras municipais entreguem à Caixa a documentação necessária. Por isso, a liberação ao saque pode ser gradativa.

A solicitação pode ser feita pelo trabalhador até 90 dias depois da validação federal da situação de emergência ou estado de calamidade.

Importante: outras situações emergenciais também podem levar à liberação extraordinária do saldo do FGTS, conforme novas informações e determinações do Governo Federal ou da Caixa Econômica. Acompanhe mais informações no site da Caixa.

Leia também | Seis benefícios sociais pagos pelo Governo Federal

Quais situações o Saque Calamidade prevê

  • Além de eventos como as enchentes e inundações, enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, a lei também prevê a liberação do FGTS em outros cenários de calamidade, como:

  • ●     enchentes ou inundações graduais;
  • ●     enxurradas ou inundações bruscas;
  • ●     alagamentos;
  • ●     inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
  • ●     precipitações de granizos;
  • ●     vendavais ou tempestades;
  • ●     vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
  • ●     vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
  • ●     tornados e trombas d'água;
  • ●     desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.

Valor do Saque Calamidade

O trabalhador pode retirar o saldo que tiver disponível na conta do FGTS na data da solicitação, desde que não ultrapasse o limite de R$6.220. Esse é o valor máximo que pode ser sacado a cada evento de desastre natural, desde que o último saque pelo mesmo motivo tenha ocorrido há mais de 12 meses.

Como solicitar o Saque Calamidade

A Caixa divulga duas formas de solicitar o Saque Calamidade: por aplicativo ou em agência física. O dinheiro só poderá ser solicitado pelos canais oficiais do banco. Confira:

Pelo aplicativo FGTS

  • ●     Baixe o app FGTS (Android e iOS).
  • ●     Ao acessar, clique em “Meus Saques”.
  • ●     Escolha a opção “Outras Situações de Saques”.
  • ●     Selecione o motivo do saque “Calamidade Pública”.
  • ●     Selecione o município de residência.
  • ●     Escolha uma das opções para receber o valor: crédito em conta bancária ou saque presencial.
  • ●     Faça upload dos documentos solicitados.
  • ●     Aguarde a análise da Caixa. Se estiver tudo certo com a solicitação, o valor será creditado diretamente na conta.

Em uma agência física

  • Ao fazer a solicitação em uma agência da Caixa, o trabalhador deve apresentar estes documentos:

  • ​ ●     Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários ou carnês de pagamentos), emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de emergência ou calamidade.
  • ●     Na falta do comprovante de residência, o titular da conta poderá apresentar uma declaração emitida pelo Governo Municipal atestando que o trabalhador é residente na área afetada. A declaração deverá ser firmada sobre papel timbrado e a autoridade emissora deverá colocar data e assinatura. Também deverão ser mencionados na declaração o nome completo, a data de nascimento, o endereço residencial e o número do CPF do trabalhador. ​
  • ●     Documento de identificação.
  • ●     CPF.
  • ●     Carteira de trabalho física ou digital ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.

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