Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saber
Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saberData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 26 de junho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O Sinapi é um dos sistemas usados para auxiliar profissionais da área de construção civil na hora de criar projetos e utilizar recursos de forma mais inteligente. Confira que é o Sinapi, sua importância para a construção civil e como utilizá-lo.
Sinapi é a sigla para Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Esse sistema padroniza a formulação dos orçamentos de obras públicas em todo o país.
O Sinapi é gerido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Enquanto a Caixa é responsável por toda a base técnica de engenharia, pelo processamento de dados e publicação dos relatórios de preços e custos, o IBGE faz a pesquisa de preço, tratamento dos dados, formação e divulgação dos índices.
O Sinapi é atualizado constantemente e informa os preços praticados de insumos e custos envolvidos na área da construção civil brasileira. Com as informações coletadas, são feitas as "tabelas Sinapi", utilizadas pelos trabalhadores da construção civil como referência.
Os Relatórios de Insumos e Composições são disponibilizados conforme a unidade da federação e separados por data de publicação.
Os dados abrangem insumos (materiais, mão de obra, equipamentos) e composições (serviços mais frequentes em obras que utilizam recursos da União).
Os preços para insumos consideram custos com os Encargos Sociais Desonerado e Não Desonerado, cujo percentual adotado consta no cabeçalho de cada relatório.
As estatísticas do Sinapi são fundamentais na programação de investimentos, sobretudo para o setor público. Além disso, também acabam servindo de referência para profissionais que atuam no setor privado.
Os preços e custos auxiliam na elaboração, análise e avaliação de orçamentos, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos.
Por isso, o sistema pode auxiliar em diversos trabalhos desse setor, incluindo a reparação, remodelação, reparo, reforma, restauração, restauro, arranjo, conserto, modificação, melhoria de espaços.
Para utilizar as informações do Sinapi, siga estas etapas:
Acesse o site da Caixa Econômica Federal.
Procure o item "Referências de preços e custos".
Clique no termo "Sumário de Publicações", que vai direcionar para um arquivo com os Relatórios de Insumos e Composições.
No arquivo, vá até "Relatórios mensais e notas divulgadas".
Escolha uma das unidades da federação, ou seja, um dos estados ou Distrito Federal.
O sistema vai direcionar novamente para outra página.
Na nova página, estarão os arquivos referentes a "Sinapi – a partir Jul/2009".
Escolha o relatório que precisa acessar e clique em cima do nome dele. Por exemplo: SINAPI_ref_Insumos_Composicoes_SP_202405_Desonerado.
O documento será baixado em formato de zip (um tipo de pasta) que vai conter todas as tabelas.
Quando o download for concluído, basta abrir cada arquivo e conferir as informações.
Por isso, é preciso sempre confirmar se aquele preço é adequado para o local onde acontecerá a construção que consta no orçamento. Avalie também outras informações, como a própria relevância do insumo no custo total do orçamento.
Também é válido consultar os documentos técnicos, como o Catálogo de Referências, que relaciona todos os insumos e composições disponíveis. Nele, é possível encontrar item a item.
Outra dica é ficar atento às medidas utilizadas nas tabelas do Sinapi. Assim, se a tabela utiliza o metro quadrado (m2), o orçamento também vai precisar seguir ou adaptar os valores.
Com essas instruções em mente, basta observar os valores e utilizá-los como base para preencher o orçamento do projeto na localidade escolhida.
Por serem uma boa forma de ter referência na hora de criar orçamentos na área de construção, as tabelas Sinapi são aliadas de profissionais da área. Entre as vantagens de usá-las estão o ganho de agilidade das decisões e a menor chance de errar na previsão de gastos, por exemplo.
Além das tabelas, o sistema disponibiliza outras ferramentas como as notas explicativas e os cadernos técnicos.
Além do planejamento de gastos orçamentários para qualquer iniciativa, o crédito também é fundamental para viabilizar sonhos e projetos.
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