Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Sinapi

O que é Sinapi e como utilizar na construção civil

Saiba o que é o sistema Sinapi, sua importância para a área da construção civil e como utilizá-lo.

Publicado em: 26 de junho de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Tela ilustrativa no celular com aplicativo CAIXA economica federal.

O Sinapi é um dos sistemas usados para auxiliar profissionais da área de construção civil na hora de criar projetos e utilizar recursos de forma mais inteligente. Confira que é o Sinapi, sua importância para a construção civil e como utilizá-lo.

Assista | Como planejar uma reforma - Serasa Ensina

Definição de Sinapi

Sinapi é a sigla para Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Esse sistema padroniza a formulação dos orçamentos de obras públicas em todo o país.

O Sinapi é gerido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto a Caixa é responsável por toda a base técnica de engenharia, pelo processamento de dados e publicação dos relatórios de preços e custos, o IBGE faz a pesquisa de preço, tratamento dos dados, formação e divulgação dos índices.

O Sinapi é atualizado constantemente e informa os preços praticados de insumos e custos envolvidos na área da construção civil brasileira. Com as informações coletadas, são feitas as "tabelas Sinapi", utilizadas pelos trabalhadores da construção civil como referência.

Os Relatórios de Insumos e Composições são disponibilizados conforme a unidade da federação e separados por data de publicação.

Os dados abrangem insumos (materiais, mão de obra, equipamentos) e composições (serviços mais frequentes em obras que utilizam recursos da União).

Os preços para insumos consideram custos com os Encargos Sociais Desonerado e Não Desonerado, cujo percentual adotado consta no cabeçalho de cada relatório.

Importância do Sinapi na construção civil

As estatísticas do Sinapi são fundamentais na programação de investimentos, sobretudo para o setor público. Além disso, também acabam servindo de referência para profissionais que atuam no setor privado.

Os preços e custos auxiliam na elaboração, análise e avaliação de orçamentos, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos.

Por isso, o sistema pode auxiliar em diversos trabalhos desse setor, incluindo a reparação, remodelação, reparo, reforma, restauração, restauro, arranjo, conserto, modificação, melhoria de espaços.

Como utilizar o Sinapi em projetos de construção civil


Passo a passo para baixar

Para utilizar as informações do Sinapi, siga estas etapas:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal.

  2. Procure o item "Referências de preços e custos".

  3. Clique no termo "Sumário de Publicações", que vai direcionar para um arquivo com os Relatórios de Insumos e Composições.

  4. No arquivo, vá até "Relatórios mensais e notas divulgadas".

  5. Escolha uma das unidades da federação, ou seja, um dos estados ou Distrito Federal.

  6. O sistema vai direcionar novamente para outra página.

  7. Na nova página, estarão os arquivos referentes a "Sinapi – a partir Jul/2009".

  8. Escolha o relatório que precisa acessar e clique em cima do nome dele. Por exemplo: SINAPI_ref_Insumos_Composicoes_SP_202405_Desonerado.

  9. O documento será baixado em formato de zip (um tipo de pasta) que vai conter todas as tabelas.

  10. Quando o download for concluído, basta abrir cada arquivo e conferir as informações.

Passo a passo para utilizar

  • Para o uso adequado de referências do Sinapi, é preciso entender a documentação técnica disponível no Sumário de Publicações, como as legendas de identificação da origem do preço. Por exemplo:

  • ●      (C) é o preço do insumo coletado pelo IBGE;
  • ●      (AS) é o valor com base no preço do insumo especificamente para a localidade de São Paulo.


Por isso, é preciso sempre confirmar se aquele preço é adequado para o local onde acontecerá a construção que consta no orçamento. Avalie também outras informações, como a própria relevância do insumo no custo total do orçamento.

Também é válido consultar os documentos técnicos, como o Catálogo de Referências, que relaciona todos os insumos e composições disponíveis. Nele, é possível encontrar item a item.

Outra dica é ficar atento às medidas utilizadas nas tabelas do Sinapi. Assim, se a tabela utiliza o metro quadrado (m2), o orçamento também vai precisar seguir ou adaptar os valores.

Com essas instruções em mente, basta observar os valores e utilizá-los como base para preencher o orçamento do projeto na localidade escolhida.

Vantagens de usar o Sinapi

Por serem uma boa forma de ter referência na hora de criar orçamentos na área de construção, as tabelas Sinapi são aliadas de profissionais da área. Entre as vantagens de usá-las estão o ganho de agilidade das decisões e a menor chance de errar na previsão de gastos, por exemplo.

Além das tabelas, o sistema disponibiliza outras ferramentas como as notas explicativas e os cadernos técnicos.

  • Dessa forma, alguns dos principais pontos de vantagem em usar o sistema são:

  • ●      Tem fácil acesso e credibilidade de informações.
  • ●      Ajuda a elaborar orçamentos com mais rapidez.
  • ●      Permite um planejamento melhor, possibilitando a inclusão de necessidade de optar por uma linha de crédito para construção ou mesmo um empréstimo.
  • ●      É utilizado principalmente como base em licitações públicas, garantindo um grau de apuração maior.
  • ●      Ampla variedade de insumos e serviços convencionais da construção compõem as tabelas de referência.
  • ●      O volume de dados forma uma boa base de insumos para negociações de preços em cada etapa de construção.
  • ●      O sistema é atualizado mensalmente, o que ajuda caso seja preciso readequar o orçamento mesmo meses após ter sido feita a primeira versão.

Conheça o Serasa Crédito

Além do planejamento de gastos orçamentários para qualquer iniciativa, o crédito também é fundamental para viabilizar sonhos e projetos.

No Serasa Crédito você simula ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor. Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou baixe o app (Android e na iOS)
  • ●     Faça login. Se ainda não possuir um cadastro, crie o seu grátis na hora;
  • ●     Selecione o serviço desejado (cartão de crédito ou empréstimo) e preencha as informações solicitadas para completar seu perfil de crédito;
  • ●     Compare as opções disponíveis para você e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do seu pedido para finalizar a contratação*.


 *A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados