Como economizar na hora de curtir os jogos da Copa?

A Copa do Qatar está chegando e o planejamento dos eventos para assistir aos jogos já começou! Descubra como economizar durante o mundial com 8 dicas práticas


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 14 de novembro de 2022

Novembro chegou e o brasileiro está contando os dias para ver a seleção entrar em campo para disputar o maior campeonato de futebol do mundo: a Copa! Em 2022, sediada no Qatar, o evento acontecerá excepcionalmente entre 20 de novembro e 18 de dezembro por conta do clima quente do país do Oriente Médio. Quem quer saber como economizar e se divertir ao mesmo tempo enquanto assiste à disputa, está no lugar certo. 

Separamos 8 dicas para aproveitar o evento sem colocar as finanças em risco. Quer saber mais? Continue a leitura!  

Como economizar na Copa

Economizar dinheiro está na “ordem do dia” em 2022, não é mesmo? Quem vai ao supermercado já deve ter percebido que comprar produtos básicos do dia a dia não está muito fácil este ano.  

Segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o grupo “alimentação e bebidas” acumulou inflação de 9,54% no ano, de janeiro a setembro de 2022. Trata-se da maior alta para os nove primeiros meses do calendário em 28 anos, ou desde o início do Plano Real. 

Driblar esse cenário é a regra do jogo para quem quer curtir o campeonato mundial de futebol sem gastar muito nem se endividar para isso. Confira abaixo as dicas que preparamos. 

8 dicas para gastar pouco e se divertir assistindo aos jogos

A Copa de 2022 deve ser assistida por 5 bilhões de pessoas, de acordo com as expectativas da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Se a audiência se confirmar, será um novo recorde para o evento, cuja edição anterior foi vista por 3,5 bilhões de torcedores. 

Aqui no Brasil, os jogos serão transmitidos na TV aberta, o que significa que não é preciso investir muito para ver as partidas. Com criatividade e cuidado, é possível “fazer a festa”, não perder nenhum lance e gastar pouco com a programação, seja em casa, seja em barzinhos ou restaurantes. Veja como:


  1. 1 - Faça a própria decoração 

Sem dúvida, enfeitar a casa e deixar o ambiente em “clima de estádio” é muito bom. Mas não deixe a empolgação levar ao exagero. É possível produzir bandeirinhas e enfeites verde e amarelo apenas usando papel, cola e tesoura.  

Se escolher adquirir itens, prefira aqueles que podem ser reutilizados em qualquer época do ano, para qualquer tipo de evento. Quer um exemplo? Uma lousa tradicional, verde ou preta, e giz branco. Custa pouco e ainda dá para usar em aniversários ou até mesmo ser um “brinquedo” para as crianças depois.  

Em dias de jogos, escrever na lousa com giz os nomes das seleções que vão jogar e o cardápio do dia sem dúvida dará um toque especial à sua decoração. 

Cornetas, perucas, bandeirinhas, tiaras, itens customizados, dá para adquirir em lojas populares investindo pouco. Ainda assim, se fizer compras dessa linha, vale a pena guardar tudo depois em uma caixa e utilizar novamente daqui a 4 anos. É preciso pensar de forma sustentável. Não é porque “custam pouco” que esses produtos precisam ser descartados.  

Leia também |Comprar televisão: dicas para economizar 


  1. 2 - Assista aos jogos em casa e divida a conta com os amigos 

Não é porque você é o anfitrião da vez que deve arcar com todas as despesas do evento, a não ser que você e seus amigos ou familiares já tenham definido que cada jogo será na casa de uma pessoa, em um revezamento, e que os cardápios serão do mesmo tipo (petiscos de boteco, por exemplo). 

O mais indicado é tratar cada jogo como um evento único (até porque não sabemos quantos jogos o Brasil vai disputar… esperamos que todos os possíveis até a final, claro).  

Defina a quantidade de pessoas que vai receber em sua casa, combine o que será servido e se vão dividir a conta por igual no fim de tudo. Para não precisar cobrar as pessoas depois, uma boa ideia é aderir ao esquema de “cada um leva uma coisa”, incluindo as bebidas.   


  1. 3 - Não precisa de camisa oficial! Utilize acessórios e camisetas nas cores do Brasil 

Comprar uma camisa oficial da seleção brasileira não é nada barato. A edição de 2022 custa em torno de R$ 350,00. Você pode utilizar camisetas básicas ou bonés nas cores da bandeira que também já entrará no clima.  

Quem gosta de esmalte e maquiagem pode também utilizar as cores da bandeira e já estar “uniformizado”.  

Se realmente quiser comprar camisetas com o tema “Brasil” para adultos e crianças, vale a pena ir a lojas de departamento (tipo C&A, Renner, Riachuelo, Marisa). Se tiver cartão de crédito, verifique se a bandeira do cartão disponibiliza cupons para essas lojas. Os descontos das parcerias desse tipo podem chegar até 20% ou mais em campanhas específicas.    

Leia também | Conheça opções de cartão de crédito online aprovado na hora 


  1. 4 - Estabeleça um limite de gastos. Se for sair, separe o dinheiro exato que quer gastar ou use um cartão pré-pago 

Colocar limites nos gastos com a Copa é fundamental! Organize suas contas e verifique o quanto pode e quer gastar com o evento. Lembre-se que, se o Brasil chegar até a final, o que todo mundo quer, serão 7 jogos para fazer muita festa. Sabendo o limite pessoal para gastar em cada partida, fica muito mais fácil não perder o controle.  

Se optar por ver os jogos fora de casa, leve em dinheiro o quanto pretende gastar ou contrate um cartão de crédito pré-pago, que é mais seguro do que andar com dinheiro em espécie. Nesse tipo de cartão, o usuário carrega o valor que quer gastar previamente. Não tem fatura depois, nem surpresas.  


  1. 5 - Assista aos jogos em praças ou locais públicos gratuitos  

Algumas prefeituras instalam telões em praças e estádios para que as pessoas assistam aos jogos nas cidades. Se gostar de multidões e agito, é uma boa ideia de diversão gratuita. Mas atenção na hora de comprar bebidas de vendedores ambulantes. Em eventos com grande público, é muito comum a tentativa de golpes no cartão de crédito, roubo de senhas e outras fraudes. Tome cuidado também para não perder os documentos.    

  1. 6 - Aproveite para completar o álbum de figurinhas 

Se estiver colecionando figurinhas do álbum oficial da Copa, aproveite os dias de jogos para tentar completar a coleção. Combine antecipadamente com os outros convidados para trocarem as repetidas no intervalo, antes ou depois da partida. 

É uma boa forma de economizar, já que houve um aumento de 100% no valor das figurinhas de um mundial para o outro e para completar os 670 espaços pode ser necessário desembolsar até mesmo R$ 3797.  


  1. 7 - Aproveite a Black Friday para comprar bebidas e petiscos  

Novembro é mês de Black Friday, temporada de descontos muito aguardada pelos consumidores e vendedores. Este ano o dia 25 será a data oficial do evento, mas os descontos já estão acontecendo. É possível aproveitar já o mês da Black Friday e adquirir bebidas e petiscos com grandes descontos.  

Procure ter conhecimento prévio dos valores reais dos produtos para avaliar se a promoção aplicada realmente é vantajosa. Na internet, é possível pesquisar a trajetória dos preços de alguns produtos nos últimos meses para ter certeza.  

Leia também | Copa e Black Friday: como economizar usando o cartão de crédito 


  1. 8 - Consulte os benefícios e promoções da bandeira do seu cartão para a Copa 

Alguns cartões oferecem cupons de desconto em lojas, restaurantes e diversos tipos de serviços e produtos. Se já tem um cartão de crédito, procure conhecer melhor o programa de vantagens da sua bandeira, como Mastercard Surpreenda ou Vai de Visa.  

Verifique se estão promovendo ações específicas para a Copa do Qatar. Até mesmo os pontos podem entrar na jogada, com aumento na pontuação.   

Se você ainda não tem cartão de crédito, abaixo a gente explica uma forma prática e segura de contratar pela internet agora mesmo. Confira!  

Assista | A preparação para a Copa aí tá como? 

Não tem cartão de crédito para fazer as compras da Copa? Conheça o Serasa Crédito!

Quem ainda não tem um cartão de crédito e quer aproveitar o momento para encontrar o cartão ideal, pode acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.  

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

  • Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

  • Complete seu perfil  Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

  • . Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras

  • Confira e compare opções  Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta"

  • Escolha o seu cartão e finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos. O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. Agora que você já sabe como economizar na hora de curtir os jogos da Copa e ainda descobriu como solicitar um cartão de crédito de forma prática, aproveite para conhecer melhor o Serasa Crédito. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!