Empréstimo sem IOF: veja o que muda no seu crédito
Entenda como a isenção do IOF pode ajudar você a conseguir crédito
Você sabia que é possível conseguir empréstimo sem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)? Sim. Por causa do Coronavírus (COVID-19), houve essa mudança que influencia diretamente o bolso de quem precisa de crédito. E para te ajudar, preparamos esse conteúdo com as orientações sobre a isenção do IOF.
IOF: significado
A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Ele é um imposto federal, ou seja, é cobrado pela União e foi criado em 1966. Mas passou por diversas mudanças ao longo do tempo.
O IOF está presente em operação de crédito, de câmbio, seguros e nas relativas a títulos e valores mobiliários. Ele é cobrado como um percentual do valor dessas operações financeiras.
Agora que você já sabe o que é o IOF, provavelmente está com várias outras dúvidas, como:
Qual o valor do IOF?
Ele tem uma alíquota única para todas as operações?
Como encontrar um empréstimo com IOF zero
Como faço o pagamento desse imposto?
Tem multa se eu não pagar o IOF?
As respostas dessas perguntas e algumas outras você encontra mais abaixo.
Qual o valor do IOF?
A alíquota do IOF, ou o percentual em que ele é representado em cada uma das operações financeiras. A taxa do IOF varia de 0,38% até 7,38% a depender do tipo de operação.
IOF – Valor em cada operação financeira
Empréstimos, financiamentos, cheque especial, rotativo do cartão de crédito = 0,38% fixo + 0,0082% por dia
Seguro = de 0,38% a 7,38% a depender do bem assegurado
Câmbio e transferências internacionais = 1,1%
Compras internacionais com cartão (crédito, débito ou pré-pago) ou com traveler cheque = 6,38%
IOF no cartão
Lembre-se de que só é cobrado o IOF no cartão, em compras nacionais, se houver atraso no pagamento da fatura. Ou ainda quando você não paga o valor integral da fatura.
No Serasa Crédito você encontra cartão e empréstimo
Como é feita a cobrança de IOF no empréstimo?
Ao saber quanto se paga de IOF nos empréstimos, é comum querer saber como é feito o pagamento desse imposto. Pode ficar tranquilo, porque não é necessário preencher nenhum formulário nem enviar comprovante para a Receita Federal.
Quando você faz um empréstimo ou financiamento, o valor do IOF é cobrado automaticamente na parcela. Ele faz parte dos valores que integram o CET (Custo Efetivo Total).
Como não há chance de escapar da cobrança do IOF, não existe multa se não o pagar. Para não pagar, você deixaria de quitar o seu crédito. Neste caso, sim, haveria multa e até mesmo a possibilidade de ficar inadimplente e com restrições ao crédito.
Empréstimo sem IOF
O Coronavírus (COVID-19) afetou a vida financeira da maioria dos brasileiros. Para aliviar o peso do crédito no bolso das pessoas, o governo decidiu reduzir a alíquota do IOF a zero.
Atenção! O IOF está suspenso apenas para o crédito da consumidores e empresas. Ou seja, para empréstimos, financiamentos, cheque especial e rotativo do cartão de crédito. A suspensão do tributo não vale para compras internacionais, câmbio ou seguro.
A isenção do IOF foi decretada no início da pandemia do Coronavírus para durar 90 dias. No entanto, no dia 3 de julho, a medida foi prorrogada por mais 90 dias.
Assim, o IOF zerado segue válido até 2 de outubro de 2020.
Com o IOF suspenso, as parcelas dos empréstimos se tornam mais baratas. E a comparação entre ofertas de crédito fica mais interessante para o orçamento.
Mesmo assim, lembre-se de simular ofertas de acordo com o seu bolso. Essa ainda é uma das melhores formas de saber qual proposta será melhor para o seu perfil.
Como simular o seu empréstimo?
O simulador de crédito do Serasa Crédito ajuda a ter uma ideia valor da parcela de um empréstimo pessoal.
Se você está em busca da menor taxa de empréstimo, confira antes as ofertas no Serasa Crédito. Assim você encontra o crédito certo para o seu perfil
Passo a passo da simulação de crédito
Informe o valor que você precisa e em quantos meses pretende pagar o empréstimo
Na mesma hora você verá o valor aproximado da parcela mensal.
A estimativa é feita com a taxa média oferecida pelos parceiros do Serasa Crédito.
Use o simulador de crédito do Serasa Crédito
Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo?
Para encontrar um empréstimo online com a menor taxa, é preciso procurar e comparar. É para ajudar você nessa tarefa que foi criado o Serasa Crédito.
Em um só lugar você encontra o crédito ideal para todo tipo de Score. E o melhor, você faz quantas simulações de crédito quiser, sem impactar a sua pontuação.
Conheça os parceiros do Serasa Crédito
O Serasa Crédito possui parceria com alguns dos principais bancos, financeiras e fintechs (startups do mercado financeiro) do Brasil. O objetivo é levar aos consumidores ofertas de cartão de crédito e empréstimo com vantagens exclusivas.
Entre os principais benefícios dessas parcerias estão taxas menores, melhores prazos e menos burocracia para conseguir o crédito. Assim, você encontra a melhor opção para a sua necessidade, com rapidez, segurança e transparência.
Estes parceiros oferecem ofertas de:
empréstimo pessoal com garantia de veículo,
empréstimo pessoal com garantia de imóvel,
Conheça os parceiros do Serasa Crédito
O que é CET?
CET é o Custo Efetivo Total de um empréstimo ou financiamento. Nele estão somados os juros, as taxas, os encargos, os tributos e o seguro. Mais do que observar a taxa de juros e o tamanho da parcela, é fundamental avaliar o CET.
Isso porque às vezes, um empréstimo tem juros menores, mas tarifas e encargos maiores. E, no fim, pode sair mais caro do que um empréstimo em outra empresa.