O que são lançamentos futuros no extrato bancário

Entenda o que são e como funcionam os lançamentos futuros que aparecem no extrato do banco. Saiba também como conferir e o que fazer em caso de lançamento indevido.

pessoa projetando lançamento futuro


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 22 de fevereiro de 2023

Quem tem conta corrente já deve ter notado no extrato bancário um local específico para lançamentos futuros. Mas o que são e como consultar esses lançamentos? Continue a leitura para entender.  

O que são lançamentos futuros?

São os valores que entrarão em conta corrente em datas estipuladas. Esses lançamentos podem ser de débito ou crédito e são informados para ajudar o cliente do banco a se planejar financeiramente.   

Com isso, é possível prever gastos, recebimentos e calcular o valor de saldo disponível na conta nos dias seguintes. 

Em um cartão de crédito, também é possível visualizar, nas faturas, os lançamentos futuros, isto é, as compras feitas de forma parcelada. Por isso, geralmente na própria conta é possível verificar as previsões de valores das faturas dos meses seguintes.  

Assista | Como manter o orçamento saudável - Serasa Ensina

Como identificar os lançamentos futuros

Na conta corrente os lançamentos futuros aparecem sempre que for identificado um agendamento de crédito ou débito na conta.  

Geralmente, nas consultas online ou por aplicativo, é possível acessar um espaço específico chamado “lançamentos futuros”. No documento impresso diretamente no banco, essa informação pode aparecer no topo ou no fim do extrato.  

Lançamentos futuros na prática

Na prática, os lançamentos futuros funcionam assim: um trabalhador que recebe seu salário todo dia 5, por exemplo, pode já ver o valor que entrará em conta caso a empresa tenha deixado programado o pagamento previamente.  

Outra situação é o débito automático de faturas de consumo, como conta de água e luz, ou pagamentos programados, que também aparecerão nos lançamentos futuros do extrato bancário.  

No cartão de crédito, os lançamentos futuros costumam aparecer no fim da fatura, intitulados como “compras parceladas – próximas faturas”.  

Geralmente os valores que serão cobrados no mês seguinte são mostrados de forma detalhada e somados ao fim.  

Para os meses seguintes, as compras parceladas costumam aparecer em sua totalidade, apenas para o consumidor saber o “valor cheio” já comprometido nas faturas futuras.  

Por que conferir lançamentos futuros?

Conferir os lançamentos futuros, seja na conta corrente, seja no cartão de crédito, contribui para a organização das finanças e para evitar desequilíbrios.  

Ao saber exatamente quanto entrará e sairá da conta, fica mais fácil fazer o planejamento financeiro, reservar o valor exato para quitar a fatura do cartão e controlar melhor as finanças pessoais.  

Segundo o Mapa da Inadimplência, o mais recente levantamento da Serasa, com dados de dezembro de 2022, 69,43 milhões de brasileiros estão com o nome restrito por conta de dívidas. Assim, é importante ter atenção e acompanhar as movimentações financeiras de perto para não fazer parte dessa estatística.  

Outro motivo para conferir os lançamentos futuros é identificar antecipadamente a cobrança de valores indevidos. Caso apareça uma entrada ou saída programada que seja desconhecida, fica mais fácil informar o banco e saber como proceder para corrigir o erro. 

Como verificar os lançamentos futuros

Para conferir lançamentos futuros de uma conta ou de um cartão de crédito, basta acessar o site de internet banking da instituição ou acessar pelo celular o aplicativo.  

Nesses canais deve constar o extrato com todos os lançamentos programados e parcelados. 

É possível também verificar os lançamentos de forma física, imprimindo um extrato no caixa eletrônico em uma agência bancária. Tenha atenção porque o serviço de emissão do extrato pode ter custos ou tarifas de emissão.  

Na fatura do cartão de crédito também é possível verificar os lançamentos futuros diretamente no documento enviado via Correios ou por meio eletrônico, ou ainda consultar no aplicativo da gestora do cartão.  

Como lidar com lançamentos futuros indevidos

Se não for possível reconhecer um lançamento futuro, o primeiro passo é tentar descobrir se realmente se trata de um débito indevido ou se houve esquecimento da transação.   

Em caso de lançamento futuro indevido, siga estes passos: 

• Entre em contato com a operadora do cartão, o banco ou a empresa que realizou o lançamento. 

• Solicite um cancelamento do lançamento ou estorno do crédito cobrado. 

• Lembre-se de anotar todos os números de protocolo, salvar e-mails e prints de tudo que possa ser usado como prova em um possível processo judicial. 

• Se o lançamento futuro indevido for no cartão de crédito, é indicado pagar a fatura em sua totalidade e na data correta de vencimento ainda assim, para evitar endividamento. Posteriormente, em ação judicial, é possível receber de volta ainda mais que o valor pago. 

• Caso entre com uma ação judicial, o juizado de pequenas causas pode julgar disputas que envolvam até 20 salários mínimos (em média), sem a necessidade de advogados. 

• Consulte diretamente o Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) para saber dos seus direitos. 

Caso o banco seja reportado, ele vai investigar o que aconteceu. Se concluir que realmente se trata de lançamento futuro indevido, cancelará o valor que estava programado.  

O mesmo ocorre para lançamento futuro indevido no cartão de crédito. O mais importante é entrar em contato com a operadora do cartão e informar que não reconhece a transação.  

5 dicas para manter as finanças em dia

  • Crie o hábito de consultar os lançamentos futuros da conta e do cartão de crédito. 

  • Utilize uma planilha financeira para lançar todos os custos, fixos e variáveis, que possui. 

  • Procure não comprometer mais que 30% da renda mensal com dívidas e financiamentos.  

  • Monitore suas operações financeiras, tanto as movimentações da conta quanto compras lançadas no cartão de crédito.  

  • Em caso de desequilíbrio financeiro, considere fazer um empréstimo para quitar dívidas rapidamente (se essa medida for necessária, evite continuar gastando e procure pagar as parcelas do crédito em dia).  

Como encontrar um empréstimo e contratar pela internet?

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita. 

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. 

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você: 


1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 


2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 


3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 


4. Confira e compare opções 

Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 


5. Finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

Continue acompanhando os conteúdos exclusivos sobre educação financeira e finanças no blog da Serasa. Até a próxima!