Picpay é seguro? Saiba tudo sobre a carteira digital
Entenda se o Picpay é seguro, como funciona e como se proteger ao utilizar os serviços dessa carteira digital.
Autor: Elaine Ortiz
Publicado em 17 de fevereiro de 2023
Será que o PicPay é seguro? Utilizar a internet e os aparelhos móveis, como telefones celulares, para cuidar da vida financeira é realidade de muita gente. Por isso, preocupações com a segurança ao fazer esse tipo de operação são cada vez mais frequentes. Afinal, a quantidade de golpes e fraudes não param de crescer.
Preparamos um conteúdo especialmente para quem quer saber mais sobre a carteira digital PicPay e os mecanismos de segurança que a empresa usa para proteger seus usuários. Continue a leitura para saber tudo a respeito.
Assista | Golpe da mão fantasma - Serasa Ensina
Afinal, o PicPay é seguro?
O PicPay é uma fintech brasileira que nasceu em 2012 no Espírito Santo. Hoje conta com mais de 60 milhões de clientes, o maior número de usuários em um app de pagamentos do Brasil, segundo dados da própria empresa. Juntos, eles movimentam R$ 6,8 bilhões em transações todo mês.
Como nasceu na internet e utilizando a tecnologia como ferramenta principal, como toda fintech a segurança é sim uma grande preocupação do PicPay. A empresa conta com um time de especialistas em segurança para proteger a conta de seus clientes.
Além disso, utiliza o PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), certificado internacional necessário para as empresas que manipulam, armazenam, processam ou transmitem dados de cartão de crédito.
A empresa também tem uma política de segurança que traça estratégias para garantir a proteção dos usuários.
O que é e quais serviços o PicPay oferece?
O PicPay é uma ferramenta de pagamentos digitais que realiza transferências de dinheiro entre pessoas que tem conta no app. Também permite fazer compras online ou pagamentos por meio de boletos, entre outras funções.
As transações são feitas por meio de um aplicativo para smartphone disponível no Google Play ou App Store.
Em 2015, o banco Original comprou parte do PicPay. Em 2017, o app lançou o PicPay PRO e abriu uma alternativa para que negócios, e não somente pessoas físicas, passassem a receber pagamentos pelo aplicativo.
Em 2019, o app lançou o saque 24 horas, rendimento de carteira em tempo real e seu cartão físico.
Atualmente, mais de 5 milhões de estabelecimentos aceitam o PicPay como meio de pagamento, seja por meio dos estabelecimentos parceiros, seja pelas maquininhas Cielo, Rede e Getnet.
Entre as facilidades que o PicPay oferece, estão:
• pagamentos de contas e parcelamentos de compras;
• conta digital para pessoa física (PicPay PRO) ou para pessoa jurídica (PicPay Empresa), com retorno de 102% do CDI;
• cartão de crédito;
• empréstimo pessoal;
• clube de empréstimos;
• PicPay Store.
Como o PicPay funciona?
O PicPay é uma carteira digital, por isso todas as operações são feitas pelo smartphone. É possível cadastrar um cartão de crédito ou transferir dinheiro por meio do pagamento de boleto, gerado no próprio app, para adicionar saldo a essa carteira.
Com esse saldo, o usuário pode fazer compras online, pagar contas ou transferir parte dele a quem também tem conta na plataforma.
Outra possibilidade é comprar em estabelecimentos físicos que também aceitam PicPay. Nesses casos, com um simples QR Code conclui-se o pagamento.
O PicPay é seguro para guardar dinheiro?
Um dos grandes benefícios do PicPay é que todo o dinheiro deixado na carteira digital como saldo rende automaticamente. Isso é um incentivo para que os usuários deixem dinheiro na plataforma como uma espécie de poupança.
Segundo a empresa, o rendimento de 102% do CDI é garantido pelo PicPay e conta com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até R$ 250 mil.
A fintech afirma manter 100% do saldo dos seus usuários investidos em Certificado de Depósito Bancário (CDB).
O lado bom desse tipo de investimento é a liquidez. Além do rendimento diário, o cliente pode sacar os valores quando quiser. E, claro, pode usar o dinheiro em todas as funcionalidades disponíveis no app.
PicPay é seguro? Quais as principais dicas de segurança para os usuários?
Separamos dicas para manter a segurança na hora de utilizar os serviços PicPay. Confira:
• Desconfie de links que chegam por mensagens estranhas. Nunca clique neles.
• Quando receber um e-mail do PicPay, confira se foi enviado pelo domínio @picpay.com. Se esse não for o remetente, não abra anexos, não clique em links, apague o e-mail na sequência e denuncie o remetente na própria caixa de e-mail como spam.
• Não compartilhe sua conta PicPay com outras pessoas.
• Nunca compartilhe seus dados pessoais com outras pessoas. Principalmente senhas e número CVV do cartão de crédito.
• Escolha senhas fortes e não óbvias, como data de aniversário, por exemplo.
• Não use a mesma senha para todas as suas contas.
• Ative a opção de dupla verificação no seu e-mail e redes sociais.
Como denunciar um golpe ou fraude no PicPay
A orientação, caso algum cliente encontre uma página ou um perfil falso se passando pelo PicPay, é denunciar o ocorrido em um formulário específico para isso.
Quais os canais oficiais do PicPay?
Além do site oficial e de WhastApp, na internet, o PicPay mantém perfis nas seguintes redes sociais:
• LinkedIn: /PicPay
• YouTube: /PicPay
• Facebook: /PicPayBrasil
• Instagram: @PicPay
• Twitter: @PicPay
• TikTok: @PicPay
As ofertas e novidades aos clientes são informadas por meio do próprio aplicativo, e-mail marketing e redes oficiais. No WhatsApp, não são realizados atendimentos.
Quais os números do PicPay no WhatsApp?
Existem cinco números, e todos contam com um selo de verificação do WhatsApp Business. Ou seja, sem o selo, não se trata de uma conta verdadeira, ok?
Validação de token de novos cadastros: +55 11 95276-0809
Comunicações oficiais PicPay: +55 11 98765-0742
Cobrança dos produtos de marketplace financeiro: +55 11 95173-5490
Comunicações de boletos a vencer: +55 12 98174-2362
Comunicações oficiais PicPay Empresas: +55 11 97723-9092
Como pedir um cartão de crédito PicPay?
Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.
Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.
Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você, incluindo um PicPay Card:
1. Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
2. Complete seu perfil
Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
3. Faça uma simulação
Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
4. Confira e compare opções
Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".
5. Escolha o seu cartão e finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.
O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.