Programa Crédito do Trabalhador: entenda tudo sobre a Medida P...
Programa Crédito do Trabalhador: entenda tudo sobre a Medida ProvisóriaData de publicação 19 de março de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 18 de fevereiro de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Por ser um programa de transferência de renda a famílias em situação de pobreza, muitas pessoas se questionam se quem tem Bolsa Família pode ter cartão de crédito. Os beneficiários do Bolsa Família podem sim ter acesso a cartões de crédito já que, entre os requisitos para participar do programa, não há qualquer proibição a esse acesso.
Porém, existem debates sobre limitações de uso do valor recebido no programa. Entenda, neste artigo, quais as regras do Bolsa Família e também quais os critérios que instituições bancárias podem pedir para liberar cartão de crédito.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa principalmente garantir renda para as famílias em situação de pobreza. Além disso, o programa busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.
Para isso, o Bolsa Família consiste na transferência de renda mensal, de no mínimo R$ 600, para famílias em vulnerabilidade. O pagamento do benefício segue um calendário divulgado anualmente.
Para receber o benefício, as famílias precisam seguir uma série de regras, entre elas, fazer o acompanhamento do calendário nacional de vacinação das crianças, além de atender ao mínimo de frequência escolar para cada faixa etária das crianças da família, entre outras condições.
Não, o Bolsa Família não proíbe que seus usuários possuam cartões de crédito ou qualquer outro tipo de acesso a crédito. Apesar disso, o programa tem foco justamente em famílias de baixa renda, ou que estão sem fonte de renda no momento.
Por isso, a recomendação é que esses beneficiários tenham cautela e só solicitem crédito que estiver dentro de seu orçamento. Isso evita que esse tipo de empréstimo se torne uma dívida futura.
Um dos pontos que está em discussão atualmente é o banimento do uso do Bolsa Família em apostas eletrônicas, as chamadas bets. O debate gira em torno de garantir que os recursos do benefício sejam usados para garantir a dignidade das famílias em vulnerabilidade e evitar que os beneficiários tenham maiores problemas financeiros, como o endividamento. Contudo, ainda não há uma regra determinada sobre o tema.
Um cartão de crédito pode funcionar como ferramenta aliada de pessoas físicas. É preciso, porém fazer um uso consciente desse método de pagamento para conseguir aproveitá-lo sem comprometer as contas e o orçamento familiar como um todo.
Existem opções que costumam ser buscadas por quem recebe o Bolsa Família. Uma delas, usada nos últimos anos, mas atualmente suspensa é o empréstimo da Caixa Econômica Federal, que era feito por meio do aplicativo Caixa Tem.
Para encontrar o cartão que melhor atenda a cada perfil, uma das ferramentas ideais é o Serasa Crédito. O serviço auxiliar na busca por cartões adequados ao perfil financeiro de cada usuário, incluindo beneficiários do Bolsa Família.
Para isso, a ferramenta auxilia na pesquisa de ofertas de cartão de crédito, mas também de outros serviços como conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 19 de março de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 19 de março de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 26 de fevereiro de 20259 minutos de leitura