Entrar

Cartão com cashback vale a pena? Saiba como conseguir o seu

Você sabe o que é cartão com cashback? Descubra como ganhar “dinheiro de volta” ao usar seu cartão de crédito e os prós e contras do serviço.

colunista Elaine Ortiz
Publicado em: 16 de dezembro de 2021.

Cartão com cashback. Você já ouviu falar sobre isso? Se respondeu sim a esta pergunta, saiba que neste artigo vamos falar tudo sobre cashback: o que é, para que serve, vantagens e desvantagens, qual o melhor cartão que oferece o benefício e como conseguir. Continue a leitura.

Cartão com cashback: o que é e para que serve?

O cashback, muito popular nos Estados Unidos desde a década de 1990, é um conceito relativamente novo no Brasil. Deve ser por isso que muita gente ainda hoje não utiliza o benefício por aqui e nem sabe do que se trata e para que serve.

A palavra “cashback” vem do inglês e significa, na tradução literal, “dinheiro de volta”. Ou seja, o cashback nada mais é do que receber de volta, em dinheiro, parte do valor que gastou em suas compras. Não é um sonho?

Para o consumidor é ótimo, pois, de certa forma, ele não está apenas gastando, mas também está recebendo de volta parte do dinheiro que usou para adquirir um produto ou serviço que ele consumiria de qualquer maneira.

Não se trata de economia, porque o gasto existiu, mas se trata de um excelente benefício que deve ser considerado cada vez mais na hora de decidir onde realizar suas compras e qual cartão contratar.

Por mais que seja um conceito novo, ele está se popularizando cada dia mais entre os brasileiros. Para se ter ideia, segundo dados de uma pesquisa relizada pela Panorama Mobile Time e a Opinion Box, 42% dos consumidores móveis do País consideram o cashback a melhor funcionalidade em um aplicativo.

E na semana anterior à Black Friday de 2021, as buscas por oportunidades de cashback subiram 38% comparado com o mesmo período no ano anterior, de acordo com informações da equipe de Insights do Google.

O cashback tem se tornado, portanto, cada vez mais, critério de “desempate”, com o qual o consumidor define suas escolhas. Paga cashback? Então faço compras nessa loja ou utilizo este cartão de crédito. Não paga? Vou procurar quem ofereça o mesmo produto ou preste o mesmo serviço, mas que tenha o cashback como benefício.

O cashback, de forma geral, serve para isso: para oferecer ao consumidor o benefício de obter dinheiro de volta a cada compra realizada. Para os lojistas e operadores de cartão de crédito, funciona como uma excelente estratégia de fidelização do cliente. É, portanto, algo positivo para todos os lados.

Leia também | Cartão de crédito para negativado é possível? Vale a pena?

Cartão de crédito com cashback: como funciona, vantagens e desvantagens

Na utilização do cartão de crédito em si, o cashback funciona de forma muito simples. Você usa seu cartão de crédito como está acostumado e depois você recebe de volta uma porcentagem do valor gasto.

É importante deixar claro que esse valor pode variar de acordo com a instituição emissora do cartão (cada uma define seu percentual de cashback), com a modalidade do cartão e até mesmo com a loja onde a compra foi realizada. Mas, no geral, a ideia é a mesma: ao fim do mês você receberá uma porcentagem de volta como crédito na sua fatura ou dinheiro na sua conta corrente vinculada ao cartão.

Mas quais as vantagens e desvantagens? Como ganhar cashback no cartão? A principal vantagem do cashback é que o consumidor tem a liberdade de utilizar os valores em novas compras de forma quase imediata ou pagar sua fatura abaixo do valor que pagaria se não existisse o cashback. Além disso, é um sistema muito fácil de ser compreendido e utilizado e é muito acessível, já que, no geral, não é necessário gastar muito para receber a recompensa.

A desvantagem mais evidente do cartão com cashback, no entanto, é o incentivo ao consumo, já que muitas pessoas podem se sentir motivadas a gastar mais só pensando no dinheiro que irá receber de volta. Quando isso ocorre, o cashback está sendo utilizado de forma inapropriada, ok?

É importante sempre utilizar o cartão de crédito de forma responsável, planejando e mantendo as finanças em dia. Gastar mais para “ganhar mais” com o cashback é uma conta que não faz sentido e não fecha.

Tome cuidado para que, tentando aproveitar um benefício, você não caia em um consumismo desenfreado que te leve ao endividamento. O bom uso do cashback está em ganhar dinheiro de volta comprando itens que você já compra regularmente e não ganhava nada com isso porque não conhecia o benefício.

Leia também | Fatura do cartão de crédito: como controlar os gastos?

Qual o melhor cartão com cashback?

Para saber qual cartão de crédito tem mais cashback e qual é o melhor cartão para você, é necessário pesquisar e comparar com rigor as opções disponíveis no mercado.

Uma forma muito simples e rápida de fazer essa busca é utilizando o Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa. Trata-se de uma plataforma na qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

No caso do cartão de crédito, é só acessar o Serasa eCred e aguardar alguns minutos que a plataforma irá pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir, o que melhor te atende, o que oferece o maior percentual de cashback, o que não cobra anuidade, enfim, o que apresenta as melhores opções para seu perfil, e solicitar na hora.

Veja como é fácil e rápido utilizar o eCred e conseguir o melhor cartão com cashback:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Leia também | Serasa eCred: o que é e como usar?

Fácil, não? Agora que você já sabe tudo sobre cartão com cashback e aprendeu a utilizar o eCred para encontrar o melhor cartão para você, continue acompanhando nossos conteúdos de educação financeira no blog da Serasa.