Cartão de crédito empresarial pode ajudar seu negócio. Entenda

Cartão de crédito empresarial é uma excelente ferramenta para empresas de diferentes portes. Descubra como funciona e quais as vantagens.

Segurando um cartão de crédito empresário que pode ajudar em seu negócio

colunista Elaine Ortiz

Publicado em: 17 de janeiro de 2022.

Já pensou em ter um cartão de crédito empresarial? Saiba que se trata de um importante aliado para empresários e microempreendedores, já que, se bem utilizado, contribui para aumentar o controle financeiro, organizar o fluxo de caixa, entre outras vantagens.

Se você quer entender como funciona o cartão de crédito empresarial, quais as vantagens do cartão para MEI e como conseguir um cartão de crédito CNPJ, continue a leitura.

Cartão de crédito empresarial: o que é e como funciona

A primeira informação que você deve ter é que o cartão de crédito empresarial não é um cartão corporativo. Explico: enquanto o cartão de crédito para empresa é utilizado para compras do negócio, o cartão de crédito corporativo é usado pelos funcionários para despesas de trabalho.

O cartão de crédito empresarial, na verdade, nada mais é do que um cartão de crédito comum: conta com um limite de crédito estabelecido pela instituição financeira que concedeu o cartão, para compras parceladas ou à vista, e uma data de vencimento da fatura, que deve ser paga em sua integralidade na data exata do vencimento para evitar altos juros no rotativo.

A grande diferença é que ele é destinado para quem é dono de empresa, seja grande, média ou pequena. E também que existem alguns benefícios e facilidades associados a ele, com objetivo de ajudar o empreendedor a gerir sua empresa.

Por isso que, quando bem utilizado, é uma excelente ferramenta para os empresários de diferentes portes, já que possibilita, por exemplo, que a compra das matérias-primas necessárias para o funcionamento do negócio seja feita sem comprometer todo o caixa da empresa.

Prazo maior e controle das despesas também são outros benefícios da utilização do cartão de crédito empresarial. Abaixo, vamos detalhar as principais vantagens de sua utilização.

Cartão de crédito MEI existe?

Sim, cartão de crédito MEI existe e também é uma ferramenta que pode alavancar pequenos negócios. Se você é um microempreendedor individual, você também pode e deve utilizar um cartão de crédito empresarial. Isso porque o MEI possui um CNPJ e quase sempre uma conta PJ (pessoa jurídica) para receber pelos serviços que presta, conseguindo assim, solicitar um cartão de crédito empresarial.

Para os microempreendedores individuais, o acesso ao crédito pode ser até mais importante. Afinal, três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil, segundo dados da pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas) em junho de 2021. E o mais alarmante é que 34% das empresas que encerraram as suas atividades declararam ao Sebrae que ter acesso a crédito poderia ter evitado o fechamento da empresa.

As vantagens para o MEI, de forma geral, são as mesmas que empresas de qualquer porte possuem ao utilizar um cartão. Mas a que mais atrai os empreendedores é o maior prazo para pagar pelos insumos que compra para o negócio funcionar, ganhando mais tempo e conseguindo receber o pagamento do cliente antes e pagar as compras depois.

Confira, abaixo, outras vantagens do cartão de crédito empresarial.

Quais as vantagens do cartão de crédito empresarial?

Seja para o Microempreendedor Individual (MEI) ou para o empresário de maior porte, o cartão de crédito para empresa é ferramenta importante. Um dos maiores benefícios da utilização deste tipo de crédito está na possibilidade de comprar os insumos necessários para o funcionamento do negócio sem comprometer todo o caixa da empresa, ganhando prazo maior para o pagamento e até aprendendo a controlar melhor as despesas da operação.

Abaixo, elencamos os principais benefícios do cartão empresarial. Confira:

1. Separação de gastos da pessoa física da pessoa jurídica

Um erro muito comum entre empreendedores é utilizar o cartão de crédito pessoal para pagar as despesas da empresa. Além de confundir tudo e não ter uma visão clara do que é gasto físico e o que é gasto jurídico, os custos podem ser muito mais caros, já que com um cartão exclusivo para seu negócio você pode contar com taxas muito mais vantajosas do que as oferecidas no crédito pessoal.

2. Prazo e parcelamento

Há um longo caminho entre a compra da matéria-prima, transformação em produto, venda e retorno financeiro com lucro para o empreendedor. Por isso, um prazo maior para pagamento das despesas do negócio contribui muito para a saúde financeira da empresa. Nesse caso, parcelar algumas compras (sempre com controle e planejamento) pode ajudar, já que dilui o impacto das despesas sobre o caixa do negócio.

3. Controle de despesas e organização financeira

O cartão de crédito é uma forma de concentrar todas essas despesas da empresa em um mesmo lugar de forma simples. Por disponibilizar uma fatura mensal, que detalha todos os gastos, organiza e dá visibilidade a tudo o que saiu do seu caixa, com o benefício de pagar em uma só conta várias despesas, eliminando boletos picados. Isso, por si só, já contribuiu para uma melhor organização financeira da empresa.

4. Segurança

Utilizar um cartão de crédito empresarial é também mais seguro. Evita que o empreendedor ande com dinheiro físico na rua e possibilita que o usuário tenha conhecimento de toda e qualquer transação feita com seu cartão. Isso porque os bancos costumam notificar os clientes sempre que há alguma atividade suspeita no seu cartão (como por exemplo, compra de valores mais altos ou em lugares e regiões que você não frequenta habitualmente).

Conta PJ com cartão de crédito é necessário?

Uma dúvida muito comum que surge é se é necessário ter uma conta PJ (pessoa jurídica) em banco para ter acesso a um cartão de crédito empresarial. A verdade é que se você possuir uma conta empresarial fica mais fácil e mais rápido conseguir crédito para sua empresa.

Mesmo microempreendedores podem e devem abrir conta PJ para organizar as finanças da empresa, separá-las das contas da pessoa física e aproveitar as vantagens deste tipo de serviço.

A boa notícia é que existem diversas instituições financeiras que abrem conta PJ para empreendedores de todos os portes e pela internet, sem nem precisar sair de casa. Bancos

digitais, por exemplo, abrem contas rapidamente, sem burocracia, sem taxas e mensalidades, bastando apenas apresentar a fotografia de alguns documentos.

Ou seja, se você tem um CNPJ ativo você já consegue ter uma conta PJ e solicitar o cartão de crédito depois disso de forma fácil e prática. Mas antes de abrir sua conta PJ fique atento se o banco ou instituição que você escolheu oferece cartão de crédito empresarial.

Cartão de crédito CNPJ: como conseguir?

Como explicamos anteriormente, o primeiro passo para conseguir um cartão de crédito empresarial é abrir uma conta PJ em um banco que ofereça produtos nessa modalidade. Depois, é só solicitar seu cartão e aguardar a resposta da instituição.

Outra alternativa se você realmente decidiu que não quer abrir um conta corrente PJ é escolher um cartão como pessoa física, mas destinar seu uso exclusivamente para a sua empresa. Se por algum motivo essa for a sua escolha, você pode fazer a simulação e solicitar um cartão de crédito de forma rápida e segura por meio do Serasa Crédito, o serviço de crédito da Serasa.

Veja como é fácil e rápido encontrar ofertas de empréstimo e cartão de crédito para você:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Qual o melhor cartão de crédito empresarial?

O melhor cartão de crédito para sua empresa sem dúvida será o cartão que melhor atender as necessidades do seu negócio. No geral, os cartões são bons, depende mais de saber fazer o bom uso – e sobre isso, a regra principal da utilização segura de qualquer cartão de crédito é pagar as faturas sempre em dia e em sua totalidade, para fugir dos altos juros do rotativo do cartão.

Tomar cuidado com a quantidade de parcelas, atentar-se para não estourar o limite e para efetuar compras somente necessárias, controlar o uso com ajuda de uma planilha ou outras ferramentas de gerenciamento do seu negócio, são outras práticas essenciais que definem se você está conseguindo fazer do seu cartão seu amigo ou se está o levando a se tornar um grande vilão das suas finanças.

Leia também | Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

Afinal, cartão de crédito pessoa jurídica vale a pena?

Sim, sem dúvida cartão de crédito pessoa jurídica vale a pena. Para empreendedores, de forma geral, como citamos anteriormente, as vantagens são visíveis. Então, se sua empresa ainda não possui um cartão de crédito, não deixe de considerar começar a utilizá-lo em breve.

Lembre-se que aqui você pode simular, analisar as diferenças e escolher o melhor cartão para você, com as melhores taxas e benefícios que mais se encaixam às suas necessidades.

Agora que você já sabe tudo sobre cartão de crédito empresarial continue acompanhando os conteúdos do blog do Serasa Crédito. E descubra mais também sobre empréstimo para CNPJ MEI. Acesse e confira!