Entrar

É possível fazer cartão de crédito sem comprovação de renda?

Fazer cartão de crédito sem comprovação de renda é possível, mas há algumas estratégias que facilitam o acesso. Saiba como conseguir o seu.

colunista Elaine Ortiz
Publicado em: 16 de dezembro de 2021.

Conseguir um cartão de crédito sem comprovação de renda é possível e não é tão difícil quanto pode parecer.

Profissionais autônomos, estudantes universitários ou quem está começando agora a utilizar serviços financeiros muitas vezes não conseguem comprovar renda e, por isso, podem ter acesso mais restrito ao crédito no mercado. Se este é o seu caso, continue a leitura. Neste artigo vamos explicar como funciona, para quem é indicado e como obter um cartão sem comprovar renda.

Cartão de crédito sem comprovação de renda: o que é e como funciona?

Cartão sem comprovação de renda não é um sonho distante. É possível ter acesso ao crédito, mesmo quando a pessoa não é um profissional CLT, por exemplo, que com seu holerite consegue comprovar sua capacidade financeira.

No mercado, atualmente, há diversas opções de cartão de crédito sem declarar renda, com benefícios e características diferentes entre si. É preciso pesquisar para encontrar o que melhor se encaixa no seu perfil. Mais abaixo a gente explica como fazer essa busca de forma simples, rápida e prática.

O cartão de crédito sem renda comprovada nada mais é do que um cartão comum, como conhecemos, com o qual você efetua suas compras, parceladas ou não, e paga somente no próximo mês, na data de vencimento da fatura.

A operadora do cartão faz uma pesquisa sobre seus hábitos financeiros, como score, e depois concede ou não o cartão, determinando um limite máximo mensal para que você o utilize. Basicamente é assim que funciona um cartão de crédito.

A diferença está na necessidade ou não de comprovação de renda para obter o cartão. É mais ou menos assim: quanto mais o consumidor consegue comprovar que tem dinheiro para pagar suas contas, mais fácil para ele é ter acesso a qualquer tipo de crédito no mercado, seja cartão, financiamento, empréstimo.

Isso porque as instituições financeiras que concedem o crédito pesquisam tudo sobre o possível cliente com o objetivo de se certificar que aquela pessoa pagará seus débitos em dia. Assim, quanto maior for o risco de “calote”, maior serão os juros aplicados.

Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado

É por este motivo que os bancos e financeiras pedem, geralmente, uma série de comprovações de renda antes de conceder crédito e, de certa forma, dificultam o acesso aos serviços para as pessoas que trabalham informalmente, por exemplo, como cerca de 30% da população ativa do mercado de trabalho brasileiro, segundo o IBGE.

Por isso é que o cartão de crédito sem comprovação de renda é uma possibilidade que ajuda muita gente que quer utilizar o meio de pagamento, que possui, sim, dinheiro para honrar seus gastos, mas que ainda não conseguem atestar isso aos bancos.

Portanto, quem não tem condições de comprovar renda, deve se esforçar para pagar todas suas contas em dia e ter uma boa pontuação de crédito. Isso colabora muito para que um cartão seja concedido ou para que um empréstimo seja efetuado, mesmo sem comprovação de renda.

Cartão de crédito sem comprovar renda: como conseguir?

Agora que você já sabe que obter um cartão sem comprovar renda é uma possibilidade, você está pronto para pesquisar e encontrar as melhores oportunidades do mercado para conseguir o seu.

O Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa, é uma ferramenta que te ajuda nessa busca. Na plataforma, você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

No caso do cartão de crédito, é só acessar o Serasa eCred e aguardar alguns minutos que a plataforma irá pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora.

No entanto, vale ressaltar que se você estiver com o nome sujo, não é garantido que um cartão de crédito será concedido. A resposta vai depender do seu perfil e das políticas internas das empresas. Por isso, é possível ser aprovado em uma instituição financeira e em outra, não.

O eCred não exerce nenhuma influência neste processo, ele apenas é um buscador que existe para te ajudar a mapear de uma vez só as melhores ofertas de cartão de crédito disponíveis no mercado, comparando as condições oferecidas por dezenas de parceiros.

Veja como é fácil e rápido utilizar o eCred e conseguir um cartão de crédito sem comprovação de renda:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Leia também | Serasa eCred: o que é e como usar?

Se nenhuma oferta de cartão aparecer para você no fim da simulação, é válido consultar sua pontuação de crédito no Serasa Score 2.0 e também verificar se existe alguma oferta de negociação de dívidas disponível para seu CPF no Serasa Limpa Nome. Estas duas medidas podem ajudar você a compreender os motivos da falta de oferta de cartão de crédito.

Leia também | É preciso ter o nome limpo para fazer cartão de crédito?

Mas afinal, cartão de crédito sem declarar renda vale a pena?

Ter acesso ao mercado de crédito é sempre muito importante. Muitas vezes, ajuda as pessoas a saírem de dívidas de forma mais tranquila – como, por exemplo, quando uma pessoa que está muito endividada faz um planejamento e solicita um empréstimo com juros menores para quitar essa dívida.

O cartão de crédito em si é um excelente aliado das finanças e também dos empreendedores e profissionais autônomos, desde que seja utilizado de forma correta. Não ter acesso a este tipo de serviço somente porque não consegue comprovar sua renda é muito ruim e até mesmo excludente. Por isso que a existência do cartão sem comprovação de renda é extremamente positiva.

Mas, para saber se vale a pena ou não ter um cartão de crédito mesmo quando não consegue declarar que possui renda, é preciso fazer uma autoavaliação e se perguntar: eu realmente tenho renda, apesar de não conseguir documentá-la para o mercado? Pedir este cartão poderá me levar ao endividamento porque, de fato, eu não tenho condições?

A orientação dos especialistas quando o assunto é sua vida financeira é sempre ficar alerta, se organizar, aprender a fazer o uso correto dos recursos para nunca se endividar. Afinal, se além de não conseguir comprovar renda você ainda ficar endividado e negativado, as chances de você obter qualquer crédito no futuro diminui consideravelmente.

Ficou claro como funciona o cartão de crédito sem comprovação de renda? Para conferir mais conteúdos de educação financeira, acesse o blog da Serasa!