Entenda tudo sobre cartão de crédito para CNPJ

O cartão de crédito para CNPJ pode ser uma ótima ferramenta para o empreendedor. Conheça as vantagens e como funciona o cartão empresarial.

Homem com vários cartões na mão escolhendo para o seu CNPJ

Foto elaine ortiz
Publicado em: 29 de novembro de 2021.

Qual o melhor cartão de crédito para CNPJ? Como funciona o cartão empresarial? Cartão de crédito MEI existe? Quais são os benefícios de utilizá-lo no dia a dia? Se você quer saber mais sobre cartão de crédito para empresa, este conteúdo trará informações interessantes para você.

De acordo com a pesquisa “Sobrevivência de Empresas” divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas) em junho de 2021, três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil.

Para conseguir fôlego nos momentos de maior dificuldade financeira e não arriscar a sobrevivência do negócio no mercado, em alguns casos o empreendedor autônomo pode usar o crédito a seu favor – e o cartão de crédito para CNPJ é uma das ferramentas que podem ajudar as empresas em seu controle financeiro.

Cartão de crédito para CNPJ: o que é e como funciona?

O cartão de crédito para empresa com CNPJ nada mais é do que um cartão comum, com um limite de crédito estabelecido pela instituição financeira e que funciona com a mesma lógica do cartão pessoal. A diferença está em alguns benefícios e facilidades associados a ele, com objetivo de ajudar o empreendedor a gerir sua empresa – claro, se bem utilizado.

Pagar a fatura em dia e de preferência em sua totalidade também é importante para o cartão de crédito para CNPJ. Afinal, quando o pagamento não é feito ou só uma parte da fatura é quitada, juros são aplicados e o usuário pode começar a se complicar com o crédito rotativo.

Leia também | Juros rotativo ou crédito rotativo: entenda o que é e como funciona

É importante esclarecer que o cartão empresarial é diferente do cartão corporativo. Enquanto o cartão de crédito para empresa é utilizado para compras do negócio, o cartão de crédito corporativo é usado pelos funcionários para despesas de trabalho (que serão verificadas e pagas pela empresa, e não pelos colaboradores).

Quais são os benefícios do cartão de crédito MEI?

Seja para o microempreendedor individual (MEI) ou para o dono de uma empresa de maior porte, o cartão de crédito para empresa é ferramenta importante.

Um dos maiores benefícios da utilização deste tipo de crédito está na possibilidade de comprar produtos e serviços importantes para o funcionamento do negócio sem comprometer todo o caixa da empresa, ganhando um prazo maior para o pagamento e até aprendendo a controlar melhor as despesas da operação.

Em um país onde empreender por necessidade é uma realidade por conta do alto índice de desemprego (são 13,7 milhões de desempregados, segundo o IBGE), ter um cartão de crédito para empresa MEI pode fazer toda a diferença para evitar a falência precoce destes pequenos negócios.

Confira os principais benefícios do cartão empresarial, sobretudo para MEI:

1. Separação de gastos de pessoa física e pessoa jurídica

Um erro muito comum do microempreendedor é utilizar seu cartão de crédito pessoal para cobrir as despesas da empresa. Além de confundir tudo e não ter uma visão clara do que é gasto físico e o que é gasto jurídico, os custos desse hábito podem ser muito mais caros. Isso porque, com um cartão exclusivo para seu negócio, você pode contar com taxas muito mais vantajosas do que as oferecidas no crédito pessoal.

2. Prazos e parcelamento

Há um longo caminho entre a compra da matéria-prima, transformação em produto, venda e retorno financeiro com lucro para o empreendedor. Por isso, um prazo maior para pagamento das despesas do negócio contribui muito para a saúde financeira da empresa.

Nesse caso, parcelar algumas compras com o cartão de crédito para empresa (sempre com controle e planejamento) pode ajudar, já que dilui o impacto das despesas sobre o caixa do negócio.

3. Controle de despesas e organização financeira

O cartão de crédito é uma forma de concentrar todas essas despesas da empresa em um mesmo lugar de forma simples.

Por disponibilizar uma fatura mensal que detalha todos os gastos, organiza e dá visibilidade a tudo o que saiu do seu caixa, com o benefício de pagar em uma só conta várias despesas, eliminando boletos picados. Isso, por si só, já contribuiu para uma melhor organização financeira da empresa.

4. Segurança

Utilizar um cartão de crédito empresarial também é mais seguro. Evita que o empreendedor ande com dinheiro físico na rua e possibilita que o usuário tenha conhecimento de toda e qualquer transação feita com seu cartão.

Isso porque os bancos costumam notificar os usuários sempre que há alguma atividade suspeita no seu cartão (como compra de valores mais altos ou em lugares e regiões que você não frequenta habitualmente).

Qual o melhor cartão de crédito para CNPJ?

Apesar das vantagens gerais, que envolvem todos os cartões para empresa, cada instituição financeira apresenta serviços e vantagens diferentes associadas a seu produto.

Existem muitos cartões de crédito PJ disponíveis no mercado, com diferentes bandeiras, isentos de anuidade ou que cobram taxas, que oferecem benefícios como programa de milhas ou que são mais simples. Tem também os destinados a empresas maiores e os específicos para empresas de menor porte.

Para saber qual o melhor cartão de crédito para CNPJ, é necessário avaliar qual oferece o melhor atendimento e vantagens para o perfil da sua empresa. Para isso, é preciso levar em consideração o porte e o perfil de gastos do seu empreendimento.

Caso a sua empresa tenha um grande giro mensal, talvez seja interessante apostar em um cartão mais completo, mesmo que haja cobrança de taxas de operação. Já se a sua movimentação for menor, um cartão mais simples e sem anuidade pode caber melhor no seu orçamento.

Uma coisa é certa: um cartão empresarial pode ser seu aliado. Vale a pena pesquisar e encontrar o que se encaixa melhor no seu negócio. Confira, abaixo, como solicitar e encontrar o melhor cartão de crédito para CNPJ.

Leia também | Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

Cartão de crédito para empresa ou pessoa física: como solicitar?

Você tem como fazer cartão de crédito com CNPJ em diversas instituições financeiras, mas, como qualquer decisão que envolve dinheiro, a escolha do cartão deve ser feita de forma cuidadosa. O ideal é nunca contratar um cartão sem procurar pelo menos outras duas opções e compará-las.

A mesma regra também vale para cartões de crédito de pessoa física. Se você ainda é daqueles que misturam as contas pessoais com as finanças da empresa e está procurando um cartão de crédito pessoal, a Serasa tem uma maneira de te ajudar: o Serasa Crédito.

Na plataforma, você encontra diversas ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades e compara as condições oferecidas por dezenas de instituições financeiras com apenas uma simulação. Veja como é simples:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a Serasa a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Mas, atenção: todas as ofertas são para pessoa física. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Agora que você já sabe tudo sobre cartão de crédito para CNPJ, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog do Serasa Crédito. Acesse e confira!