No dia a dia, você e sua família procuram dicas de educação financeira? Sem dúvida, esse é um tema muito relevante e que pode ajudar vocês a conquistarem mais segurança e tranquilidade para administrar o orçamento.

A boa notícia é que atualmente existe muito conteúdo disponível sobre o assunto na Internet, e nos mais diferentes formatos. Para quem gosta de vídeos, por exemplo, há uma série de canais que explicam conceitos de finanças pessoais de maneira simples e prática para você aplicar na sua rotina sem dor de cabeça. Pensando nisso, listamos algumas opções que você pode começar a explorar. Continue a leitura!

Qual é a importância das dicas de educação financeira?

Como já mencionamos, a educação financeira é um tema muito importante, pois ajuda as pessoas a organizarem as suas contas. Com esse planejamento, fica mais fácil planejar o orçamento para realizar sonhos ou simplesmente viver com mais tranquilidade.

Até pouco tempo atrás, esse tema era considerado um tabu e, muitas vezes, difícil de ser entendido. Mas, com a evolução da Internet e o surgimento de influenciadores que abordam o assunto de maneira didática, ficou muito mais fácil aprender.

Aliás, na Internet é possível encontrar vídeos, materiais ricos e todo tipo de conteúdo que atenda às mais diversas necessidades, independentemente da sua situação financeira: você pode aprender a economizar de forma inteligente, fazer bons investimentos e, principalmente, planejar seu orçamento da melhor forma possível para chegar aonde deseja.

Viu quantos benefícios a educação financeira pode trazer para a sua vida? Conheça, agora, alguns dos principais nomes que levam o assunto a milhões de usuários na Internet.

Dicas de educação financeira: quem são os principais influenciadores sobre o tema?

Atualmente, existem diversos influenciadores que dão dicas de educação financeira e facilitam a compreensão do público sobre o tema. Conheça mais sobre o trabalho de alguns deles:

1. Nath Finanças

A influenciadora Nath Finanças é dona de um dos principais canais do YouTube sobre educação financeira. Duas vezes por semana, ela divulga novos conteúdos relacionados ao tema, falando sobre investimentos, estilo de vida, dicas de educação financeira, economia doméstica e muito mais.

Já nas redes sociais, a influenciadora produz conteúdo com mais frequência e traz dicas mais pontuais e rápidas para quem deseja, por exemplo, sair do vermelho, começar um controle financeiro, dar os primeiros passos para começar a investir, viajar com pouco dinheiro, entre outros. Para quem quer mudar sua situação financeira e precisa de dicas práticas, vale a pena começar a seguir a Nath.

2. Nathalia Arcuri (Me Poupe)

Nathalia Arcuri é jornalista e se tornou uma das principais referências quando o assunto é educação financeira. Ela também é a autora do livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, com mais de 500 mil cópias vendidas.

A influenciadora produz conteúdo para o canal Me Poupe!, que já tem mais de seis milhões de seguidores no YouTube. A página traz dicas de educação financeira para quem busca fazer renda extra, cortar gastos e entender, de forma descomplicada, o que acontece na economia e no mercado financeiro.

Um dos grandes diferenciais de Arcuri é que a jornalista trabalha com uma linguagem acessível e bem humorada, o que facilita a compreensão até mesmo de temas complexos.

3. Canal Financeiro

O Canal Financeiro é feito pela jornalista Nilce Moretto e o economista Luiz Persechini e traz dicas valiosas de investimentos e finanças pessoais, sempre de forma descontraída.

Novos vídeos são publicados uma vez por semana, trazendo informações importantes sobre o cenário econômico, investimentos e economia doméstica. Vale a pena conferir.

4. Gabriela Mosmann

Gabriela Mendonça é graduada em Economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e atualmente faz mestrado em Finanças, também pela universidade gaúcha.

Hoje, ela está entre as principais influenciadoras de educação financeira e oferece em seu canal do YouTube dicas valiosas para colocar as contas em dia e investir de forma inteligente, de acordo com os seus objetivos e perfil.

O canal da Gabriela Mendonça – ou Gabriela Mosmann, como se apresenta no YouTube – é interessante para quem busca uma visão mais abrangente sobre a economia. Isso porque, graças à sua formação, a influenciadora sempre aborda temas pertinentes sobre o cenário econômico atual e que podem influenciar na escolha de investimentos ou mesmo nos gastos do cotidiano.

5. Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é uma das principais referências em educação financeira no país. Ele é mestre em Finanças, graduado em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e autor de 16 livros. Entre os mais populares, está o título “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, que traz orientações específicas para aqueles que desejam administrar o orçamento a dois. Com mais de 1 milhão de cópias vendidas, o livro fez tanto sucesso que deu origem ao filme “Até que a Sorte nos Separe”, estrelado por Leandro Hassum.

Em seu canal do YouTube, Cerbasi traz dicas de educação financeira e investimentos, tanto para os iniciantes quanto para aqueles que querem se apropriar do tema para melhorar suas escolhas. Além disso, ele também explica como se preparar para o futuro, alcançar a independência financeira e se aposentar com mais qualidade de vida, por exemplo.

E não para por aí: no canal e redes sociais do Cerbasi, você também vai aprender como se preparar para imprevistos, otimizar a gestão das finanças empresariais, para quem está empreendendo, e muito mais.

6. Serasa Ensina

Você já conhece o Serasa Ensina? O canal da Serasa traz dicas valiosas sobre educação financeira tanto para quem precisa colocar as contas nos eixos quanto para aqueles que querem se manter informados sobre as novidades no cenário econômico e planejar melhor o uso do dinheiro.

Além disso, no canal você encontra muitos conteúdos relacionados aos produtos da Serasa para entender como eles podem te ajudar a melhorar a sua vida financeira: você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o Serasa Score, Serasa Limpa Nome, Serasa eCred, Carteira Digital Serasa, Serasa Premium e sobre o Cadastro Positivo.

Mas, se você prefere aprender lendo, o blog Serasa Ensina também é uma opção. Quer ficar por dentro das principais dicas de educação financeira? Continue acompanhando os nossos conteúdos!

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora