Com a mudança de rotina por causa do novo Coronavírus (COVID-19), muitas pessoas passaram a trabalhar de casa. Até poucas semanas atrás, o famoso home office era conhecido só por uma pequena parcela da população. Depois das medidas de isolamento social, muitas empresas tiveram que adotar o trabalho remoto para proteger a saúde dos funcionários.

Com a rotina de pernas pro ar e preocupações extras na cabeça, é difícil ter concentração e disposição para trabalhar. Para te ajudar, listamos algumas dicas para deixar o home office mais produtivo e agradável na quarentena. E com isso, te ajudar nessa adaptação.

Como sempre, vamos partir do básico…

O QUE É HOME OFFICE?


O termo, em inglês, é a união das palavras casa (home) e escritório (office). Então, o significado de home office é trabalhar em casa. E fazer isso com todas as distrações que temos no dia a dia é um belo desafio. Como manter a produtividade fazendo home office na quarentena?

Consulte grátis seu Score

DICAS PARA HOME OFFICE PRODUTIVO

Monte seu “escritório” em casa

É importante lembrar que essa é uma situação temporária, mas vai exigir algumas mudanças. No escritório, o ambiente é todo pensado para o trabalho. Na sua casa não é bem assim. Então, comece organizando um ambiente em que você consiga realizar suas tarefas.

O ideal é buscar um lugar bem iluminado, organizado e que tenha uma mesa e cadeira disponíveis para ser seu “escritório em casa”. Nem todos tem espaço ou materiais suficientes para montar esse ambiente, mas não se desespere.

Use a criatividade para adaptar seu ambiente sem ter gastos extras. Monte seu home office na quarentena com o que você já tem em casa. O importante é separar um lugar para ser seu novo posto de trabalho.

Compare grátis seu crédito

Se arrume para o trabalho e mantenha sua rotina

A gente sabe que a tentação de ficar de pijama o dia todo é grande. Mas manter hábitos que te lembrem da sua rotina normal podem ser eficientes para fazer seu cérebro trabalhar a seu favor.

  • Procure acordar e dormir nos mesmos horários para manter um sono saudável.
  • Tome banho ao levantar e se arrume como se fosse sair.
  • Não precisa vestir terno e gravata, jeans ou roupas desconfortáveis.

O importante é se programar como se fosse trabalhar, mesmo se for sair do quarto para a sala. Essa prática ajuda a manter a rotina, a confiança e evita a preguiça.

Organização em primeiro lugar

Além de ter um ambiente organizado para trabalhar, é importante organizar muito bem suas tarefas. Faça um planejamento diário e siga sua agenda. Uma boa dica é listar todas as atividades que precisam ser feitas no dia.

No escritório, é essencial ter metas e horários determinados para otimizar seu tempo. Nesse caso, em casa a organização é ainda mais necessária para evitar as distrações. Tente determinar um horário para cada atividade e siga de forma rígida. No final do dia, se esforce para que todos os itens da lista tenham sido feitos.

Proteja seu nome agora

Foco no trabalho

Tente não deixar que as tarefas de casa e outros assuntos pessoais invadam sua agenda de trabalho. A hora de lavar louça, fazer comida, estender as roupas ou fazer faxina devem ocupar outro espaço na sua agenda e não no seu horário comercial.

Evite deixar a TV ligada ou celular perto sem necessidade enquanto trabalha. Se você tiver horário para tudo, é mais fácil relaxar de verdade quando você estiver fora do horário comercial. Assim você aproveita seu tempo livre sem culpa.

SEGUE QUE É SUCESSO
5 dicas do que fazer na quarentena
Dicas para a saúde mental e financeira na quarentena
Coronavírus: 10 dicas para cuidar das finanças

Se comunique com sua equipe

A comunicação é crucial para o bom andamento do trabalho. Quando estão todos no escritório, é mais fácil compreender o andamento das tarefas, as coisas são facilmente resolvidas verbalmente.

Com todos em casa, é preciso ligar, mandar mensagem, fazer reuniões constantes, ter uma outra rotina de comunicação. Portanto, é preciso saber comunicar claramente o que está fazendo, prazos de entrega e dificuldades nas atividades executadas.

Fazer breves reuniões para começar e finalizar o dia pode ser útil para a equipe ficar atualizada do contexto geral e tirar a sensação de isolamento. Essa mudança pode ter sido repentina no seu caso, mas o essencial é saber tirar proveito dessa situação. É um momento que exige bastante empatia e paciência, por parte de líderes e liderados.

Reserve tempo para intervalos

Não se esqueça de reservar pequenos intervalos para se movimentar, levantar um pouco da mesa, andar pela casa, comer e beber água. Não é porque o trabalho é remoto que você deve fazer tudo sem parar. Incluir pequenas pausas a cada duas horas ajuda na concentração e te deixa mais focado nas atividades.

Preste atenção no descanso

Com o isolamento e a crise, é natural que as pressões do trabalho tomem proporções maiores agora. Ter tempo para descansar e ter momentos de lazer, mesmo que em casa, ajudam a aliviar as tensões. Se quiser ter ideias do que fazer no seu tempo livre, fizemos uma lista de atividades para se divertir nessa quarentena.

Saiba ser flexível

Mesmo com um planejamento de horários e foco no trabalho, é preciso saber que cada um tem seu ritmo. Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras na parte da noite, alguns respondem melhor interagindo sempre com os colegas e outros conseguem focar melhor dirigindo toda a atenção em uma atividade de cada vez.

É importante respeitar sua individualidade e se conhecer bem para montar sua rotina de home office. Mesmo com todas as dicas, a coisa mais importante é testar até achar o modelo ideal de trabalho para você!

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora