Entrar

Aplicativo da Serasa permite pagamento de multas, IPVA e licenciamento de veículos sem sair de casa

Parceria com a Zapay simplifica a rotina de proprietários de veículos em 22 Estados e permite parcelamento de débitos

Fevereiro de 2022 Por meio de uma parceria com a Zapay, startup especializada no pagamento e parcelamento de débitos veiculares, o aplicativo da Serasa passa a oferecer mais agilidade e segurança para os brasileiros na consulta gratuita e no pagamento de débitos automotivos, como multas, IPVA, licenciamento e taxas.

Em um fluxo 100% online, o consumidor consegue verificar, de forma gratuita e simplificada pelo aplicativo, quais são os valores pendentes e futuros junto a 22 DETRANs de todo o país.

A novidade representa mais um passo na estratégia da Serasa de oferecer uma gama de soluções financeiras em um mesmo ambiente e se tornou possível 4 meses após o anúncio da aquisição da PagueVeloz, fintech brasileira de pagamentos e recebimentos digitais. De acordo com Lais Gabriel, especialista da Serasa, “No ano passado, nosso aplicativo somou mais de 30 milhões de downloads.

Pensando nessa jornada de cobrança completa, a parceria nos permite atender uma necessidade dos proprietários de veículos, que agora podem consultar, pagar e parcelar seus débitos veiculares em um só lugar, com condições que cabem no seu bolso”, explica.
Entre as facilidades, destaca-se o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito ou a quitação à vista por PIX e boleto. Com o aumento médio do IPVA em 22%, conforme previsão do mercado, o parcelamento é uma alternativa para manter os débitos em dia e continuar circulando com o veículo. Dados da Zapay revelam que em 2021 foi registrado um aumento de 23% no volume de multas no Brasil.

“A parceria consolida o nosso propósito de desburocratizar os processos de pagamento junto aos órgãos e facilitar a vida dos condutores”, destaca Callebe Mendes, CEO da Zapay. “Por meio do aplicativo da Serasa, o usuário conseguirá resolver pelo celular as pendências de forma ágil, dinâmica e segura, inclusive evitando eventuais fraudes”, complementa.

A Serasa informa que o serviço de consulta e pagamento de débitos automotivos em seu aplicativo, disponível na GooglePlay e App Store, encontra-se em fase de testes.

Proprietários de veículos emplacados na Bahia, no Ceará e no Paraná podem encontrar, no momento, alguma instabilidade. Assim que todos os testes forem concluídos, a ferramenta estará totalmente apta para uso nos 25 Estados em que a Zapay está presente.
Mais informações sobre quais débitos veiculares podem ser pagos e como funciona a parceria da Zapay e Serasa estão disponíveis na página do produto: https://www.serasa.com.br/carteira-digital/serasa-e-zapay-veja-como-consultar-debitos-do-veiculo-online/

Como quitar os débitos do meu veículo?

1º Passo – Baixe o Aplicativo

Caso ainda não tenha o Aplicativo da Serasa no seu dispositivo móvel, baixe-o no Google Play ou Apple Store, digite seu CPF e preencha um breve cadastro.

2º Passo – Acesse a área de pagamentos

No menu inferior da tela, clique em “Pagar” para acessar as opções de pagamento disponíveis na sua conta Serasa.

3º Passo – Acesse a área do veículo

Na tela de pagamentos, clique na opção “Débitos veiculares”.

4º Passo – Localize o seu veículo

Para verificar o IPVA, multas, licenciamento e taxas do seu veículo, digite a placa dele, leia e concorde com os Termos de Uso e Política de Privacidade para uso da funcionalidades, e clique em “Consulte e pague”. Caso solicitado, selecione o Estado onde seu veículo está registrado.

5º Passo – Confirme os dados relacionados ao veículo

Para garantir autenticidade e segurança na consulta, informe os dados solicitados, bem como o número do RENAVAM e clique em “Continuar”.

6º Passo – Selecione os débitos a serem pagos

Caso seu veículo tenha algum valor em aberto, eles serão exibidos na tela. Selecione os débitos que deseja pagar, a forma de pagamento e clique em “Pagar Agora”. Prossiga para efetuar o pagamento em um ambiente seguro.

7º Passo – Acompanhe o pedido

Após o pagamento, na área do seu veículo (ver passo 3), um e-mail será disparado para o endereço que você incluiu no ato do pagamento com o Pedido e status do pedido (caso não localize o e-mail, verifique a caixa de spam). Com o protocolo será possível acompanhar o pedido no portal da Zapay. Para isso basta acessar o site oficial da Zapay , clicar no botão “Meus Pedidos” no canto superior direito da página e inserir o código do pedido.

Sobre a Serasa

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Virta Comunicação Corporativa
serasa@agenciafr.com.br