Serasa alerta consumidores e dá dicas para evitar fraudes durante o Feirão Limpa Nome

Durante os primeiros dias do Feirão Serasa Limpa Nome, atendentes da empresa reportaram casos de consumidores que sofreram golpes ao se depararem com negociações e acordos atrativos. Os casos aconteceram, principalmente, por aplicativos de mensagens ou por meio de sites falsos que oferecem negociações fraudulentas e acordos atrativos para chamar atenção do usuário.

Diante da preocupação com os usuários que procuram renegociar suas dívidas e para reduzir riscos em períodos de grandes ofertas, a Serasa disponibiliza materiais informativos em seus canais, como o Serasa Ensina – que traz exemplos reais – para ajudar o consumidor a identificar ou ao menos suspeitar de algumas abordagens e solicitações fraudulentas.

Homem confuso ao receber uma negociação fraudulenta na época do feirão limpa nome e discutindo no telefone

Além disso, a empresa adota tanto medidas preventivas de monitoramento de empresas com indícios de fraude e/ou uso indevido de suas marcas e identidade visual, quanto medidas reativas para solicitar aos provedores a retirada de páginas do ar a fim de evitar que os consumidores sejam vítimas.

“Devido ao alto volume de busca por renegociações e ofertas de acordos diferenciados no período do Feirão, as tentativas de fraudes podem aumentar. É muito triste ver pessoas que estão buscando renegociar suas dívidas para sair da inadimplência serem enganadas e, em muitos casos, terem prejuízos financeiros. É fundamental que o consumidor tenha certeza de que ele está fazendo uma negociação segura pelos canais oficiais da Serasa”, comenta a gerente do Serasa Limpa Nome, Aline Maciel.

Além da importância de os consumidores realizarem negociações apenas por meio dos canais oficiais, a Serasa listou algumas dicas para evitar situações fraudulentas:

1. Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por pessoas conhecidas

Os aplicativos mensageiros (como WhatsApp e Telegram) e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos. Muitas vezes os consumidores podem receber mensagens com um boleto (muito semelhante a um original) pronto para o pagamento: fique de olho, inclusive, no beneficiário.

2. Na dúvida, não clique

Muitas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a solidariedade, a curiosidade, a facilidade, os benefícios, entre outros. Podem ser mensagens do tipo “Sua fatura do mês chegou” ou “Temos uma oferta imperdível”: na dúvida, não clique.

3. Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação

O crime do furto de dados pessoais pode começar em uma promoção tentadora que remete a uma tela falsa e um site falso muitas vezes é difícil de ser identificado porque simula o site real. Neste caso, é preciso estar atento a três elementos no endereço eletrônico: possuir o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição site seguro. Se não encontrar, desconfie.

Além do atendimento presencial nas tendas, a Serasa lembra que os consumidores também podem fazer suas negociações por meio dos canais digitais ou em uma das agências dos Correios parceira (taxa de R$3,90 para consulta):

Canais oficiais

Serviço Tenda Serasa Limpa Nome 2021:

Quando: De 15 a 19 de março das 8h às 20h

Local e horário de atendimento:

· São Paulo: Largo da Batata (Av. Brigadeiro Faria Lima, S/N, Pinheiros, CEP: 05424-050, São Paulo/SP) São Paulo – atendimento das 8h às 20h

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.