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Revendedora Avon: confira 10 estratégias para aumentar suas vendas

Relacionamento com o público, promoções criativas, pronta entrega e muito mais: saiba como aumentar seus ganhos como revendedora Avon

Ganhe dinheiro com Avon

Seja para levantar uma renda extra ou formar sua receita principal, ser uma revendedora Avon é uma ótima estratégia para ganhar dinheiro. Você sabia que o Brasil está entre os países que mais consomem cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal no mundo? Por isso, investir nesse mercado pode ser uma excelente opção de negócio.

Mas, para conseguir bons resultados, além de dedicação, é preciso traçar estratégias para atrair e fidelizar a clientela. Pensando nisso, separamos 10 dicas que podem ajudar a aumentar as suas vendas. Confira a lista e veja quais dessas ações você já pode colocar em prática:

1. Use os produtos que você revende

Esqueça que você é uma revendedora Avon e pense, agora, como uma consumidora: você sente mais vontade de comprar um produto que só viu na revista ou um indicado por alguém que já usou? Certamente você ficou com a segunda opção.

Uma das melhores estratégias para vender um produto é saber muito sobre ele. Aproveite que você tem descontos nos produtos da Avon e, quando for fazer seus pedidos, separe pelo menos um item para usar. Dê preferência aos lançamentos ou àqueles que estão com descontos especiais – que provavelmente farão mais sucesso nas divulgações.

Nas suas redes sociais, você pode postar fotos ou vídeos usando esse produto. Fale sobre os seus benefícios e apresente aos seus clientes diferentes maneiras de usá-lo. Ao demonstrar mais segurança, fica mais fácil convencer o seu público a comprar.

2. Peça opiniões para os seus clientes

Mais do que se esforçar para fechar uma venda, para conseguir resultados a longo prazo você também precisa oferecer um bom atendimento para os seus clientes após a entrega dos produtos.

Depois de alguns dias, entre em contato com o cliente para perguntar o que ele achou da compra. Essa é uma ótima forma de aprender mais sobre os produtos e conseguir oferecer novas informações para outras pessoas. Além disso, essa estratégia pode até servir para lembrar os clientes de usar os produtos de forma contínua, o que pode aumentar a frequência de compra.

3. Tenha cartões de visita

A cada campanha, a Avon disponibiliza uma revista digital para as revendedoras compartilharem as novidades com seus clientes via WhatsApp, por exemplo. Além disso, você também recebe catálogos físicos, não é mesmo? Que tal investir em um cartão de visita para enviar junto com eles?

Além de ajudar a divulgar os seus contatos, os cartões de visitas podem ser usados para criar um “programa de fidelidade” ou ação relacionada. No verso do cartão, você pode incluir um programa de recompensa para os clientes e oferecer descontos ou brindes depois de compras recorrentes, por exemplo. Essa é uma estratégia simples, mas que pode incentivar as pessoas a comprarem sempre com você.

4. Esteja sempre com seus catálogos

Pense nos seus catálogos Avon como uma loja. Se você os carregar sempre, fica mais fácil fechar uma venda sempre que surgir uma oportunidade.

Antes de deixar o material com alguém, lembre-se de colar uma etiqueta com o seu nome, telefone e e-mail. Assim, quando seus clientes precisarem tirar dúvidas ou quiserem fazer um pedido, vão saber facilmente onde te encontrar.

5. Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. No Brasil, as que mais movimentam a economia são:

  • Carnaval (fevereiro ou março).

  • Dia da Mulher (8 de março).

  • Dia das Mães (2° domingo de maio).

  • Dia dos Namorados (12 de junho).

  • Dia dos Pais (2° domingo de agosto).

  • Dia das Crianças (8 de outubro).

  • Natal (25 de dezembro).

Embora muitos consumidores escolham comprar presentes para essas datas de última hora, você, revendedora, deve se antecipar para não perder nenhuma oportunidade. Fique de olho no calendário e comece a sondar o seu público com antecedência para entender o que eles pretendem comprar nessas ocasiões. Assim, você pode fazer um pequeno estoque para ter itens a pronta entrega em casa e montar kits presenteáveis, por exemplo.

Além do mix de produtos, use sua criatividade para criar diferenciais para o seu serviço. Lembre-se: datas comemorativas são ótimas oportunidades para atrair novos clientes, e com um bom atendimento, você aumenta as suas chances de fidelizá-los o ano todo.
Você pode oferecer uma embalagem especial, dar um descontinho na próxima compra para quem recomendar um amigo ou até oferecer um brinde que combine com a data e o produto comprado. No Carnaval, por exemplo, um glitter pode ser um ótimo acessório para as clientes que adquirirem um delineador e sombra coloridos. No Dia das Mães, o brinde pode ser um cartão. Conheça as necessidades do seu público e use a criatividade!

6. Indique produtos da mesma linha

Em uma loja física ou virtual, você já deve ter notado que os produtos da mesma categoria costumam ficam próximos. Isso porque, no dia a dia, esses itens podem ser usados de forma conjunta – e as empresas que sabem explorar isso conseguem vender mais. Que tal se inspirar nessa estratégia para revender seus produtos Avon também?

No catálogo, você vai encontrar diversos itens de maquiagem, perfumaria e higiene pessoal que fazem parte da mesma linha. Leia tudo sobre eles e, na hora de vender, explique aos seus clientes por que pode ser interessante usá-los em conjunto.

Se uma cliente compra um perfume, indique para ela a loção hidratante com o mesmo aroma, por exemplo. Assim, ela pode sentir o cheirinho que tanto gosta até na hora de dormir, quando não for usar o perfume. Fez um pedido de um colar? Mostre os brincos que combinam com ele. As possibilidades de combinações são inúmeras.

7. Não se esqueça do público masculino

Muita gente não sabe, mas o mercado de cosméticos masculinos tem crescido muito nos últimos anos. De acordo com um levantamento feito pela Minds&Hearts, uma empresa especializada em pesquisas comportamentais, 45% dos homens brasileiros buscam informações sobre higiene pessoal, perfumaria ou cosméticos para necessidades específicas masculinas nos meios de comunicação. E os cuidados faciais são o maior interesse deles: a pesquisa revelou que um em cada três homens usa algum produto para tratar a pele do rosto. Esses números te surpreenderam?

No dia a dia, muitas revendedoras se esquecem dos clientes masculinos e podem perder boas oportunidades de alavancar as vendas. Além do consumo próprio, lembre-se que os homens também podem comprar itens para mulheres da família, como esposa e filhas, por exemplo. Você tem divulgado os produtos Avon para os homens da sua rede de contatos? Se não, é hora de começar a pensar nessa estratégia.

8. Clientes indecisos? Fale sobre a política de devolução da Avon

O consumidor que comprar um produto Avon e não se sentir satisfeito tem o direito de devolver o item em até sete dias e pedir reembolso, mesmo que o produto já esteja aberto e tenha sido utilizado algumas vezes.

Falar sobre essa política pode ser um ótimo argumento de venda para tranquilizar o cliente que ainda está inseguro para comprar.

9. Invista em produtos a pronta entrega

Ter alguns produtos em casa é sempre interessante facilitar as vendas. Mas, atenção: para não ficar com itens parados, dê preferência àqueles que seus clientes costumam comprar com mais frequência, os lançamentos ou aqueles produtos que estão com descontos maiores, que fazer mais sucesso pelo preço atrativo.

Ao receber o dinheiro das vendas, separe o valor necessário para pagar seu boleto Avon e, sempre que possível, reserve um montante para investir na compra de novos produtos para pronta entrega.

10. Permita que seus clientes experimentem produtos

Além dos produtos à pronta entrega, você também pode investir em amostras para distribuir a alguns clientes. Para aproveitar melhor esse material, estude o seu público e conheça suas preferências para sugerir, inclusive, novas possibilidades de uso dos produtos.

Quer um exemplo? Se você tem uma cliente que gosta de maquiagem e comprou um pó compacto, pode enviar uma amostra de batom e pedir para ela experimentar usar os dois produtos juntos: basta aplicar uma camada de batom, tirar o excesso, passar uma fina camada do pó compacto e, depois, passar o batom novamente para aumentar a durabilidade da cor. Você pode encontrar dicas de maquiagem simples e valiosas nos próprios canais da Avon.

Gostou das dicas? Esperamos que com elas você possa alcançar resultados cada vez melhores como revendedora Avon.

Além dessas estratégias, você pode aumentar suas vendas por meio das redes sociais. Quer saber como aproveitá-las? Confira as dicas que preparamos para você.