Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Apagao Cibernetico

Apagão cibernético: entenda o que aconteceu

Entenda o que é um apagão cibernético, o que aconteceu no apagão global de 19 de julho e relembre outros casos semelhantes ocorridos no Brasil.

Publicado em: 19 de julho de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 5 minutos

Texto de: Time Serasa

imagem com um site

No dia 19 de julho de 2024, um apagão global causou problemas em vários sistemas tecnológicos pelo mundo, incluindo de bancos, aeroportos e hospitais. No Brasil, os impactos foram menores, mas ainda assim houve relatos de instabilidade em aplicativos bancários.

O apagão ocorreu devido a uma falha durante uma atualização do sistema de uma empresa dos Estados Unidos, que trabalha com segurança digital. Vale destacar que não existiu ataque cibernético, e sim uma falha interna da companhia.

Entenda o que é um apagão cibernético, o que aconteceu no apagão global e como se prevenir de futuros apagões.

O que é um apagão cibernético?

Um apagão cibernético ocorre quando um sistema de tecnologia é interrompido (por diversos motivos, que podem ser desde falhas internas até ataques de hackers). Quando isso ocorre, o sistema para de funcionar, podendo causar transtornos como perdas de dados, paralisação do funcionamento de outros sistemas conectados a ele e, até mesmo, suspensão de serviços.

Apagão global: o que aconteceu?

Um apagão global ocorrido na madrugada desta sexta-feira paralisou serviços em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia. O problema ocorreu durante uma atualização do Falcon, um software da empresa CrowdStrike, que fornece serviços de segurança digital.

A falha aconteceu especificamente no sistema Windows, da Microsoft, que utiliza a plataforma Falcon. Como a Microsoft presta serviços para muitas empresas ao redor do mundo, o problema afetou vários sistemas de diferentes países.

A CrowdStrike divulgou um comunicado onde explica que identificou o problema e que não se trata de um ataque cibernético. Também não houve vazamento de dados.

Apagão no Brasil: relembre outros casos

No Brasil, não houve impactos tão grandes quanto em outros países, porque a CrowdStrike tem uma base de clientes menor no país do que nos Estados Unidos, por exemplo. Ainda assim, houve relatos nas redes sociais de instabilidade em aplicativos bancários.

  • Já houve casos de maior repercussão de apagão no Brasil. Relembre alguns deles:

  • ●     No dia 5 de março de 2024, as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp saíram do ar durante o período da manhã, levando a mais de 150 mil reclamações de usuários.
  • ●     Em outra ocasião, no dia 22 de maio de 2022, o Instagram saiu do ar. Contas foram desconectadas e solicitações de login colapsaram.
  • ●     Já em dezembro de 2021, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS ficaram fora do ar após sofrerem um ataque hacker.

Como se prevenir?

  • É difícil prever quando um apagão global pode acontecer, porque não depende dos usuários. Em geral, ocorre por causa de falhas na infraestrutura ou nos sistemas das empresas de tecnologia. Ainda assim, é possível tomar algumas medidas para proteger seus dados. Confira:
  •  
  • ●     Tenha todos os seus dados mais importantes salvos em um backup seguro (pode ser na nuvem, em um email diferente, nos sistemas de armazenamento oferecidos pelos smartphones);
  • ●     Para evitar que seus dados sejam vazados, evite fornecer informações pessoais em sites suspeitos;
  • ●     Não coloque informações pessoais em senhas (por exemplo, data do aniversário como senha do aplicativo do banco);
  • ●     Evite usar as mesmas senhas em diferentes sites ou aplicativos (especialmente de bancos e serviços financeiros).

Saiba a importância de proteger seus dados

Proteger seus dados deve ser prioridade, e o Serasa Premium ajuda a trazer mais segurança ao monitorar tudo que acontece com eles.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

  • O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web.  


A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. 

serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 2.67 de 5

Artigos relacionados