Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpe
Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpeData de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 31 de agosto de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A biometria é uma tecnologia de identificação pessoal a partir de informações biológicas capturadas por máquinas. A técnica envolve a análise e medição de características físicas, comportamentais ou fisiológicas únicas de um indivíduo para fins de identificação e autenticação. Para entender melhor o que é biometria, é importante saber como funciona na prática.
Uma mudança significativa que o uso de biometria trouxe é a substituição de senhas digitáveis por autenticação facial ou de impressão digital para ter acesso a uma conta, dispositivo ou plataforma. Esse tipo de recurso é bastante utilizado em smartphone e celulares para aumentar a segurança no bloqueio de acesso aos softwares.
Leia também I Entenda o reconhecimento facial no celular
As características únicas de uma pessoa podem ser utilizadas para verificar a identidade dela com base em atributos biológicos, como impressão digital, reconhecimento facial e até da íris dos olhos. Existem várias modalidades de biometria, cada uma baseada em diferentes características biológicas. Algumas das mais comuns incluem:
Leia também I Saiba como esconder app de banco no celular
Leia também I Roubo de dados: confira cinco situações para ficar alerta
A biometria é frequentemente usada em sistemas de segurança, como controle de acesso a edifícios, desbloqueio de dispositivos móveis, sistemas bancários e até mesmo em sistemas de votação eletrônica, em que a autenticidade dos eleitores pode ser verificada.
É importante considerar questões de privacidade e segurança ao implementar sistemas de biometria, pois os dados biométricos são altamente sensíveis e podem ser alvo de ataques cibernéticos. Saiba como a tecnologia é usada em distintas áreas:
Segurança e controle de acesso: a biometria é útil para controlar o acesso a edifícios, instalações e áreas restritas. Impressões digitais, reconhecimento facial, íris e outras modalidades são usadas para garantir o acesso apenas por pessoas autorizadas.
Dispositivos móveis: os smartphones e tablets modernos incorporam leitores de impressão digital, reconhecimento facial ou scanners de íris para desbloqueio seguro e autenticação de usuário.
Sistemas bancários e financeiros: a biometria é usada para autenticar transações bancárias, acessar contas online e até mesmo para permitir pagamentos móveis e autorização de transações financeiras.
Governo e identificação: quem já usou o aplicativo gov.br conhece as chaves de segurança, privacidade e identificação para concessão do acesso. Além disso, a biometria é usada na confecção de documentos de identificação, como passaportes biométricos e carteiras de identidade, para melhorar a segurança e evitar fraudes.
Saúde: a biometria é usada em ambientes de saúde para autenticação de médicos e profissionais de saúde, bem como para controlar o acesso a registros médicos eletrônicos e áreas sensíveis de hospitais.
Votação eletrônica: a urna eletrônica no Brasil incorporou a biometria para aumentar a segurança, garantir a autenticidade dos eleitores e, assim, evitar fraudes nas eleições.
Esses são apenas alguns exemplos das muitas áreas de aplicação. No entanto, é importante ressaltar ainda preocupações com a privacidade e a segurança dos dados biométricos, e essas questões devem ser abordadas adequadamente ao implementar sistemas de biometria.
Leia também I Saiba quais são os três pontos-chave da LGPD
Para minimizar os riscos de vazamento de dados pessoais, é preciso adotar uma atitude preventiva. Com a biometria não é diferente. O uso e armazenamento de dados biométricos dependem do consentimento individual. É preciso estar confiante sobre a implementação da tecnologia, ou seja, observar se o detentor dos dados biométricos respeita as melhores práticas de segurança e privacidade e fornece aos indivíduos controle sobre o uso dos dados biométricos.
Por outro lado, a biometria proporciona uma forma de autenticação muito forte, pois as características biométricas são exclusivas para cada indivíduo e não podem ser facilmente replicadas ou forjadas. Essa condição diminui as chances de fraudes de acesso por terceiros. Da mesma forma, as características biométricas não podem ser roubadas, como as senhas numéricas ou chaves, por exemplo.
O cuidado é fundamental porque os dados biométricos são dados sensíveis, diretamente ligados à identidade pessoal de um indivíduo e, em caso de vazamento, podem representar ameaça ou risco à privacidade. As consequências de um vazamento podem ser graves, pois as características biométricas são permanentes e únicas para cada pessoa.
Para equilibrar os benefícios da biometria com as preocupações de segurança e privacidade, é importante os detentores dos dados adotarem a proteção dos dados biométricos por meio de criptografia forte, limitar o acesso apenas a indivíduos autorizados e implementar medidas de segurança robustas para impedir o acesso não autorizado. Além disso, as pessoas devem ser informadas de como os dados biométricos serão coletados, armazenados e usados. Devem também dar o consentimento explícito para o uso desses dados.
Leia também I Por que entender a segurança de dados na internet
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20245 minutos de leitura