Golpe do cartão de crédito: conheça as fraudes mais comuns

Confira dicas para fazer compras com segurança e não cair em um golpe do cartão de crédito.

Atualizado em: 14 de abril de 2023.

Autora: Mariana Furlan

Parcelamento de compras, assinaturas de serviços e produtos, aplicativos de delivery. O cartão de crédito é usado para os mais diversos tipos de pagamento, e a popularidade dele também o torna alvo de golpistas para roubar dados e fazer uso indevido do dinheiro das vítimas.  

Mesmo com vários mecanismos de segurança, essa forma de pagamento está vulnerável a fraudes – em alguns casos, os golpistas agem para enganar clientes, fazendo com que eles mesmos entreguem seus próprios dados. 

Assista | Golpes com cartão de crédito


Fraude: cartão de crédito é alvo de golpes

Para aplicar os golpes, especialmente no meio online, vale de tudo: e-mail de loja, promoções em redes sociais e ligações para convencer os clientes a fornecerem dados e informações. Mas com algumas dicas simples é possível se proteger e evitar fraude de cartão de crédito. 

Veja as principais formas de fraude e formas de identificá-las:  

Ofertas em e-mails e redes sociais 

Fazer o cliente comprar em sites falsos é um dos tipos de golpe mais comuns. O cliente recebe uma oferta e acha que está fazendo um cadastro, mas na verdade está entregando seus dados aos golpistas. 

Esse golpe vem por e-mail ou redes sociais, em que os golpistas reproduzem as características de uma loja online com uma oferta tentadora para o cliente clicar e comprar sem pensar muito. 

Endereço do site falso 

Ficou na dúvida se a oferta realmente existe? Antes de digitar seus dados, principalmente os bancários, faça uma busca na internet para verificar se esse site realmente existe. Golpistas usam nomes semelhantes às identificações oficiais das lojas, com pequenas variações: inserem, tiram ou trocam uma letra de lugar no endereço da página. 

Antes de colocar seus dados em um site de compra, tenha o cuidado de verificar se o site realmente existe, pois ao entrar com seu login e senha, os golpistas podem usar esses dados e ter acesso à loja verdadeira, copiando todos os dados que você deixou salvos. 

Com os dados em mãos, podem fazer compras indevidas, mudar o endereço de entrega e pegar informações pessoais. Por isso, evite usar a mesma senha para vários sites de compra, o que facilita a ação dos golpistas. 

Quando a oferta é boa demais... 

Desconfie! Mesmo em época de promoções e datas comemorativas, compare o preço do produto que você quer comprar com o de outras lojas. Se o preço, condições de pagamento ou taxas estiverem muito abaixo de outras empresas, provavelmente essa oferta é falsa e, ao inserir seus dados nesse tipo de site, criminosos podem roubar e usar os dados de forma indevida. 

Telefonemas e mensagens de WhatsApp 

Esse golpe se chama vishing: os criminosos ligam para o cliente como se o contato estivesse partindo da central de uma empresa. O falso atendente ganha a confiança da pessoa e acaba pedindo dados bancários e do cartão. Outra variação dessa fraude é o smishing, envio de mensagens por SMS ou WhatsApp, pedindo dados ou incitando o usuário a clicar em um link não confiável.  

Recebeu uma ligação em que pedem para confirmar seus dados? Desligue! Geralmente empresas, lojas ou instituições financeiras não pedem confirmação de dados por telefone ou mensagem. Se ficar na dúvida, o melhor a fazer é não fornecer nenhuma informação e entrar em contato com a empresa para saber se realmente precisam desses dados. 

Leia também | Como identificar um site falso? 

Como saber se caí em um golpe do cartão?

Normalmente é na fatura do cartão que se detecta um golpe. A presença de compras ou saques não identificados sinalizam que provavelmente criminosos fizeram gastos em seu nome. Por isso, mesmo que você não faça muitas compras no crédito, é importante acompanhar a movimentação do cartão com frequência, não apenas no dia em que a fatura vence. 

Habilite também o serviço de notificação por mensagem a cada compra feita no cartão. Se você observar qualquer gasto não identificado, entre em contato como banco imediatamente. 

Leia também | O que é fraude? 

Como se proteger das fraudes?

Para evitar passar por algum desses golpes, o ideal é sempre ter um cuidado redobrado com os dados e até com as redes de internet usadas: 

Evite usar wi-fi público para compras e cadastros 

Muitos estabelecimentos, shoppings e até mesmo prefeituras oferecem redes wi-fi em espaços públicos para os usuários acessarem a internet. Mas essas redes são abertas e qualquer pessoa pode utilizá-las. Por isso, evite fazer cadastros e digitar seus dados pessoais e bancários nesses tipos de rede. 

Verifique se o site é confiável 

Com uma busca rápida na internet, você consegue conferir se um site tem boa reputação entre os clientes. A nota da loja ou do serviço é baixa? Outros clientes reclamam desse site? Sinal de que você não deve comprar nele. 

Use o cartão virtual para compras online 

Para proteger os dados dos clientes, os bancos e instituições financeiras oferecem o cartão de crédito virtual. Essa ferramenta gera um novo número de cartão, que expira em algumas horas e muitas vezes só pode ser usado para uma única compra. Este cartão online está sempre vinculado ao cartão de crédito físico, com o mesmo limite e a mesma fatura, e é criado por meio do internet banking ou do aplicativo do banco. 

Leia também | Como funcionam os ataques cibernéticos 

Proteja seus dados com o Serasa Premium

Uma das formas de proteger os seus dados é aderir a uma ferramenta de monitoramento. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na dark web e negativações.   

Quando há vazamento de dados na dark web (a área da internet acessada por cibercriminosos), o usuário recebe alertas e consegue identificar onde ocorreu a exposição. O Premium avisa sempre que: 

  • • seu CPF e CNPJ for consultado;  
  • • seu Serasa Score variar;  
  • • seus dados vazarem na dark web.  

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.