Saiba como um comparador de preços pode ajudar você a economizar

Você sabe o que é um comparador de preços e quais as vantagens de utilizá-lo antes de fazer compras? Veja como economizar com a ferramenta.

Site de comparador de preços que te ajudará economizar em suas compras

colunista Elaine Ortiz
Publicado em: 27 de janeiro de 2022.

Você já utilizou um comparador de preços antes de finalizar uma compra pela internet? Se nunca usou e não sabe para que ele serve, hoje vamos explicar tudo sobre a ferramenta para você.

Saiba que a importância de fazer a comparação de preços vai muito além de apenas ajudar você a encontrar o valor mais baixo de um determinado produto. Serve também para evitar que você faça compras por impulso. Quer entender melhor? Continue a leitura.

Comparador de preços: o que é e como funciona?

Um comparador de preços nada mais é do que uma ferramenta que ajuda o consumidor a pesquisar de forma objetiva o preço de um produto e descobrir em qual loja este produto está sendo oferecido, naquele momento, pelo menor preço.

Vamos supor que você esteja interessado em comprar um celular da marca X, do modelo Y. O produto já está definido, você já sabe que quer exatamente este telefone. Imagina se você tivesse que entrar nas mais de 1,3 milhões de lojas virtuais que existem no Brasil, uma por uma, para descobrir qual oferece o menor preço? Você iria gastar um tempo absurdo para fazer esta pesquisa. Ou melhor, seria impossível.

Um comparador de preços serve exatamente para isso: buscar em todas as lojas e te mostrar quais oferecem o produto que você deseja com o melhor preço. Depois disso, é só clicar e fazer a sua compra. É assim que funcionam os sites e aplicativos comparadores de preço.

Alguns comparadores de preço oferecem um serviço mais completo, apresentando, além do menor preço, o histórico de ofertas daquele produto para você comparar os valores aplicados nos últimos meses. Além disso, os usuários da ferramenta podem avaliar o produto e deixar comentários a respeito.

Outra facilidade disponibilizada por alguns buscadores é o “alerta”, ou “vigia”. Com essa função, você pode solicitar ser informado todas as vezes que aquele produto tiver uma redução de preço.

Comparativo de preços: por que o consumidor deve fazer?

Manter o orçamento equilibrado e não se endividar é muito importante. Ter essa prática garante a você uma vida financeira saudável, longe de dívidas. Atualmente, com a facilidade de fazer compras online e com o forte apelo para o consumo nas redes sociais, as chances de as pessoas realizarem compras desnecessárias aumentam consideravelmente.

Entenda: antigamente, para gastar dinheiro, você precisava ir até um shopping, um centro comercial, sair de casa, escolher seu produto e somente depois efetuar a compra. Hoje, com apenas um clique em poucos minutos, você compra absolutamente tudo o que quiser sem sair de casa – e ainda recebe o produto nas suas mãos, muitas vezes, em menos de 24 horas.

Criar o hábito de fazer um comparativo de preços antes de adquirir qualquer produto, além de contribuir para que você encontre o melhor preço, evita que você realize uma compra por impulso. O ato de pesquisar os preços ajuda nisso, a diminuir a velocidade da compra, a aumentar a reflexão sobre a real necessidade daquele produto. É por isso que usar um comparador de preços só irá trazer benefícios a você.

Leia também | Fatura do cartão de crédito: como controlar os gastos?

Comparação de preços: o que é importante considerar e quais os cuidados?

Na hora de fazer uma comparação de preços, o mais importante é que o buscador que faz essa pesquisa mostre para você rapidamente as opções que existem no mercado.

Normalmente, as lojas que primeiro aparecem são exatamente as que oferecem o produto

que você quer pelo menor preço. É uma lista bem objetiva, na qual, geralmente, é possível clicar em cima do nome da loja e ser direcionado diretamente ao produto, para que você apenas finalize a compra.

Mas a facilidade do comparador de preços também exige mais atenção do consumidor. Você deve ficar atento primeiro se o produto que o buscador te direcionou é exatamente o que você procura. No exemplo do celular é muito comum aparecer um aparelho semelhante, da mesma marca, mas de um modelo diferente. Cuidado para não fazer uma compra errada.

O segundo ponto de atenção é a escolha da loja em que você irá fazer a compra. Muitas vezes os buscadores apresentam como resultado, nas primeiras posições, lojas que não são conhecidas. Prefira clicar nas lojas que você já conhece, mesmo se o preço do seu produto não for o mais atraente para não cair em golpes ou fraudes.

Ou, se realmente quiser comprar na loja desconhecida porque o preço está mesmo menor, pesquise antes a procedência deste vendedor. Sites como o Reclame Aqui vão revelar a você se vale a pena confiar nesta loja e finalizar sua compra ou não.

Aliás, desconfie sempre que encontrar o produto que você está interessado por um preço absurdamente menor. Uma dica é não clicar no link que o comparador de preços mostra para você, mas sim abrir outra aba no seu navegador, entrar diretamente no site da loja, fazer a busca do seu produto e ver se o preço bate com o que você viu no site que comparou os preços para você. Com estes cuidados, você com certeza irá fazer ótimas compras.

Site de comparação de preços: conheça 14 opções

Agora que você já sabe como comparar preços de produtos e os cuidados que deve ter ao utilizar este serviço, talvez queira entender mais sobre “site de comparação de preços”. Por isso, abaixo, vamos listar 14 opções de sites e aplicativos que fazem este serviço. Confira:

1. Buscapé

2. Zoom

3. Escolha Segura

4. Escorrega o Preço

5. Busca Preço

6. Shopping Uol

7. Já Cotei

8. BondFaro

9. Preço Mania

10. Confie Aqui

11. Google Shopping

12. Baixou

13. Promobit

14. Pelando

Leia também | Boleto falso: 4 sinais para identificar e não cair em um golpe

Afinal, qual o melhor comparador de preços?

Mas você pode estar se perguntando: qual o melhor site de comparar preços? Acima, apresentamos cinco opções de bons sites que você pode utilizar todas as vezes que for realizar a compra de um produto.

A verdade é que para saber qual é o melhor, principalmente para comparar preços de lojas online, o mais importante é você experimentar. O que os comparadores de preço devem responder ao consumidor, de forma rápida e objetiva, é o menor preço de determinado produto. Cabe a você conferir se aquela informação está correta antes de finalizar a compra.

Entendeu como um comparador de preços pode ser seu aliado e ajudar você a economizar, tanto por oferecer o menor preço dos produtos, quanto por te ajudar a refletir melhor na real necessidade daquela compra?

Lembre-se que o consumo precisa ser consciente, ainda mais em tempos de crise econômica e alto índice de desemprego. Comprar apenas o que precisa, utilizar o cartão de crédito com sabedoria e pagar as contas em dia é o caminho para manter sua vida financeira sempre saudável.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Serasa para ter acesso a mais informações sobre educação financeira.